EDI-Ispa - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Literacia em saúde : modelos, estratégias e intervençãoPublication . Lopes, Carlos; Almeida, Cristina VazEste livro, com prólogo de Kristine Sørensen, é um livro destinado a todos os profissionais de saúde, pais e educadores, professores e técnicos de intervenção social e comunitária, entre outros. Reúne um conjunto de textos que são resultado de investigações e de ações levadas a cabo em contextos de saúde com a finalidade de ter impacto nas políticas de prevenção e promoção da saúde dos portugueses. Em cada uma destas áreas o leitor pode aceder a recomendações específicas na área da literacia em saúde alicerçadas em modelos, estratégias e intervenção. Este livro é o resultado de uma reflexão metódica da 1ª edição da Pós-Graduação em LITERACIA EM SAÚDE: MODELOS, ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÃO, realizada no ISPA-Instituto Universitário no ano letivo 2017-2018. Conclui-se a importância da literacia em saúde como tema de investigação, que sugere que esta pode desempenhar um importante papel na manutenção ou melhoria da condição de saúde e que pode ser um elemento preditor pouco explorado de desigualdade em saúde.
- Crianças e jovens em risco : sistema de promoção e protecçãoPublication . Lopes, RuiEste livro pretende rever temas essenciais desta importante área de intervenção social e comunitária, enunciando também respostas a desafios e problemáticas com que os profissionais se confrontam quando trabalham com crianças e jovens em risco. Assim, e com a contribuição de diferentes autores, o leitor tem oportunidade de reflectir sucessivamente sobre esta problemática. Este livro é também texto de apoio para a formação na área das crianças e jovens em risco, regularmente realizada no Departamento de Formação Permanente do ISPA - Instituto Universitário.
- A saúde dos adolescentesPublication . Gaspar, TâniaEste livro, com prefácio de Daniel Sampaio, é destinado a pais, educadores, professores, formadores, técnicos de saúde, animadores e técnicos de intervenção social e comunitária, entre outros. Reúne um conjunto de textos que são resultado de investigação e de acções levadas a cabo em escolas e noutros contextos com a finalidade de ter impacto nas políticas de promoção e educação para a saúde de crianças e adolescentes. São sucessivamente abordadas 4 grandes áreas temática com relevância na saúde dos adolescentes. Em cada uma dessas áreas, o leitor pode aceder a recomendações específicas direccionadas para intervenções multidimensionais de promoção de competências pessoais e sociais, que visam a promoção da saúde dos adolescentes, com a participação dos jovens, famílias, escola, grupos de pares e da comunidade.
- Teatro das emoções : dinâmicas de grupoPublication . Luiz, PaulaEste livro apresenta o método teatral como ferramenta de identificação, reconhecimento e expressão das emoções, para a criação de empatia na comunicação e para o desenvolvimento pessoal e colectivo da Consciência Emocional. As técnicas do trabalho do actor na preparação da sua personagem são úteis para o auto-conhecimento e desenvolvimento das competências emocionais e talentos pessoais. Nesse sentido, são destacados diversos exercícios que funcionam como ferramentas práticas para psicólogos, formadores, professores, educadores, gestores de equipas, animadores e para o público em geral. Este livro é texto de apoio à formação Expressar Emoções, regularmente realizada no Departamento de Formação Avançada do ISPA – Instituto Universitário.
- Gestão de carreira : programa de desenvolvimento pessoal e de equipaPublication . Rocha, Miguel Trindade; Pedro, Rui GomesEste livro proporciona ao leitor, numa ótica multidisciplinar e integrada, bases conceptuais, metodológicas e operacionais em matérias relacionadas com a gestão do tempo, networking, comunicação, gestão e risco, liderança e trabalho em equipa, e ética e responsabilidade social, todas elas relevantes para profissionais de diferentes áreas que têm de dedicar especial atenção à gestão de carreira. Ao mesmo tempo, sensibiliza para a importância de um equilíbrio adequado entre a vida profissional e pessoal, e para a produtividade sustentável e contribui para o desenvolvimento da capacidade de estabelecer objectivos e definir um plano de acção como mais valia para uma carreira de sucesso.
- Elaboração de um plano de formação e gestão da formaçãoPublication . Tanganho, SandraEste livro tem como finalidade principal responder às perguntas que mais frequentemente são colocadas pelos profissionais que se confrontam com o desafio de elaborar um plano de formação nas organizações e empresas. Depois de rever alguns dos conceitos mais usados na formação profissional, a autora apresenta um enquadramento legal da gestão da formação pelo empregador e fornece vários exemplos concretos que ajudam o leitor a compreender a aplicabilidade das disposições legais. Na segunda parte do livro o autor encontra uma descrição das etapas de elaboração e execução do plano de formação, com destaque para os diferentes procedimentos que o gestor de formação tem que implementar em cada uma delas para conseguir atingir os objectivos organizacionais. Este livro é também texto de apoio para a formação na área da gestão da formação regularmente realizada no Departamento de Formação Permanente do ISPA - Instituto Universitário.
- Jogos de ser e crescer : dinâmicas de grupo para todas as idadesPublication . Ana, PaisEste livro apresenta um conjunto de ferramentas com utilidade para educadores, formadores, professores, animadores e gestores de equipas, entre outros. São designados pela autora como "Actividades de Estrutura" pela possibilidade de servirem de estrutura a encontros relacionais nas quais se pretenda analisar, debater ou partilhar determinada temática em diversas áreas: família, escola, rua, cidade, instituição, ambiente, consumo, direitos e deveres, saúde, sexualidade, afectos, conflitos e problemas, entre outras. O leitor pode consultar com facilidade diferentes dinâmicas de grupo e jogos cooperativos, acedendo a informação sobre objectivos e material necessário, bem como a instruções relativas ao seu desenvolvimento e etapas de aplicação.
- Hologramas da consciência : a espiritualidade, a psicologia e o transpessoalPublication . Fonseca, João EusébioEste é um texto que introduz o leitor aos pressupostos e práticas da abordagem transpessoal, considerada por Abraham Maslow como a "4ª força" da Psicologia. Embora recente, o transpessoal é utilizado com o intuito de honrar uma realidade muito ancestral na história da Humanidade que é a relação entre o Homem e a Totalidade que o envolve, no qual se pretende resgatar e recuperar a natureza espiritual e sagrada da existência, consagrando-a no coração e na consciência do Ser. A proposta desta abordagem assenta na adopção de um paradigma holístico (Holos significa o Todo) e transdisciplinar, onde se procura criar uma ponte e uma síntese entre as descobertas modernas das ciências da mente, com as sabedorias da espiritualidade e das tradições místicas almejando a busca de plenitude do Homem e do seu bem-estar. Neste processo, os fenómenos da consciência humana e as variedades dos seus estados modificados são utilizados com uma intenção heurística, de modo a promover a ampliação da sua potencialidade evolutiva.
- A cor que eu mais gosto é o cor-de-rosa assim-assimPublication . Andrea, IsabelEste texto, destinado principalmente a profissionais da educação, da saúde e da psicologia, tem como finalidade proporcionar ao leitor uma sensibilização para a aprendizagem das possibilidades de desenvolvimento individual e para a linguagem dramática, particularmente na expressão/comunicação. Nele encontrará fundamentação pedagógica e alguns exercícios práticos com articulações interdisciplinares, que poderão ser adaptados à realidade que cada profissional queira enquadrar. Sobretudo, houve a preocupação de destacar meios para uma melhor aprendizagem e uma construção integral do Eu.
- Novas oportunidades : reconhecimento, validação e certificação de competênciasPublication . Monteiro, Maria Rita Brito; Marques, Catarina ReisEste livro foi elaborado no seguimento de 11 acções de formação para Profissionais RVC realizadas no Departamento de Formação Permanente do ISPA. Nesta abordagem procurámos remeter, directamente, para a estrutura da acção de formação no que concerne os conteúdos e as práticas. Neste sentido, começamos por efectuar uma contextualização da Iniciativa Novas Oportunidades, no que respeita o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), terminando com a descrição de um estudo de caso de um Adulto em Processo RVCC de nível secundário. Com esta publicação acreditamos que poderemos estender a um público mais vasto a síntese da informação sobre o enquadramento teórico que sustenta os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, bem como sensibilizar para a especificidade da sua aplicação.