EDI-Ispa - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDI-Ispa - Livros by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- A arte de sonhar ser : fundamentos da arte-psicoterapia analítica-expressivaPublication . Carvalho, RuyEste livro tem como finalidade principal divulgar o que é a arte-psicoterapia analítica-expressiva, designadamente tal como é praticada em Portugal. Assim, disponibiliza ao leitor uma caracterização dos seus aspectos essenciais e sistematiza contribuições de Freud, M. Klein, C. G. Jung, Winnicott, Bion, Kohut e outros, para a compreensão do fenómeno artístico em contexto psicoterapêutico. Além disto, introduz a arte-terapia grupanalítica de Gerry McNeilly e a arte-psicoterapia analítica grupal tal como é desenvolvida pelo autor.
- Condução, risco e segurança : introdução à Psicologia do TráfegoPublication . Horta, Mário dos Santos; Mendes, Ricardo; Oliveira, RuiEste livro apresenta uma síntese de conhecimentos essenciais sobre o comportamento do condutores, os factores determinantes dos acidentes rodoviários e a promoção da segurança rodoviária activa. Introduz os fundamentos da Psicologia do Tráfego, nomeadamente pondo em evidência a sua importância na compreensão do comportamento de conduzir e explicitando mecanismos psicológicos envolvidos nas tarefas de condução. Na última parte, apresenta ao leitor diferentes modelos de selecção e avaliação de condutores e projectos de prevenção, em especial a contribuição dos psicólogos nas escolas de trânsito.
- Novos olhares sobre velhas questões : animação sócio-cultural com idososPublication . Fernandes, João LimaAnimação Sócio-cultural com Idosos, como prática e estratégia, assume actualmente um papel fundamental em gerontologia. Partindo de conceptualizações teóricas de base, e tendo como referencial o aspecto da autonomia (ainda que relativa), pretende-se com este texto, mostrar que pode ser muito mais que um simples conjunto de actividades ocupacionais, tendo como base a dignidade do ser humano em qualquer condição. Encarando a evolução humana, não num aspecto meramente produtivo e activo segundo padrões sociais vigentes, mas antes numa perspectiva que encara o Ser como um elemento bio-psico-social-espiritual, em constante mutação e capacidade evolutiva. A Animação assume-se como uma forma de permitir ao geronte, a manutenção da sua dignidade, tendo por base a estruturação de actividades e tarefas com objectivos específicos e bem definidos, com o intuito de potenciar no geronte a manutenção/desenvolvimento das suas competências.
- Novas oportunidades : reconhecimento, validação e certificação de competênciasPublication . Monteiro, Maria Rita Brito; Marques, Catarina ReisEste livro foi elaborado no seguimento de 11 acções de formação para Profissionais RVC realizadas no Departamento de Formação Permanente do ISPA. Nesta abordagem procurámos remeter, directamente, para a estrutura da acção de formação no que concerne os conteúdos e as práticas. Neste sentido, começamos por efectuar uma contextualização da Iniciativa Novas Oportunidades, no que respeita o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), terminando com a descrição de um estudo de caso de um Adulto em Processo RVCC de nível secundário. Com esta publicação acreditamos que poderemos estender a um público mais vasto a síntese da informação sobre o enquadramento teórico que sustenta os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, bem como sensibilizar para a especificidade da sua aplicação.
- Hologramas da consciência : a espiritualidade, a psicologia e o transpessoalPublication . Fonseca, João EusébioEste é um texto que introduz o leitor aos pressupostos e práticas da abordagem transpessoal, considerada por Abraham Maslow como a "4ª força" da Psicologia. Embora recente, o transpessoal é utilizado com o intuito de honrar uma realidade muito ancestral na história da Humanidade que é a relação entre o Homem e a Totalidade que o envolve, no qual se pretende resgatar e recuperar a natureza espiritual e sagrada da existência, consagrando-a no coração e na consciência do Ser. A proposta desta abordagem assenta na adopção de um paradigma holístico (Holos significa o Todo) e transdisciplinar, onde se procura criar uma ponte e uma síntese entre as descobertas modernas das ciências da mente, com as sabedorias da espiritualidade e das tradições místicas almejando a busca de plenitude do Homem e do seu bem-estar. Neste processo, os fenómenos da consciência humana e as variedades dos seus estados modificados são utilizados com uma intenção heurística, de modo a promover a ampliação da sua potencialidade evolutiva.
- A cor que eu mais gosto é o cor-de-rosa assim-assimPublication . Andrea, IsabelEste texto, destinado principalmente a profissionais da educação, da saúde e da psicologia, tem como finalidade proporcionar ao leitor uma sensibilização para a aprendizagem das possibilidades de desenvolvimento individual e para a linguagem dramática, particularmente na expressão/comunicação. Nele encontrará fundamentação pedagógica e alguns exercícios práticos com articulações interdisciplinares, que poderão ser adaptados à realidade que cada profissional queira enquadrar. Sobretudo, houve a preocupação de destacar meios para uma melhor aprendizagem e uma construção integral do Eu.
- Jogos de ser e crescer : dinâmicas de grupo para todas as idadesPublication . Ana, PaisEste livro apresenta um conjunto de ferramentas com utilidade para educadores, formadores, professores, animadores e gestores de equipas, entre outros. São designados pela autora como "Actividades de Estrutura" pela possibilidade de servirem de estrutura a encontros relacionais nas quais se pretenda analisar, debater ou partilhar determinada temática em diversas áreas: família, escola, rua, cidade, instituição, ambiente, consumo, direitos e deveres, saúde, sexualidade, afectos, conflitos e problemas, entre outras. O leitor pode consultar com facilidade diferentes dinâmicas de grupo e jogos cooperativos, acedendo a informação sobre objectivos e material necessário, bem como a instruções relativas ao seu desenvolvimento e etapas de aplicação.
- A saúde dos adolescentesPublication . Gaspar, TâniaEste livro, com prefácio de Daniel Sampaio, é destinado a pais, educadores, professores, formadores, técnicos de saúde, animadores e técnicos de intervenção social e comunitária, entre outros. Reúne um conjunto de textos que são resultado de investigação e de acções levadas a cabo em escolas e noutros contextos com a finalidade de ter impacto nas políticas de promoção e educação para a saúde de crianças e adolescentes. São sucessivamente abordadas 4 grandes áreas temática com relevância na saúde dos adolescentes. Em cada uma dessas áreas, o leitor pode aceder a recomendações específicas direccionadas para intervenções multidimensionais de promoção de competências pessoais e sociais, que visam a promoção da saúde dos adolescentes, com a participação dos jovens, famílias, escola, grupos de pares e da comunidade.
- Crianças e jovens em risco : sistema de promoção e protecçãoPublication . Lopes, RuiEste livro pretende rever temas essenciais desta importante área de intervenção social e comunitária, enunciando também respostas a desafios e problemáticas com que os profissionais se confrontam quando trabalham com crianças e jovens em risco. Assim, e com a contribuição de diferentes autores, o leitor tem oportunidade de reflectir sucessivamente sobre esta problemática. Este livro é também texto de apoio para a formação na área das crianças e jovens em risco, regularmente realizada no Departamento de Formação Permanente do ISPA - Instituto Universitário.
- Elaboração de um plano de formação e gestão da formaçãoPublication . Tanganho, SandraEste livro tem como finalidade principal responder às perguntas que mais frequentemente são colocadas pelos profissionais que se confrontam com o desafio de elaborar um plano de formação nas organizações e empresas. Depois de rever alguns dos conceitos mais usados na formação profissional, a autora apresenta um enquadramento legal da gestão da formação pelo empregador e fornece vários exemplos concretos que ajudam o leitor a compreender a aplicabilidade das disposições legais. Na segunda parte do livro o autor encontra uma descrição das etapas de elaboração e execução do plano de formação, com destaque para os diferentes procedimentos que o gestor de formação tem que implementar em cada uma delas para conseguir atingir os objectivos organizacionais. Este livro é também texto de apoio para a formação na área da gestão da formação regularmente realizada no Departamento de Formação Permanente do ISPA - Instituto Universitário.