Literacia em Saúde
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- Alerta: Fake newsPublication . Almeida, Cristina Vaz de; Pinheiro, Diana; Brito, Duarte Vital; Godinho, Leonor Vaz; Subedi, Shristi; Costa, Vânia; Lima, VâniaApesar de uma enorme vaga de desinformação, sobretudo com o início e o decurso da pandemia, que difundem muito amplamente as falsas notícias, críticas para as consequências sobre a saúde, começamos a observar, sobretudo através das redes sociais, indivíduos e grupos de cidadãos alertam e denunciam essas fakenews. Este relatório integra a pesquisa de um conjunto de investigadores que procederam a uma avaliação, durante um período de tempo curto (janeiro a fevereiro de 2022), em redes sociais como o LinkedIn (mais dedicada a profissionais) e no facebook (mais generalizada) para retirar comentários de alerta, que denunciam o que pensam ser de notícia falsa. Verificamos um maior número de pessoas do género masculino a fazerem essas denúncias nas redes, mais críticos e incisivos nas denúncias, geralmente com uma carga negativa pronunciada e de chamada de atenção do público. Estes alertas vão sendo apreendidos pela população, e, poderão eventualmente ser uma força poderosa de crescimento de maior consciência sobre o perigo da desinformação.
- O hospital e as criançasPublication . Rocha, ElianaOs medos das crianças em relação ao hospital estão muitas vezes enraizados em crenças. É necessário desmitificá-los, por forma a permitir um contacto com o hospital que lhes transmita maior segurança, com maior informação, o que lhes facilitará a navegação pelos serviços de saúde. Estes aliás, são os princípios da literacia em saúde – acesso, compreensão e uso. Deste modo, através de um estudo qualitativo exploratório, em que foi utilizada a técnica de grupos focais, mas também uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário, e alicerçados no Modelo ACP (Assertividade, Clareza e Positividade) da comunicação, foram investigados quais os principais medos das crianças de idade pré-escolar (3 a 5 anos), quais as estratégias utilizadas para minimizá-los ou combatê-los, através do ponto de vista dos pais e das crianças. Analisou-se também quais os tipos de histórias que as crianças gostam mais e os personagens mais significativos. Os resultados deste estudo, mostram que os principais medos em relação ao hospital das crianças em idade pré-escolar são: seringas, separação dos pais, profissionais de saúde e as estratégias que usam para diminuir o medo são: preparar a criança com antecedência, utilizar técnicas de distração, falar do material que vai encontrar. Permitiu ainda perceber que o tipo de histórias que gostam são as de animais, princesas e de lutas/força. Histórias de amor, de superpoderes e com um final feliz são as que mais as fazem sorrir. Assim, e com base nos resultados obtidos no estudo e sustentados na literatura, bem como nas bases da literacia em saúde, foram construídas quatro histórias que deram origem a este ebook, onde também é deixada uma sugestão para os pais/educadores com estratégias de como poderão ajudar a criança a lidar com o medo do hospital.
- Literacia em saúde e práticas de sustentabilidade nas organizações, nas comunidadesPublication . Almeida, Cristina Vaz de; Ranha, Ana Cristina; Moita, Helena Castro; Paulo, Inês Miranda; Coelho, Isabel Pinto; Coelho, Joana; Freire, Joana; Gonçalves, Maria do Rosário; Braga, Mariana; Gil, Paula María; Silva, Rafaela; Paulino, Rita; Alves, Ana Maria; Gonçalves, Ana Maria; Leite, Diana; Escaleira, Marta; Silva, Sílvia; Medeiros, Teresa Rodrigues; Lopes, CarlosUma Agenda 2030 das Nações Unidas e os seus “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” servem para nos fazer refletir. No âmbito da Pós-Graduação em Literacia em Saúde na Prática, ISPA, na Unidade Curricular de Marketing em Saúde a oportunidade para debater o tema surge facilmente. Até porque estamos a falar de pessoas, de serviços, de valor, distribuição e promoção. A sustentabilidade encaixa em todas estas matérias que movimentam continuamente pessoas, produtos e serviços no mundo, e estes estão necessariamente acoplados em ideias, estratégias, e , sobretudo com a finalidade de implementação em algumas ações concretas. Para concretizar este objetivo solicitou-se aos participantes uma reflexão conjunta numa primeira fase, e, depois uma análise individual sobre o contributo de cada um no processo de melhorar a sustentabilidade dentro das suas comunidades e das organizações. Este e-book resulta assim no delineamento de estratégias muito concretas de melhorar, ampliar, reconhecer a importância de alguns dos 17 objetivos sustentáveis do milénio (17 ODS), e depois a sua aplicação no terreno em situações de “pequenos grandes passos” face ao efeito ampliado que tem cada uma destas soluções agora apresentadas e que podem ser replicadas por outras organizações. Num pensamento sempre crítico e construtivo, propõem-se assim um renovado desenvolvimento de competências de literacia em saúde, destes autores, que no final de 2023 aumentarão as boas e úteis fileiras dos Especialistas em Literacia em Saúde em Portugal.