Psicologia Educacional
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia Educacional by Subject "1º ano de escolaridade"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem da leitura e consciência fonológica: O impacto do método de ensinoPublication . Sousa, Rita Maria Amorim Bon de; Martins, Margarida AlvesO presente trabalho procurou analisar as relações entre o desenvolvimento de habilidades metalinguísticas, como a consciência fonológica e o conhecimento do nome das letras e, a aprendizagem da leitura no 1º ano de escolaridade, em função dos métodos de ensino da leitura e escrita. Participaram neste estudo 31 crianças, divididas em dois grupos, referentes aos dois métodos de ensino da leitura e escrita através dos quais foram alfabetizadas, o método fonémico e o método global. Os alunos foram avaliados em dois momentos: no final do 1º trimestre e no final do 3º trimestre. Foram avaliados ao nível do conhecimento do nome das letras, e da consciência fonológica no final do 1º trimestre; e novamente na consciência fonológica e, ao nível da fluência da leitura no final do 3º trimestre. Os resultados mostram que a evolução da consciência fonológica progride de forma diferente nos dois métodos, sendo que os alunos alfabetizados através do método fonémico de aprendizagem da leitura e da escrita revelaram um desenvolvimento da consciência fonológica mais positivo. Também os resultados ao nível da fluência de leitura foram significativamente diferentes, tendo o grupo pertencente ao método fonémico apresentado melhores resultados. Foram detetadas correlações entre a fluência de leitura e a consciência fonológica avaliadas no final do ano, em ambos os grupos, confirmando o que a maioria dos estudos tem observado. Foram também detetadas correlações entre o conhecimento do nome das letras e a fluência de leitura, nos dois grupos. Por último, verificou-se que existiam diferenças significativas entre os resultados dos dois grupos, na consciência silábica e na consciência fonémica.
- Avaliação de um programa de intervenção sobre leitura e escrita numa escola de intervenção prioritáriaPublication . Miranda, Kátia Cristina Semedo; Martins, Margarida AlvesO objectivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de um programa de intervenção sobre a leitura e a escrita desenvolvido numa zona de intervenção prioritária com crianças do 1ºano de escolaridade, sinalizadas como sendo frágeis em leitura e escrita. Neste trabalho participaram 20 crianças, que constituíram dois grupos, um sujeito à intervenção e outro não. As avaliações dos conhecimentos sobre a linguagem escrita foram feitas em dois momentos; antes e após a intervenção. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Práticas e Hábitos de Literacia, Escala de Motivação para a Leitura, Prova da Apropriação das Utilizações Funcionais para a Leitura, Prova do Nome das Letras, Prova das Conceptualizações Infantis da Escrita, Teste da Linguagem Técnica da Leitura e Escrita, Bateria de Provas da Consciência Fonológicas e Provas de Leitura (reconhecimento de palavras, selecção ortográfica, compreensão de frases e leitura oral de palavras), com excepção da Prova de Leitura que foi aplicada somente no pós-teste. Propusemo-nos em verificar, se existiam diferenças na evolução entre o grupo experimental e o grupo de comparação, nos dois momentos avaliativos e se existiam diferenças nos desempenhos nas provas de leitura entre os dois grupos. Através do teste T-Student para amostras independentes, verificámos que o grupo experimental demonstrou ter uma maior evolução nas diferentes provas e os desempenhos em leitura nas provas de reconhecimento de palavras, compreensão de frases e leitura oral de palavras foram bastantes similares entre o grupo experimental e o grupo de controlo. Podemos concluir que o programa de intervenção foi eficaz.
- Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridadePublication . Vilhena, Diana Raquel Lopes; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA presente investigação tem como objectivos principais a caracterização de Práticas e Ambientes de Literacia Familiar e as Crenças Parentais (de papel, de auto-eficácia e sobre a aprendizagem) em famílias de crianças do 1º ano de escolaridade. Como segundo objectivo pretendemos analisar a relação existente entre as variáveis: crenças, práticas e ambientes, assim como também a relação entre as práticas e ambientes e os desempenhos das crianças em leitura. Para isso contámos com a colaboração de 116 pais e os respectivos 6 professores dos seus filhos. Foram utilizados 5 questionários para os pais: Práticas de Literacia Familiar, Crenças sobre o Papel dos pais na aprendizagem da leitura e escrita, Crenças sobre esta Aprendizagem, Crenças de Auto-Eficácia dos Pais e ainda, Ambientes de literacia. Foi ainda entregue aos professores um questionário para avaliação de competências em leitura das crianças. Os resultados obtidos indicam-nos assim que os pais realizam com mais frequência Práticas de Treino, contudo as suas Crenças são mais Holísticas em relação ao seu Papel e sobre a Aprendizagem. Os pais com Crenças Holísticas e os pais com Sentimentos mais altos de Eficácia vão realizar mais Práticas de Literacia e despendem mais tempo para estas actividades. Por sua vez, os pais de crianças com desempenhos mais altos em leitura vão despender mais tempo para actividades de leitura de histórias e estas também vão ter mais Práticas de Literacia Familiar em relação às crianças com desempenhos mais baixos em leitura.