APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion
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Browsing APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Be careful: Projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superiorPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO projeto BE CAREFUL! assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação e garantir a integridade académica, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.
- Experiências de estudantes portugueses e espanhóis de ciências sociais sobre literacia informacional e utilização de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa após a COVID-19Publication . Lopes, Carlos; Cavaleiro Marechal, David; Antunes, Maria da Luz; Sanches, TatianaObjetivo: Analisar comparativamente as experiências e percepções de estudantes portugueses e espanhóis de Ciências Sociais quanto ao uso e inclusão de tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e seus profissionais nesse contexto. Método: Metodologia exploratória de grupos focais socioconstrutivos, com base em uma amostra de dezoito estudantes finalistas dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Resultados: Os estudantes vivenciam lacunas significativas em suas habilidades no uso de tecnologias móveis. Eles percebem limitações atitudinais e tecnológicas em seus professores. Há também algumas diferenças nas atitudes em relação à inclusão de tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis demonstraram melhores habilidades, enquanto os estudantes portugueses demonstraram maior nível de autopercepção. Discussão/Conclusões: Como consequência da pandemia, destaca-se a necessidade de aproximação aluno-professor e as limitações técnicas de alguns professores, tornando necessária uma mentalidade aberta a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições acadêmicas, e os bibliotecários em particular, devem se esforçar para entender o alcance e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e adquirir competência informacional. Esta reflexão é prioritária para otimizar os processos de ensino e aprendizagem.
- Não te deixes enganar! Projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superiorPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO projeto “Be careful!” assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação e garantir a integridade académica, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.
- Overcoming barriers: Trajectories for a school environment that promotes the participation of adolescents with chronic conditionsPublication . Cerqueira, Ana; Guedes, Fábio Botelho; Gaspar, Tania; Godeau, Emmanuelle; Simões, Celeste; Gaspar de Matos, MargaridaThe characteristics of the school environment can influence students’ participation. Therefore, exploring the existing barriers to school participation and academic success of students with chronic conditions (CCs) is essential since they are a population at an increased risk for impairments and difficulties in these areas. This specific study aimed to explore the personal and school-environment variables associated with the school participation of students with CCs. Additionally, it aimed to analyze the differences between (1) male and female adolescents concerning the impact of CCs on school participation and the personal and school-environment variables; and (2) adolescents with and without school participation affected by the existing CCs regarding personal and school-environment variables. This work included 1442 adolescents with CCs, 56.3% female (n = 769), with a mean age of 15.17 years (SD = 2.33), participating in the Health Behavior in School-Aged Children (HBSC) 2022 study. The results showed that girls and students with school participation affected by CCs are at greater risk regarding the personal and school-environment variables under study. In the multivariable logistic regression analysis of the association between these variables and the school participation of students with CCs, a greater weight of personal variables was observed, followed by those of the school environment related to interpersonal relationships and, finally, the physical environment and safety-at-school variables. The study highlights the relevance of considering the existing barriers to school participation and academic success of students with CCs. The results also underline the importance of aligning the intervention of health and education professionals and policymakers. All of these professionals must make a joint effort to overcome existing barriers in the school context and move towards an increasingly balanced environment that promotes and protects the equal participation of all students.
- O porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com IAPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Sanches, TatianaO ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e exigente. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e utilizar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a tecnologia solicitada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, regularizando o seu potencial, dividindo-nos entre excitação e escrutínio cauteloso. Vamos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA seja feita com cautela e que se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da alfabetização da informação?
- SciELO Portugal: História com memória (2003-2018)Publication . Lopes, CarlosA comunicação descreve alguns tópicos da história da SciELO Portugal. Memória com história (2003-2018) apresenta a gênese e desenvolvimento da SciELO Portugal, desde os seus primórdios em 2000-2003 até aos marcos importantes alcançados ao longo dos anos. Destacam-se momentos como o lançamento do site em 2005 com seis revistas pioneiras, a criação do Comité Consultivo em 2006 para orientar o desenvolvimento da coleção, a certificação da coleção, e a crescente importância da SciELO Portugal para a divulgação da investigação científica em Acesso Aberto. Aborda também a evolução da preparação de arquivos para o modelo SciELO e a integração na SciELO Citation Index na Web of Science, ampliando a visibilidade internacional da produção científica portuguesa.
- As tutorias no ensino superior: Avaliação pelos estudantesPublication . Almeida-Rocha, T.; Queiroz, F.; Loureiro, F.; Primoroso, D.; Vargas-Moniz, M. J.; Ispa - Instituto UniversitárioNo contexto académico, a Tutoria abrange todo o apoio e orientação disponibilizado por um/a responsável (o/a Tutor/a) a um/a estudante (o/a tutorando/a) que estabelecem um contacto formal focado no processo de superação de eventuais dificuldades e/ou na aquisição de competências específicas relacionadas com a vida académica . 1 As tutorias no Ensino Superior são uma estratégia que facilita a integração académica e social dos/as estudantes, uma vez que promove : Dinâmicas de integração do estudante na comunidade académica; conhecimento acerca de procedimentos e práticas institucionais; formação académica, profissional e pessoal do estudante; gestão de expetativas e de dificuldades reais e antecipadas. 2 Desde 2010 que o ISPA adotou um sistema de Tutorias para orientação e suporte que procura desenvolver competências académicas, cognitivas, afetivas, de autonomia, comunicacionais, sociais e culturais dos/as estudantes. Objetivo: Introduzir uma dinâmica de reflexão e análise conjunta para compreender o contributo do programa tutoria para o desenvolvimento académico e pessoal de estudantes, orientadas para o bem-estar e integração de estudantes nos contextos do ensino superior.
- UNI_RPublication . Vargas-Moniz, M.J.; Queirós. F; Almeida-Rocha, T.; Belo, S; Brandão, T.; Gouveia, M. J; Loureiro, F; Martins, A. C.; Neto, D; Ispa - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da VidaIntrodução: Este poster foi desenvolvido pelo projeto “UNI_R: Resposta Integrada na Promoção Saúde Mental no Ensino Superior” no âmbito do convite da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) para a conferência "Inovação e Bem-estar para o Sucesso: Inovação Pedagógica, Saúde Mental e Sucesso no Ensino Superior" na Universidade de Coimbra, nos dias 24 e 25 de outubro de 2024. Objetivo: Este poster procurou apresentar o projeto UNI_R, a sua equipa, os seus principais objetivos e alguns resultados preliminares de uma primeira recolha de dados. Procedimento: Foi realizada uma primeira recolha de dados (T0), em setembro de 2024, para avaliar o sentimento de comunidade, o bem-estar psicológico, as dificuldades antecipadas e os estilos de vida de 669 estudantes (até ao momento) da comunidade do ISPA. Resultados: Os resultados desta primeira recolha permitem definir o perfil dos estudantes do Ispa e compreender a correlação existente entre algumas variáveis (e.g., Sentimento de Comunidade, Dificuldades Antecipadas), de modo a delinear modelos de investigação e análise futuros.
