Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Experiências de estudantes portugueses e espanhóis de ciências sociais sobre literacia informacional e utilização de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa após a COVID-19

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
IV Congresso ISKO.pdf698.34 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Objetivo: Analisar comparativamente as experiências e percepções de estudantes portugueses e espanhóis de Ciências Sociais quanto ao uso e inclusão de tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e seus profissionais nesse contexto. Método: Metodologia exploratória de grupos focais socioconstrutivos, com base em uma amostra de dezoito estudantes finalistas dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Resultados: Os estudantes vivenciam lacunas significativas em suas habilidades no uso de tecnologias móveis. Eles percebem limitações atitudinais e tecnológicas em seus professores. Há também algumas diferenças nas atitudes em relação à inclusão de tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis demonstraram melhores habilidades, enquanto os estudantes portugueses demonstraram maior nível de autopercepção. Discussão/Conclusões: Como consequência da pandemia, destaca-se a necessidade de aproximação aluno-professor e as limitações técnicas de alguns professores, tornando necessária uma mentalidade aberta a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições acadêmicas, e os bibliotecários em particular, devem se esforçar para entender o alcance e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e adquirir competência informacional. Esta reflexão é prioritária para otimizar os processos de ensino e aprendizagem.

Description

Keywords

Tecnologias móveis Ensino superior Alfabetização informal Pesquisa qualitativa COVID-19 Estudo comparativo Técnologias móveis Tecnologia móveis Portugal Espanha

Citation

Lopes ,C., Antunes, M.L., Caballero-Mariscal, D., Sanches T. Experiências de estudantes portugueses e espanhóis de ciências sociais sobre literacia informacional e utilização de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa após a COVID-19. In: Olivera Zaldua M, Terra AL, Agustín Lacruz C, editores. Ata do VI Congresso ISKO Espanha-Portugal 2023 – 16º Congresso ISKO Espanha. Madri: Sociedade Internacional para a Organização do Conhecimento – Capítulo Ibérico; 2024. p. 471-84.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Internacional para a Organização do Conhecimento – Capítulo Ibérico

CC License