PEDU - Dissertações de Mestrado
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Browsing PEDU - Dissertações de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Diferenças entre o conhecimento parental e as crenças parentais, consoante as características sociodemográficas, em pais com filhos dos 0-6 anosPublication . Henriques, Ana Patrícia Narciso Pomar; Veríssimo, ManuelaO conhecimento parental diz respeito ao conhecimento sobre os marcos e os processos de desenvolvimento infantil, à sensibilidade parental e às práticas parentais. As crenças parentais dizem respeito a um conjunto de teorias, sobre a educação das crianças, sobre o desenvolvimento infantil e os aspetos que influenciam o mesmo. O conhecimento parental influência as crenças parentais e têm impacto nas práticas parentais, na interação que os pais têm com os filhos e, influenciam o desenvolvimento infantil durante os primeiros anos. Vários estudos identificaram que as características sociodemográficas influenciam o conhecimento e as crenças parentais. Este estudo analisa se conhecimento e as crenças parentais diferem consoante as características sociodemográficas (sexo - mãe/pai, idade, nível de escolaridade, estatuto socioeconómico e local de residência). A amostra foi constituída por 953 mães e 96 pais de crianças com idades entre os 0 e os 6 anos. Os pais preencheram um questionário online, desenvolvido com o objetivo de analisar o conhecimento e as crenças parentais sobre o desenvolvimento infantil. Os resultados demonstraram que não existem diferenças entre o conhecimento parental e as crenças parentais, consoante o estatuto socioeconómico e o local de residência, conforme era esperado. Sendo que, não foi possível realizar comparações entre o sexo, a idade e o nível de escolaridade. Estes resultados podem sugerir que na sociedade atual já não existem diferenças acentuadas entre os diferentes contextos em que os indivíduos se inserem, conforme existia em gerações anteriores.
- Turmas multinível: Um caminho para uma Educação mais Inclusiva? Perceção dos benefícios e possíveis barreiras a enfrentar por professores do 1º ciclo.Publication . Silva, Joana Pardal da; Gaitas, SérgioO presente estudo pretende identificar as práticas pedagógicas empregues pelos professores em turmas multinível, procurando explorar a sua relação com a educação inclusiva. Adicionalmente, pretende-se compreender as motivações dos professores para o trabalho neste contexto desafiante, identificando os benefícios e desafios percebidos pelos diferentes intervenientes da comunidade educativa (e.g., professores, auxiliares de ação educativa e famílias). Esta investigação foi conduzida ao longo de um ano letivo numa escola da região de Lisboa que, por opção pedagógica, organiza as suas turmas em grupos com anos de escolaridades diferentes (1º ao 4º ano). Através de uma abordagem qualitativa, a recolha de dados ocorreu por meio de observações livres e estruturadas em 3 salas de aula multinível (recorrendo a uma grelha de observação construída para o objetivo) e, também, entrevistas semi-estruturadas a 3 docentes, 5 auxiliares de ação educativa e 10 encarregados de educação (com recurso a um guião de entrevista construído para o efeito). Os principais resultados revelam que as professoras empregam diversas práticas de diferenciação pedagógica no trabalho com grupos multinível. Entre as principais estratégias estão a tutoria entre pares e a adaptação dos conteúdos com diferentes níveis de complexidade. As professoras destacam diversos benefícios sócio-emocionais e académicos do trabalho com estes grupos, em especial para os alunos, sendo esta perceção é partilhada pela maioria da comunidade educativa entrevistada. Ainda, os desafios apresentados são essencialmente referentes à insuficiência de recursos. O desenvolvimento desta investigação mostra-se relevante colmatando algumas lacunas na investigação, em Portugal, acerca dos grupos multinível. Desta forma, abre caminho para estudos futuros explorarem mais acerca desta temática e a sua relação com a Inclusão.