Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Turmas multinível: Um caminho para uma Educação mais Inclusiva? Perceção dos benefícios e possíveis barreiras a enfrentar por professores do 1º ciclo.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27284_Joana_Silva_dissertação.pdf690.83 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo pretende identificar as práticas pedagógicas empregues pelos professores em turmas multinível, procurando explorar a sua relação com a educação inclusiva. Adicionalmente, pretende-se compreender as motivações dos professores para o trabalho neste contexto desafiante, identificando os benefícios e desafios percebidos pelos diferentes intervenientes da comunidade educativa (e.g., professores, auxiliares de ação educativa e famílias). Esta investigação foi conduzida ao longo de um ano letivo numa escola da região de Lisboa que, por opção pedagógica, organiza as suas turmas em grupos com anos de escolaridades diferentes (1º ao 4º ano). Através de uma abordagem qualitativa, a recolha de dados ocorreu por meio de observações livres e estruturadas em 3 salas de aula multinível (recorrendo a uma grelha de observação construída para o objetivo) e, também, entrevistas semi-estruturadas a 3 docentes, 5 auxiliares de ação educativa e 10 encarregados de educação (com recurso a um guião de entrevista construído para o efeito). Os principais resultados revelam que as professoras empregam diversas práticas de diferenciação pedagógica no trabalho com grupos multinível. Entre as principais estratégias estão a tutoria entre pares e a adaptação dos conteúdos com diferentes níveis de complexidade. As professoras destacam diversos benefícios sócio-emocionais e académicos do trabalho com estes grupos, em especial para os alunos, sendo esta perceção é partilhada pela maioria da comunidade educativa entrevistada. Ainda, os desafios apresentados são essencialmente referentes à insuficiência de recursos. O desenvolvimento desta investigação mostra-se relevante colmatando algumas lacunas na investigação, em Portugal, acerca dos grupos multinível. Desta forma, abre caminho para estudos futuros explorarem mais acerca desta temática e a sua relação com a Inclusão.
ABSTRACT: This study aims to identify the pedagogical practices employed by teachers in multigrade classes, seeking to explore their relationship with inclusive education. In addition, it aims to understand teachers’ motivations for working in this challenging context, identifying the benefits and challenges perceived by the different takeholders in the education community (e.g., teachers, education assistents and families). This research was conducted over the course of a school year in a school in the region of Lisboa which, by pedagogical choice, organizes its classes into groups with different school years (1st to 4th grade). Using a qualitative approach, data was collected through free and structured observations in 3 multigrade classrooms (using and observation grid designed for this purpose) and semi-structured interviews with 3 teachers, 5 educational assistans and 10 parents (using na interview script designed for this purpose). The main results show that the teachers use various DI practices when working with multigrade groups. Amog the main strategies are peer tutoring and adapting content to different levels of complexity. The teachers highlight various socio-emotional and academic benefits of working with these groups, especially for the students, and this perception is shared by the majority of the educational community interviewed. The challenges presented are essentially related to lack of resources. The development of this research is relevant as it fills some of the gaps in research on multigrade classes in Portugal. In this way, it paves the way for future studies to explore more about this subject and its relationship with inclusion.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.

Keywords

Ensino multinível Diferenciação pedagógica Inclusão Multigrade teaching Differentiated instruction Inclusion

Citation

Silva, J. P. da (2024). Turmas multinível: Um caminho para uma educação mais Inclusiva? Perceção dos benefícios e possíveis barreiras a enfrentar por professores do 1º ciclo [Dissertação de mestrado], Ispa - Instituto Universitário.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue