Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Diferenças entre o conhecimento parental e as crenças parentais, consoante as características sociodemográficas, em pais com filhos dos 0-6 anos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27614_Ana_Henriques_dissertação.pdf529.15 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O conhecimento parental diz respeito ao conhecimento sobre os marcos e os processos de desenvolvimento infantil, à sensibilidade parental e às práticas parentais. As crenças parentais dizem respeito a um conjunto de teorias, sobre a educação das crianças, sobre o desenvolvimento infantil e os aspetos que influenciam o mesmo. O conhecimento parental influência as crenças parentais e têm impacto nas práticas parentais, na interação que os pais têm com os filhos e, influenciam o desenvolvimento infantil durante os primeiros anos. Vários estudos identificaram que as características sociodemográficas influenciam o conhecimento e as crenças parentais. Este estudo analisa se conhecimento e as crenças parentais diferem consoante as características sociodemográficas (sexo - mãe/pai, idade, nível de escolaridade, estatuto socioeconómico e local de residência). A amostra foi constituída por 953 mães e 96 pais de crianças com idades entre os 0 e os 6 anos. Os pais preencheram um questionário online, desenvolvido com o objetivo de analisar o conhecimento e as crenças parentais sobre o desenvolvimento infantil. Os resultados demonstraram que não existem diferenças entre o conhecimento parental e as crenças parentais, consoante o estatuto socioeconómico e o local de residência, conforme era esperado. Sendo que, não foi possível realizar comparações entre o sexo, a idade e o nível de escolaridade. Estes resultados podem sugerir que na sociedade atual já não existem diferenças acentuadas entre os diferentes contextos em que os indivíduos se inserem, conforme existia em gerações anteriores.
ABSTRACT: Parental knowledge concerns understanding child developmental milestones and processes, parental sensitivity, and parenting practices. Parental beliefs refer to a set of theories about child education, child development, and the factors that influence it. Parental knowledge influences parental beliefs and impacts parenting practices, parentchild interactions, and child development during the early years. Several studies have identified that sociodemographic characteristics affect parental knowledge and beliefs. This study analyzes whether parental knowledge and beliefs differ depending on sociodemographic characteristics (sex - mother/father, age, education level, socioeconomic status and place of residence). The sample consisted of 953 mothers and 96 fathers of children aged 0 to 6 years. Parents completed an online questionnaire that was created to analyze their knowledge and beliefs about child development. The results showed no differences in parental knowledge and beliefs based on socioeconomic status and place of residence, as expected. However, it was impossible to make comparisons based on gender, age, and education level. These results may suggest that, in today's society, there are no longer significant differences between the different contexts in which individuals are situated, as there were in previous generations.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia do Desenvolvimento.

Keywords

Conhecimento parental Crenças Parentais Desenvolvimento infantil Primeiros anos Parental knowledge Parental beliefs Child development Early years

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue