PORG - Dissertações de Mestrado
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Browsing PORG - Dissertações de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Burnout e riscos psicossociais em professores de educação especial e ensino regular no contexto portuguêsPublication . Costa, João Carlos Martins; Garcia-Marques, TeresaEste estudo aborda a relação entre os níveis de burnout e riscos psicossociais percebidos junto de duas amostras de professores portugueses do ensino regular versus educação especial. O estudo tem como objetivo adicional comparar os níveis de burnout e a exposição a riscos psicossociais dos dois grupos de professores. Forma inquiridos um total de 157 professores, 89 do ensino regular e 68 da educação especial, com média de idades de 47.88 anos (DP = 10.256). Acedeu-se cada uma das variáveis em estudo através de dois questionários; o Cuestionario de Burnout del Profesorado - Revisado (CBP-R) e o Copenhagen Psychosocial Questionnaire II (COPSOQ II). Os resultados revelaram que: (1) não existem diferenças significativas nos níveis de burnout entre os grupos, embora ambos apresentem níveis elevados de exaustão emocional e baixa realização profissional; (2) os professores de educação especial apresentam níveis significativamente mais elevados de riscos psicossociais, particularmente nas exigências emocionais (90%) e exigências cognitivas (75%), e 3) a relação entre os níveis de burnout e riscos psicossociais é positiva, sendo apenas significativa para o grupo de ensino regular. Discutem-se estes dados e sua relevância para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção específicas para cada contexto de ensino.
- Liderança e desempenho percebidos: Papel moderador da personalidade em atletas de nataçãoPublication . Correia, Daniela Eleutério; Garcia-Marques, TeresaEste estudo procura compreender de que modo a personalidade do atleta interfere com a forma como os mesmos percecionam a liderança (referente ao treinador) se relacional com a sua perceção de bom desempenho. Um total de 125 nadadores, ex-atletas e atletas de ambos os géneros, com uma media de 13 anos de pratica responderam a Escala Multidimensional de Liderança no Desporto (EMLD), ao Inventario de Personalidade de 10 Itens (TIPI), e ao Questionário de Perceção de Rendimento Desportivo (QPRD). Os resultados obtidos permitiram observar que a perceção de comportamentos característicos do estilo de liderança transformacional, predizem de forma positiva a perceção de bom desempenho. A relação existente entre a liderança percebida e o desempenho percebido apenas foi moderada por um dos traços de personalidade, a extroversão, mostrando que quanto mais extrovertido for o nadador maior será a influencia que a perceção da adoção de comportamentos de liderança transformacional tem na perceção de desempenho dos mesmos. Adicionalmente verifica-se que os traços de personalidade como a extroversão, a conscienciosidade e a abertura a experiencia predizem de forma positiva a perceção de desempenho dos nadadores. Os resultados são discutidos em torno dos múltiplos papeis que a personalidade de um atleta tem no seu desempenho desportivo.