Browsing by resource type "bachelor thesis"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Eventos significativos na díade em psicoterapia existencialPublication . Seabra, Diana D'Orey Roque de Pinho; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deA investigação em psicoterapia que explora os eventos significativos (ES) que ocorrem nas sessões, traz importantes vantagens à prática clínica por permitir que os terapeutas estejam mais informados sobre os momentos críticos que contribuem para uma maior eficácia terapêutica, ou pelo contrário, a uma retrocesso ou mesmo ao dropout. Esta revisão de literatura tem como objetivo específico focar-se na literatura que se refere aos ES na díade em psicoterapia existencial, pretendendo reunir o que de mais recente se fez em termos de trabalho científico nessa área e definindo os principais conceitos com esta relacionados. Como resultado da pesquisa elaborada através das bases de dados EBSCO, B-on, Web of Science, Schielo entre outras, constata-se que pouco foi feito na área de ES na díade e nada foi encontrado em ES na psicoterapia existencial. Demonstrou-se, no entanto, que os ES diferem consoante a abordagem teórica onde se inserem e que a coincidência de ES na díade assume em todos os estudos, valores entre 30% e 40%.
- Um olhar sobre a dinâmica afectiva da criatividade através da prova projectiva do T. A. T.Publication . Delgado, Luís Manuel Romano
- Por detrás do quadro: A realidade dos maus tratos infantis na perspectiva dos professores do primeiro cicloPublication . Gonçalves, Cristina Rosa Ferreira da Costa VieiraOs maus tratos infligidos às crianças, apresentam-se como um problema de natureza multidisciplinar, com diversas implicações, as quais trespassam pelos diferentes aspectos que compõe o ser humano, sendo várias as disciplinas e os profissionais, a quem esta temática surge como possivelmente presente no seu dia a dia. Um dos grupos com maior possibilidade de relacionamento com possíveis situações de maus tratos e com competências acrescidas é o composto pelos professores. Este trabalho debruça-se sobre o envolvimento que estes profissionais de educação poderão ter na prevenção, detecção e denúncia de situações de maus tratos infantis. Procura-se explorar os conhecimentos dos professores, situando-se os mesmos ao nível do primeiro ciclo do ensino básico, no que concerne ao domínio dos conteúdos inerentes a esta temática; bem como às formas de actuação face à mesma. Cerca de cinquenta e seis professores responderam ao questionário, encontrando-se divididos entre os que leccionavam havia relativamente pouco tempo (1 a 5 anos) e os com vários anos de docência (mais de 10 anos). Os resultados obtidos parecem revelar consenso quanto à definição de maus tratos por parte destes profissionais e apresentam a consciencialização dos mesmos para a vertente multidimensional do problema, reconhecendo e valorizando este, nas suas diversas tipologias. Contudo, categorias de natureza não expressamente abusivas, ainda que preocupantes, tendem a ser menos referidas, alertando para a necessidade de formação e investimento nesta área.
- Repetition of grade in a portuguese primary school: How children perceive and evaluate themselvesPublication . Correia, Maria da Luz
- Representações de doença e actividades de auto-cuidados na diabetes mellitus tipo 2Publication . Andrade, Rosalina
- Transformações psicomitológicas no RorschachPublication . Barreiros, Luís Miguel de Jesus LopesProcuramos estabelecer através do processo-resposta Rorschach, o acesso aos mitos pessoais. Para identificar os mitos pessoais no Rorschach propusemos uma metodologia assente na construção de uma grelha que denominamos por grelha psicomítica enquanto estruturadora da narrativa do sujeito testado. Através de uma revisão teórica onde procurámos estabelecer a natureza e essência do mito tal como expresso no estruturalismo, na psicanálise e no índice do presente trabalho, avançámos os pressupostos epistemológicos subjacentes à construção da grelha psicomítica rorschachiana identificadora dos mitos pessoais no aparelho psíquico. O material usado como exercício de demonstração consistiu num protocolo retirado de uma das obras de Chabert (1998/2000), protocolo de um indivíduo de nome Régis, diagnosticado como portador de uma esquizofrenia paranóide. Na aplicação da grelha a este protocolo, o teste Rorschach foi, entendido como um processo semiótico assente numa constante transformação de mitos pessoais entre si. A dinâmica desta transformação foi demonstrada através da fórmula canónica dos psicomitos, de Lévi-Strauss (1955/1970) e do conceito de série complementar ou equação etiológica das neuroses, de Freud (1916-17/1981), enquanto conceitos subjacentes à grelha dos psicomitos. Seguindo as transformações dos psicomitos de Régis determinámos no fim qual o mito pessoal prevalecente que presidia temporariamente ao seu aparelho mental na altura da aplicação do teste. Concluímos com o conceito de «transformações psicomitológicas» enquanto paradigma de análise do Rorschach.