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Advisor(s)
Abstract(s)
Os maus tratos infligidos às crianças, apresentam-se como um problema de natureza multidisciplinar, com diversas implicações, as quais trespassam pelos diferentes aspectos que compõe o ser humano, sendo várias as disciplinas e os profissionais, a quem esta temática surge como possivelmente presente no seu dia a dia.
Um dos grupos com maior possibilidade de relacionamento com possíveis situações de maus tratos e com competências acrescidas é o composto pelos professores.
Este trabalho debruça-se sobre o envolvimento que estes profissionais de educação poderão ter na prevenção, detecção e denúncia de situações de maus tratos infantis.
Procura-se explorar os conhecimentos dos professores, situando-se os mesmos ao nível do primeiro ciclo do ensino básico, no que concerne ao domínio dos conteúdos inerentes a esta temática; bem como às formas de actuação face à mesma.
Cerca de cinquenta e seis professores responderam ao questionário, encontrando-se divididos entre os que leccionavam havia relativamente pouco tempo (1 a 5 anos) e os com vários anos de docência (mais de 10 anos).
Os resultados obtidos parecem revelar consenso quanto à definição de maus tratos por parte destes profissionais e apresentam a consciencialização dos mesmos para a vertente multidimensional do problema, reconhecendo e valorizando este, nas suas diversas tipologias.
Contudo, categorias de natureza não expressamente abusivas, ainda que preocupantes, tendem a ser menos referidas, alertando para a necessidade de formação e investimento nesta área.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Professores Instrumento Bullying Violência Maus-tratos Idade escolar Educational psychology Teachers Instruments Violence Child abuse School-age children
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada