PEDU - Dissertações de Mestrado
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Browsing PEDU - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Alunos do 4º ano de escolaridade e o cálculo mental : Preferências, atitudes, desempenho e estratégiasPublication . Furtado, Maria Margarida Antunes Botelho; Ramalho, GlóriaO principal objectivo deste estudo consiste em caracterizar o perfil dos alunos do 4ºano do ensino básico relativamente ao cálculo mental. Mais especificamente pretendese caracterizar as suas preferências e atitudes, o seu desempenho e as estratégias que utilizam para resolver tarefas de cálculo mental. Para tal, participaram no estudo 46 alunos do 4º ano de escolaridade de duas escolas da região de Lisboa e foram recolhidos dados através do questionário de preferências, do questionário de atitudes, do teste de cálculo mental e, por último, através da realização de entrevistas. Os principais resultados encontrados foram: 1) Os alunos portugueses preferem utilizar o cálculo mental em detrimento de outro tipo de cálculo, e esta preferência é mais evidente em alunos com um desempenho superior em tarefas de cálculo mental; 2) Os alunos acham que o cálculo mental é mais interessante e mais desafiante do que o cálculo escrito; 3) A maioria dos alunos afirma que faz mais cálculo escrito do que mental na escola; 4) Os alunos não se percepcionam como sendo eficazes na realização de tarefas de cálculo mental; 5) O desempenho dos alunos em tarefas de cálculo mental é razoável; 6) Os alunos recorreram a um leque de estratégias pouco variado, e usam frequentemente a “Imagem mental do algoritmo” para resolver os cálculos que lhes são propostos; 7) São poucos os alunos que conseguem referir estratégias alternativas para a realização dos cálculos.
- Intervenção precoce centrada na família : Da teoria à realidadePublication . Correia, Nélia Cristina Rodrigues; Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaNo presente estudo de caso, propusemo-nos descrever e avaliar o acompanhamento que foi feito num programa de intervenção precoce domiciliário, a uma criança com atraso de desenvolvimento psicomotor e sua família. O objectivo deste estudo foi perceber como é feito o acompanhamento pela educadora e se as práticas implementadas são centradas na família. Para avaliar este programa, as sessões de apoio foram observadas ao longo de 6 meses, utilizando-se técnicas de observação participante. Foram também feitas duas entrevistas semi-estruturadas, no início e no fim do programa, à mãe e à técnica de intervenção precoce. Após a análise dos resultados obtidos concluímos que as práticas implementadas por esta educadora são centradas na família. Durante as sessões, os comportamentos que ocorreram com maior frequência são os de interacção entre a mãe e a educadora em momentos de “conversa” sobre o desenvolvimento da criança e diversos assuntos. Os resultados deste estudo parecem evidenciar que as práticas utilizadas pela educadora respeitam todas as recomendações relativas à Intervenção Precoce.
- Participação das crianças com NEE nas atividades coletivas do ensino regularPublication . Álvares, Andreia Sofia Castilho; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA elaboração do presente estudo teve como principal finalidade analisar e caracterizar a participação dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades coletivas do ensino regular. Para tal, o estudo foi realizado numa escola de ensino regular, onde foi estudada a situação de duas crianças com NEE, diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo, uma delas apenas com adequações ao currículo e outra com um CEI (currículo específico individual), ambas pertencem a uma turma do ensino regular, frequentando a Unidade de Ensino Estruturado para Autistas da escola. Para a recolha de dados para o nosso estudo recorremos à análise documental das duas crianças com NEE, observações das atividades coletivas nos vários contextos escolares, questionários aos encarregados de educação das crianças com NEE participantes do nosso estudo, aos encarregados de educação dos alunos considerados sem problemas e aos colegas de turma dos nossos estudos de caso. Procedeu-se ainda à realização de entrevistas às duas docentes titulares de turma, às duas docentes de Educação Especial e a duas assistentes operacionais que trabalham diretamente com os nossos estudos de caso. Da análise realizada à informação recolhida pudemos concluir que não se verifica uma participação plena por parte dos alunos com NEE apesar de disporem de vários recursos que são facilitadores nesse sentido, nomeadamente, a Unidade de Ensino Estruturado para Autistas e o acompanhamento pelas docentes de Educação Especial e assistentes operacionais em sala de aula. Efetivamente o grau de inclusão está um pouco aquém do que é expectável, nomeadamente ao nível da participação nas atividades coletivas, o que deve ser tomado em consideração como aspetos a melhorar com fim a dar sentido ao conceito de escola inclusiva, uma escola onde todos têm o direito de permanecer e acima de tudo participar.