PORG - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PORG - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- ‘’O flow como mediador da cooperação e do bem estar em contexto organizacional’’Publication . Araújo, Raquel Costa de; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO presente estudo teve como principal objectivo avaliar o papel mediador do Flow na relação entre a cooperação e o bem-estar no trabalho. Para tal utilizou-se uma amostra de 101 trabalhadores de diversos sectores de actividade . Os resultados não corroboram á hipotese de existir uma relação positiva entre a teoria da Cooperação no trabalho e do Bem-estar no trabalho, pois não se encontraram relações significativas entre o bem-estar no trabalho e a cooperação. Na segunda hipótese do estudo onde se afirma que existe uma relação positiva entre a teoria do Flow no trabalho e do Bem-estar no trabalho, esta também não foi corroborada, pois não se encontraram relações significativas entre o bem-estar no trabalho e a teoria do flow, ao nível estatístico podendo-se desta forma aferir que a teoria do flow não contribui para o aumento do bem-estar do colaborador. A unica hipotese corroborada, foi se o Flow no trabalho funcionaria como efeito mediador na relação entre a Cooperação, pois encontram-se estatisticamente correlacionadas de uma forma positiva, podendo-se desta forma aferir que a teoria do flow contribui para o aumento da cooperação do colaborador.
- The magical contagion of guilt: The role of cleansingPublication . Quarenta, Joana Filipa Xarez; Semin, Gün R.A literatura tem demonstrado que é possível transferir emoções através de contacto direto ou indireto – através de um veículo –. A este respeito, vários estudos têm-se focado na emoção nojo. No entanto, a possível transferência de sentimentos de culpa através de contacto indireto, permanece por explorar. Adicionalmente, há evidências de que comportamentos de limpeza contribuem para o alívio dos sentimentos de culpa associados a uma transgressão moral. O objetivo do presente estudo experimental (n = 94) é compreender se é possível transferir culpa e se, perante a oportunidade de limpeza do veículo de transmissão, os sentimentos de culpa podem ser atenuados. Os resultados mostram que não só é possível transferir culpa através de contacto indireto, como também se confirma o papel da limpeza como mecanismo de atenuação de culpa. Limitações e implicações são discutidas.