Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-14"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Análise retrospetiva do impacto da pandemia covid-19 num grupo de enfermeirosPublication . Guerreiro, Cristina Raquel Simão Rodrigues da Silveira; Ornelas, José Henrique PinheiroEste estudo foi desenvolvido no âmbito de uma tese de dissertação de mestrado. A pertinência da temática escolhida deve-se em especial ao contexto que Portugal e o Mundo têm estado a viver. Pretende-se assim, contribuir para uma melhor compreensão do impacto da pandemia por COVID-19 nos Profissionais de Enfermagem, procurando evidenciar os riscos e oportunidades a que estes profissionais têm sido expostos desde o início do surto, bem como o suporte social e as estratégias de promoção da sua saúde que podem ser desenvolvidas no contexto da crise e no futuro. Neste sentido serão exploradas experiências e preocupações vividas por estes profissionais em contexto hospitalar, partindo de três dimensões temáticas: efeitos psicológicos; mudanças nas dinâmicas da equipa e no ambiente de trabalho e por fim presença de stressores percebidos no local de trabalho. Para a concretização dos objetivos definidos nesta investigação, desenvolveu-se um estudo qualitativo cuja recolha de testemunhos foi realizada na primeira vaga da pandemia, ou seja, entre os meses de Março e Julho de 2020. Nesse sentido, desenvolveu-se uma revisão da literatura mais recente publicada no período entre Março de 2020 e Setembro de 2022, sendo o método utilizado a análise temática, explorada através da pesquisa de narrativas contidas em 11 testemunhos. Foi recolhida uma segunda amostra constituída por seis enfermeiros no mesmo período, que se encontravam em funções num hospital distrital nos serviços de urgência/emergência e urgência COVID, da qual resultou a elaboração de notas sob a forma de “diário”. Por fim, foi elaborada uma análise transversal das diversas narrativas.
- O mundo online dos comportamentos autolesivos: as relações entre as representações online dos comportamentos autolesivos e a sua severidade e diversidade, ideação suicida e a identificação na adolescênciaPublication . Gonçalves, Beatriz Laranjeira Fuschini; Pereira, Maria GouveiaEste estudo procurou descrever as atividades online relativas aos comportamentos autolesivos (CAL). Comparou-se os adolescentes com e sem uma história de CAL relativamente às frequências das atividades online, severidade e diversidade dos comportamentos, à ideação suicida e à identificação com os indivíduos que criam conteúdos sobre os CAL online. Analisou-se a relação entre as variáveis e investigou-se se existiam diferenças entre os níveis de severidade dos CAL na frequência das atividades online. Os participantes consistiram em 357 adolescentes portugueses com idades entre os 12 e os 22 anos (M = 16.61, DP = 1.84). Distribuíram-se questionários de autorrelato que avaliavam a história, severidade e diversidade dos CAL, as atividades online relativas aos CAL, a ideação suicida e a identificação. Os resultados demonstraram que 84.6% dos participantes já realizou alguma atividade online sobre os CAL. Os indivíduos com uma história de CAL reportaram níveis significativamente maiores de frequências de comunicação online, de identificação com quem cria conteúdos sobre os CAL online e de ideação suicida em comparação com os sem uma história destes comportamentos. Demonstraram-se associações positivas significativas entre as frequências de comunicação online sobre os CAL e a diversidade dos CAL, e entre as frequências de comunicação e de partilha de conteúdos online com a ideação suicida. Sobressai neste estudo a elevada prevalência das representações online dos CAL em Portugal, assinalando a importância de ações preventivas e clínicas junto dos adolescentes mais em risco que partilham e conversam sobre os CAL online.
- Potential for a consumer control on the takeover of the Ria Formosa lagoon by the invasive seaweedPublication . Vital, Sara de Agrela; Martínez-Crego, BegoñaA herbivoria é fundamental no controlo de algas marinhas invasoras. A enemy release hypothesis prevê a propagação de algas marinhas invasoras devido à falta de inimigos coevoluídos (ex., herbívoros) enquanto a biotic resistance hypothesis suporta que alguns podem ser capazes de consumir plantas invasoras e, portanto, controlar a sua propagação. Caulerpa prolifera é uma alga marinha verde que está a ter um comportamento invasor sem precedentes na Ria Formosa, estando a expandir-se rapidamente pela lagoa desde o ano 2015. Esta rápida expansão pode ter várias causas, sendo a falta de controlo top-down realizado por herbívoros uma causa muito provável, a qual permanece, em grande parte, inexplorada. Neste estudo, realizamos ensaios alimentares para caracterizar as interações entre macroherbívoros nativos, nomeadamente o ouriço-do-mar Paracentrotus lividus e o peixe Sarpa salpa, e a alga C. prolifera para compreender os mecanismos do controlo top-down face a sua expansão. Ambos herbívoros foram capazes de se alimentar de C. prolifera. Embora as taxas de consumo de P. lividus tenderam a ser maiores na alga nativa Ulva sp. do que na invasora C. prolifera, apenas S. salpa apresentou diferenças significativas, consumindo em média o dobro da quantidade de Ulva sp. do que C. prolifera. Além disso, S. salpa preferiu claramente a alga nativa Ulva sp. quando foi oferecida junto da invasora C. prolifera. Os nossos resultados fornecem evidências experimentais a favor da enemy release hypothesis sendo que os principais herbívoros presentes na Ria Formosa parecem estar a exercer um controlo top-down limitado sobre C. prolifera. Esta falta de controlo pode estar a favorecer a rápida expansão desta alga invasora pela lagoa.
- A parenthood story told in the third person – a study on society views regarding different gender parents who show signs of postpartum depressionPublication . Neves, Sofia Nunes da Costa Moreira; Almeida, Telma Sofia de SousaABSTRACT: The following study unfolds as an attempt to analyze possible differences in levels of Empathy and Censure towards parents who show signs of Postpartum Depression, based on their gender, as well it intends to analyse factors that may justify the attribution of Empathy and Censure in these cases, such as marital beliefs, gender or age of the participant. As it is known, mental health develops as a continuous thread throughout the whole life of a person, and so, anyone can develop a mental health disorder through the course of their life. Parents are no exception, in fact, there is a high prevalence and probability of a development of mental health disorders in new parents. Empathy and Censure towards these individuals may represent a significant difference between feeling that they have a good social support and may enable the openness to psychological treatment. The results found that the attribution of Empathy and Censure did differ according to the gender of the affected parent, with higher levels of Empathy towards women, and a higher level of Censure when both parents (mom and dad) showed Symptoms of PPD, followed by then higher levels of Censure towards men compared to women. It was also found that marital beliefs did not predict the levels of Empathy and Censure attributed and neither did the age of the participants.
- Abuso sexual de crianças e gravidez na adolescência: uma revisão crítica da literaturaPublication . Serra, Catarina Velez Grilo Vaz; Ornelas, JoséAbuso sexual de crianças é um problema mundial que afeta milhões de crianças à escala global. Tais experiências podem ter vários tipos de consequências tanto a nível psicológico e físico, como a nível social. Uma dessas consequências é a gravidez na adolescência. O objetivo desta dissertação é procurar a relação entre abuso sexual de crianças e a gravidez na adolescência. Para tal, serão tidos em conta as consequências gerais dos abusos sexuais de modo a compreender como estas levam a uma gravidez adolescente. Este trabalho centra-se numa análise crítica da literatura atual, onde fundamentalmente artigos publicados nos últimos 5 anos e escritos em inglês foram considerados para responderem à questão.
- Modelo ecológico e colaborativo no programa casas primeiro/housing firstPublication . Rebolho, Francisco Miguel Diogo; Ornelas, JoséO presente estudo, teve como objetivo a criação e implementação de um programa de promoção de competências socio-emocionais, com base no modelo SEL – Social and Emocional Learning. O nome do programa “Vamos fazer Psicologia”, foi escolhido pelos participantes, alunos de uma turma de 4º ano letivo, do ensino básico. Esta investigação, através do programa de competências socio-emocionais, teve como principais objetivos avaliar o impacto do programa na turma no que diz respeito às suas competências socioemocionais, avaliar o impacto do programa no comportamento disruptivo da turma e avaliar o impacto do programa nos níveis de ansiedade da turma;. Para levar a cabo esta investigação, foi realizado um estudo de caso, uma vez que, atravésdesta metodologia é possível obter dados de diferentes fontes, como observar a problemática no contexto em que ocorre, com os atores que a vivenciam, adicionando entrevistas, consulta de documentação, entre outros. O primeiro passo, foi procurar determinar as necessidades iniciais da turma, dos alunos e do professor, recorreu-se à utilização de duas escalas (STAIC e EACE) que permitiram estabelecer quais as competências socio-emocionais existentes nos participantes e quais os seus níveis de ansiedade. Seguiu-se o momento de intervenção, onde o programa “Vamos fazer Psicologia” foi aplicado durante 20 sessões, com registos sistemáticosentre sessões, de forma a ser realizada uma descrição evolutiva dos participantes. Num terceiromomento, através dos mesmos instrumentos utilizados, no pré-intervenção, voltou-se a medir os níveis de ansiedade e as competências socio-emocionais dos participantes. Da análise aos dados obtidos, foi possível verificar que, a intervenção do programa “Vamos fazer Psicologia”,levou a um ganho nas competências socio-emocionais, os comportamentos disruptivos diminuíram, foi possível estabelecer uma ligação entre programas SEL e a ansiedade, tendo diminuído os níveis de ansiedade nos participantes, e por último, foi possível verificar, que as ligações passaram a ser mais empáticas e de colaboração, entre os membros da turma. Os resultados obtidos levam a que seja possível afirmar, que o programa de promoção de competências socio-emocionais “Vamos fazer Psicologia” cumpriu todos os objetivos.
- Impacto da violência no namoro na autoestima de jovens madeirensesPublication . Jesus, Juliana Patrícia Nunes de; Almeida, Telma Sofia de SousaA violência no namoro tem vindo a ser destacada como um problema de saúde pública, devido ao desencadeamento de consequências negativas que esta traz para as vítimas, sendo que estas consequências podem ser de carácter físico ou mental, afetando várias faixas etárias, principalmente adolescentes e jovens adultos. Assim, a presente dissertação teve como principal objetivo contribuir para o estudo sobre o impacto da violência no namoro na autoestima dos jovens adultos, comparando a autoestima de jovens vítimas com aqueles que nunca sofreram deste tipo de violência, especificamente na Região Autónoma da Madeira. Participaram neste estudo 162 jovens (124 do sexo feminino e 38 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos pertencentes a diversos concelhos da Região Autónoma da Madeira (RAM). Todos os participantes preencheram um inquérito constituído pelos seguintes instrumentos: Inventário de Conflitos na Relação de Namoro de Adolescentes – versão Portuguesa (CADRI-P) e Escala de autoestima de Rosenberg validada para a população portuguesa. Os resultados obtidos demonstraram que indivíduos vítimas de violência no namoro apresentam níveis de autoestima menores comparativamente aos que não sofreram nenhum tipo de violência. Perante estes resultados, recomenda-se a implementação de um maior número de programas de prevenção e intervenção da violência no namoro em idades mais precoces.
- The study of executive functions in disorders of inhibitory control dysfunction: Autism spectrum disorder and neurofibromatosis type 1Publication . Gomes, Sofia Serafim Swinkels; Bernardino, Inês de SousaABSTRACT: Aim: Previous literature indicates that executive functioning is altered in both Autism Spectrum Disorder (ASD) and Neurofibromatosis Type 1 (NF), having an impact on response inhibition although it is not yet established to what extent. The primary aim of this dissertation is to study executive functions (EFs), with focus on response inhibition, in disorders with inhibitory dysfunction (ASD and NF1), allowing us to understand phenotype specificities. Method: A total of 60 participants, forming two experimental groups (ASD vs. NF1) and their respective control groups (CTASD vs. CTNF1) participated in the study. Participants were matched in age, sex and handedness with their respective control groups. A battery of 4 CANTAB tests, Trail Making (A and B) and Stroop tests were administered to fully evaluate EF in our groups. Results: Significant differences were found in the ASD group which take longer to react (latency is higher) to achieve a good performance (not making errors) in comparison to controls. In the NF1 vs. CTNF1 comparison, there were no significant differences, except on the screening test, where NF1 were faster than CTNF1, although this did not have a negative influence on performance. Conclusion: These findings reveal different patterns of performance in both ASD and NF1 groups although they predominantly indicate spared EF as they were measured in the current study. Further exploration of the results and practical implications are discussed, highlighting the need to conduct large-scale studies in adults using more ecological tasks that better represent the daily-life experiences of the participants.
- Insights for an ecological assessment of spiny and slipper lobsters in the AzoresPublication . Rosa, Joana Cristina Dâmaso da; Santos, Pedro AfonsoA pesca comercial do Cavaco (Scyllarides latus) e da Lagosta (Palinurus elephas) tem vindo sempre a crescer devido ao seu alto valor comercial, no entanto, não há muito conhecimento sobre o estado destas duas espécies. Conhecer o estado das diferentes espécies através de estudos de avaliação dos “stocks” pesqueiros é essencial para a implementação de medidas de proteção mais eficazes, de forma a garantir uma exploração sustentável. Desde 1985 que se sabe que a maioria das capturas destas espécies são vendidas clandestinamente. O Cavaco está atualmente classificado como “Data Deficient” na Lista Vermelha da IUCN, comprovando que os estudos sobre esta espécie são escassos, e a Lagosta está classificada como “Vulnerável”. A determinação de um tamanho mínimo legal de captura para estas espécies provou não ser efetiva em 1998, contudo, nada foi alterado em termos de regulamentação desde essa data. Os últimos estudos realizados nos Açores para S. latus foram há quase 40 anos, e já passou uma década desde o último estudo sobre P. elephas. Com este estudo pretende-se contribuir com nova informação para esclarecer o estado das populações de S. latus e P. elephas nos Açores, comparando-o com os dados históricos. Para tanto, foram analisados: os padrões de migração vertical para S. latus; os tamanhos dos espécimes comparando profundidades e sexos; e os tamanhos médios das populações ao longo dos anos, comprovando que o tamanho médio de P. elephas diminuiu quase 1cm em 20 anos. Este conhecimento é essencial para alertar a população e o governo para criar melhores medidas de regulação, a fim de cessar a depleção destas espécies.
- A relação conjugal na atualidade: Atitudes face ao casamento, individualismo e desilusão relacional amorosa.Publication . Santos, Daniela Cristina Silva dos; Pereira, Maria GouveiaOs padrões de conjugalidade sofreram uma grande mudança nas últimas décadas, sobretudo devido às alterações que também se fizeram sentir a nível pessoal e social na sociedade ocidental. Assim, o presente estudo, de cariz quantitativo, teve como objetivo compreender que relações existem entre as variáveis atitudes face ao casamento, individualismo e desilusão relacional amorosa, bem como averiguar que diferenças existem nestas variáveis consoante determinadas variáveis sociodemográficas (sexo, estado civil, filhos e duração da relação atual). A amostra foi constituída por 331 participantes com experiência mínima de dois anos de coabitação conjugal, com idades compreendidas entre os 20 e os 59 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Valores Humanos de Schwartz, a Escala de Atitudes face ao Casamento, e a Escala de Desilusão Relacional. Os resultados revelam que os participantes com atitudes face ao casamento mais negativas apresentam maior desilusão relacional amorosa. Verifica-se ainda que, de forma fraca, mas significativa, os participantes com valores menos individualistas tendem a apresentar atitudes face ao casamento mais positivas, e aqueles com valores mais individualistas apresentam desilusão relacional amorosa mais elevada. Para além disto, os participantes casados ou em união de facto, e os que se encontram numa relação de maior duração, apresentam atitudes face ao casamento mais positivas. Os participantes com filhos apresentam maior desilusão relacional amorosa. Por fim, os participantes casados ou em união de facto, os que se encontram numa relação cuja duração seja mais elevada, e os que têm filhos, são menos individualistas.