Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo, teve como objetivo a criação e implementação de um programa de promoção de
competências socio-emocionais, com base no modelo SEL – Social and Emocional Learning. O nome do
programa “Vamos fazer Psicologia”, foi escolhido pelos participantes, alunos de uma turma de 4º ano letivo,
do ensino básico. Esta investigação, através do programa de competências socio-emocionais, teve como
principais objetivos avaliar o impacto do programa na turma no que diz respeito às suas competências socioemocionais, avaliar o impacto do programa no comportamento disruptivo da turma e avaliar o impacto do
programa nos níveis de ansiedade da turma;. Para levar a cabo esta investigação, foi realizado um estudo de
caso, uma vez que, atravésdesta metodologia é possível obter dados de diferentes fontes, como observar a
problemática no contexto em que ocorre, com os atores que a vivenciam, adicionando entrevistas, consulta
de documentação, entre outros. O primeiro passo, foi procurar determinar as necessidades iniciais da turma,
dos alunos e do professor, recorreu-se à utilização de duas escalas (STAIC e EACE) que permitiram
estabelecer quais as competências socio-emocionais existentes nos participantes e quais os seus níveis de
ansiedade. Seguiu-se o momento de intervenção, onde o programa “Vamos fazer Psicologia” foi aplicado
durante 20 sessões, com registos sistemáticosentre sessões, de forma a ser realizada uma descrição evolutiva
dos participantes. Num terceiromomento, através dos mesmos instrumentos utilizados, no pré-intervenção,
voltou-se a medir os níveis de ansiedade e as competências socio-emocionais dos participantes. Da análise
aos dados obtidos, foi possível verificar que, a intervenção do programa “Vamos fazer Psicologia”,levou a um
ganho nas competências socio-emocionais, os comportamentos disruptivos diminuíram, foi possível
estabelecer uma ligação entre programas SEL e a ansiedade, tendo diminuído os níveis de ansiedade nos
participantes, e por último, foi possível verificar, que as ligações passaram a ser mais empáticas e de
colaboração, entre os membros da turma. Os resultados obtidos levam a que seja possível afirmar, que o
programa de promoção de competências socio-emocionais “Vamos fazer Psicologia” cumpriu todos os
objetivos.
ABSTRACT: The present research work aims to anlyse the application of the ecological and collaborative model of Kelly (1966, 1968, 2006), by the technical team of the Association for the Study and Psychosocial Integration (AEIPS), in the Casas Primeiro/Housing First (HF) programme to evaluate the implementation of social variables in it. This is a qualitative, descriptive, and exploratory study. The instruments used in data collection were semi-structured interviews and the focus group. The analysis and treatment of the data were performed through the method in Content Analysis by Bardin (2016, pp. 123-158) and ATLAS.ti Scientific Software (https://atlasti.com/pt). The results show an appreciation of housing by the interviewees as a precursor resource of a process of social change in the lives of formerly homeless people. Residents of the HF programme show control over their choices, and they externalise how they feel about their space and the services they receive. The technical team demonstrated knowledge about James Kelly's ecological principles and how collaborative work should be. Thus, in AEIPS, the association behind the program, the Casas Primeiro team applies social variables in the performance of their activity. This situation is reflected in the positive results of the HF programme.
ABSTRACT: The present research work aims to anlyse the application of the ecological and collaborative model of Kelly (1966, 1968, 2006), by the technical team of the Association for the Study and Psychosocial Integration (AEIPS), in the Casas Primeiro/Housing First (HF) programme to evaluate the implementation of social variables in it. This is a qualitative, descriptive, and exploratory study. The instruments used in data collection were semi-structured interviews and the focus group. The analysis and treatment of the data were performed through the method in Content Analysis by Bardin (2016, pp. 123-158) and ATLAS.ti Scientific Software (https://atlasti.com/pt). The results show an appreciation of housing by the interviewees as a precursor resource of a process of social change in the lives of formerly homeless people. Residents of the HF programme show control over their choices, and they externalise how they feel about their space and the services they receive. The technical team demonstrated knowledge about James Kelly's ecological principles and how collaborative work should be. Thus, in AEIPS, the association behind the program, the Casas Primeiro team applies social variables in the performance of their activity. This situation is reflected in the positive results of the HF programme.
Description
Dissertação de Mestrado realizada sob a
orientação de Professor Doutor José Henrique
Pinheiro Ornelas, apresentada no Ispa – Instituto
Universitário para obtenção de grau de Mestre na
especialidade de Psicologia Clínica
Keywords
Housing First Modelo ecológico Investigação colaborativa Serviços comunitários Pessoas em situação de sem-abrigo Social and emotional competence: Intervention program Case study SEL Anxiety Disruptive behaviors Empathy Cooperation Social Emotions