Browsing by Issue Date, starting with "2022-07"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovensPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Da Luz; Sanches, TatianaNuma cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Neste painel apresenta-se um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Os intervenientes do painel apresentam a sua experiência no desenho de atividades que podem inspirar os bibliotecários na utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os conteúdos trabalhados e comunicados são adaptáveis às necessidades de ensino, garantindo a formação de bibliotecários académicos e promovendo o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. O painel termina com a participação da Presidente da BAD sobre a importância deste tipo de projetos para a capacitação e a formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.
- A transdisciplinaridade como processo de ensino-aprendizagem no 1ºCEBPublication . Simão, Joana Catarina Ferreira; Brito, Ana TeresaO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada (RPES) surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e teve como objetivo compreender a relevância da transdisciplinaridade como processo de ensino- aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico. A prática de estágio ocorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, numa sala de 1º ano. A problemática surgiu a partir da leitura e análise do Projeto Educativo da instituição, onde esta temática está presente. Para realizar a investigação, no meu local de estágio, utilizei uma metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas semiestruturadas; observação participante e não participante; notas de campo e registos fotográficos, como instrumentos de investigação. Através da mesma, procurei compreender a relevância do projeto educativo para a vivência da transdisciplinaridade na instituição; as práticas que a professora cooperante utiliza para concretizar a transdisciplinaridade com o seu grupo/turma e os benefícios da transdisciplinaridade para as crianças, nomeadamente num ano de transição entre o Jardim de Infância e do 1º ciclo, numa época pós-pandemia. A informação recolhida permitiu-me ter um olhar mais analítico perante o percurso que efetuei ao longo do estágio e, também, adquirir as respostas que necessitava para as questões de investigação nomeadamente, ter compreendido que a coordenadora tem uma noção compreensão consolidada sobre esta temática; que a professora titular implementa com intencionalidade a transdisciplinaridade na sua sala e que esta potencia nos alunos um olhar aprofundado sobre tudo o que aprendem de forma interligada.
- O impacto psicológico de experiências associadas à Covid-19 : relação entre os sintomas psicopatológicos e saúde mental positivaPublication . Costa, Vasco Vicente; Neto, David DiasProblema. A investigação acerca da temática da covid-19, tem se focado nos períodos de confinamentos, evidenciando consequências negativas na saúde mental. Neste sentido, verifica-se uma escassez na literatura, especialmente em Portugal, no que diz respeito ao impacto das experiências associadas à pandemia na saúde mental dos indivíduos. Ao compreender as experiências que mais impactaram os indivíduos ao nível da saúde mental, no período pandémico, possibilita a identificação e a redução do risco associado à vivência das mesmas. Objetivo. Este estudo procurou aferir a relação entre o impacto psicológico das experiências associadas à pandemia, nos sintomas psicopatológicos e na saúde mental positiva. Método. Foi avaliada uma amostra de conveniência de 306 participantes, através de quatro variáveis: as experiências associadas à covid-19, o impacto psicológico, os sintomas psicopatológicos e a saúde mental positiva, através dos modelos de regressão linear. Resultados. Os indivíduos sentiram um impacto psicológico negativo, face à vivência das experiências associadas à pandemia, refletindo assim uma maior sintomatologia psicopatológica e níveis menores de saúde mental positiva. Conclusão. Os resultados evidenciados, mesmo numa fase final da pandemia, sustentam a importância de investigações mais detalhadas, sobre os efeitos das experiências associadas à pandemia, na saúde mental dos indivíduos. Por fim, servem também de alerta, para a importância de uma maior oferta de suporte psicológico, de forma a prevenir e diminuir os impactos futuros destas experiências, na saúde mental dos cidadãos.
- Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curricularesPublication . Burnay, Catarina Domingues; Martins, Margarida AlvesO presente relatório foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e assume como principal propósito apresentar uma investigação decorrente da experiência e atividades desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. A prática desenvolveu-se numa instituição privada, com uma turma constituída por dezanove alunos do 1.º ciclo de quatro anos de escolaridade diferentes, que se revelou, desde o início do período de estágio, muito participativa e envolvida nas propostas de trabalho curricular. Devido, sobretudo, à constituição invulgar desta turma, procurei focar o meu estudo nos momentos coletivos, essencialmente nos que decorrem das aprendizagens curriculares, para compreender mais detalhadamente como se desenrolam as interações em que estão incluídas todas as crianças do grupo. Atendendo a este objetivo, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à observação naturalista e participante e à entrevista, como técnicas de investigação. Privilegiou-se, como instrumentos de investigação, o diário de bordo e as gravações de áudio, que pretendiam registar principalmente as interações entre a professora titular e alunos e, depois, entre estes e a estagiária, nos momentos coletivos. Os dados recolhidos permitiram analisar aprofundadamente o tipo de questionamento usado pelo professor, a maneira como envolvia as crianças nas discussões e o modo como adequava o seu discurso à heterogeneidade do grupo. Permitiu perceber, ainda, a importância dos momentos coletivos e como estes se traduzem em grandes oportunidades para que todos os alunos, com as suas diferenças e saberes distintos e através da mediação certa, possam construir conhecimento.
- O desenvolvimento de competências sociais nos trabalhos de grupoPublication . Pestana, Inês Marques Costa da Câmara; Montiel, António LuísO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2021/2022. Esta decorreu numa instituição pública de ensino, numa sala do 3.º ano do Ensino Básico, composta por 25 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. O tema do presente relatório surge da observação que fiz na turma onde efetuei o meu estágio, em que os alunos pareciam mostrar dificuldades no desenvolvimento dos trabalhos de grupo, provavelmente como resultado de relações deficitárias entre pares. Neste contexto, interessou-me compreender, através de uma observação sistemática, de que forma a implementação de tarefas de realização em grupo cooperativo poderia desenvolver as competências sociais dos alunos. Toda a metodologia utilizada para a elaboração deste relatório foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta, recolhida num diário de bordo, entrevistas tanto à professora cooperante como aos alunos e grelhas de observação. A realização deste estudo permitiu-me compreender, em primeiro lugar, quais as competências sociais que os alunos devem adquirir e pôr em prática em situação de trabalho de grupo por forma a que a tarefa a realizar seja concluída com sucesso: desde logo, o saber comunicar (nas vertentes de emissor e recetor, ou seja, saber escutar o outro e saber transmitir as suas ideias), saber cooperar e saber resolver problemas, onde a criatividade e a assertividade são fundamentais. Ao mesmo tempo, pude, com este estudo, perceber qual o meu papel, enquanto futura profissional da área da educação, no desenvolvimento dessas competências dos alunos: caber-me-á, nomeadamente, criar situações de aprendizagem através das quais os alunos possam interagir e orientar cada aluno na sua função dentro do grupo de trabalho.
- Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no primeiro ano de escolaridade : trabalho de textoPublication . Guedes, Teresa Carrilho; Martins, Margarida AlvesA minha prática supervisionada decorreu numa instituição de caracter privado, numa turma de 1º ano do Ensino Básico, composta por 22 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. A aprendizagem da leitura e da escrita era uma prática recorrente em sala de aula, estando presente em diversos momentos da vida das crianças. Surge neste sentido, o trabalho de texto, uma prática utilizada na presente instituição como fundamental para a aprendizagem da escrita e da leitura. O principal objetivo foi compreender em que momentos a leitura e a escrita estavam presentes, bem como de que forma a aprendizagem das crianças evolui através do trabalho de texto. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo a uma observação não participante e participante, para aferir o papel do professor e as interações com as crianças. Foram utilizados o diário de bordo, uma entrevista à professora cooperante, bem como gravações e respetiva transcrição como instrumentos de investigação. Uma análise detalhada dos momentos de trabalho de texto permitiu-me compreender todas as fases que o compõem, o seu encadeamento, bem como de que forma é realizada a passagem da escrita para a leitura. Foi também possível perceber a evolução da aprendizagem das crianças através de uma análise aos comentários e questões que realizavam aos textos dos colegas ao longo do período em que o meu estágio decorreu.
- A gestão de conflitos no quadro do Conselho de CooperaçãoPublication . Vaz, Ana Rita da Cunha Brito David; Brito, Ana TeresaEste relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta decorreu num Estabelecimento de Ensino Público, numa sala de 2º ano, numa turma composta por 20 alunos. A professora titular regia-se pelo Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Neste contexto, foi possível investigar o Conselho de Cooperação e o Diário de Turma para perceber como se gerem os conflitos no modelo do MEM. Assim, foi fundamental realizar uma observação cuidadosa e direta, de forma a entender o papel do professor e dos alunos na gestão de conflitos tendo como base o Diário de Turma discutido no Conselho de Cooperação. Foi usada uma metodologia qualitativa, em que os instrumentos utilizados para recolha de dados foram observação participante, gravações áudio das ocorrências discutidas em Conselho, posteriormente transcritas para análise das intervenções, evidenciando em cada uma delas o papel do professor e dos alunos através de grelhas de registo criadas para o efeito, tendo em conta as categorias emergentes. A análise reflexiva dos resultados pretende dar resposta às duas questões inicialmente colocadas, procurando entender que papeis têm o professor e os alunos no decorrer do Conselho com vista à resolução de conflitos. Este estudo permitiu perceber que a partilha, o respeito, a aceitação, o diálogo, o ouvir o outro e pormo-nos no seu lugar, são aspetos cultivados no dia-a-dia desta turma e são fundamentais no desenvolvimento sociomoral das crianças. Este estudo possibilitou, igualmente, uma importante aprendizagem da profissão.
- Metodologia de trabalho de projeto no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Maria Alcobia Antão Aires; Matos, Ana Isabel Rio Tinto deO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (RPES), surge na sequência da realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), desenvolvido numa instituição pública, numa sala de 1.º ano. Este estágio englobou um período de observação e intervenção pedagógica, entre fevereiro e junho, que integrou o desenvolvimento de um estudo relacionado com a Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de 1.º CEB. Apesar da sociedade do século XXI revelar grandes marcos de desenvolvimento relativamente aos últimos dois séculos (séculos XIX e XX), o paradigma da instrução, que se centra na transmissão de conteúdos, continua a prevalecer no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em vez de existir uma exploração e construção de aprendizagens. A Metodologia de Trabalho de Projeto surge em oposição ao paradigma da instrução, valorizando o papel ativo da criança no processo de aprendizagem. Este estudo tem, assim, dois objetivos: (1) compreender as conceções e as práticas dos professores relativamente à Metodologia de Trabalho de Projeto na instituição cooperante e (2) implementar um projeto seguindo os pressupostos da Metodologia de Trabalho de Projeto com intuito de promover aprendizagens significativas e maior autonomia das crianças. O estudo aponta algumas conclusões como a importância da reflexão diária e constante para o desenvolvimento de boas práticas docentes e o contributo da metodologia do trabalho de projeto para fomentar a autonomia e aprendizagem significativa das crianças.
- Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutorPublication . Durão, Beatriz Cruz SimõesO relatório foi desenvolvido com uma turma de 1.º ano onde era aplicado o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. O tema em estudo debruça-se sobre o modo como as crianças desempenharam o seu papel enquanto tutores, assim como as suas conceções em relação às ajudas prestadas em situação de tutoria. O tema foi definido pela constatação da dificuldade que as crianças evidenciavam em prestar ajudas eficazes. Desta forma, definiram-se como objetivos: Caracterizar o modo como as crianças interagem em situação de tutoria; Compreender as conceções das crianças sobre o que é ajudar, porque é importante ajudar e como se pode ajudar; Aferir se a clarificação/discussão conjunta das conceções das ajudas em tutoria contribui para uma alteração da natureza dessas interações. Para a recolha de dados, foram selecionadas três crianças tutoras às quais foi feita uma observação do modo como interagiam em tutoria e uma entrevista com vista a compreender as suas conceções sobre as ajudas. Posteriormente, debateu-se em grande grupo as mesmas questões sobre as ajudas, contribuindo assim para uma elaboração das conclusões das crianças. Por fim, fez-se uma nova observação da interação das mesmas, no sentido de avaliar se houve alguma alteração nas interações. A partir de uma análise qualitativa das interações e conceções das crianças percebeu-se que consideram que a ajuda envolve colaboração e requer desenvolver o pensamento. Concluiu-se ainda que houve uma melhoria no modo como as crianças interagiam, mais concretamente, no modo como o tutor desempenhou o seu papel, quando comparando as interações observadas.
- Práticas de avaliação formativa: contributos para a aprendizagem dos alunosPublication . Madeira, Joana Marques Aveiro de Almeida; Monteiro, VeraO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, derivado da Prática de Ensino Supervisionada. A avaliação afigura-se como uma dimensão decorrente do ensino e da aprendizagem, constituindo-se como um instrumento que permite a mudança nos sistemas de ensino (Cosme et al., 2020). Assim, tendo por base este pressuposto, os objetivos de investigação recaíram sobre a caracterização das práticas avaliativas da professora titular de turma, onde a prática supervisionada decorreu e a implementação das fases da avaliação formativa, no conteúdo das frações, da área curricular da Matemática. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com recurso a um estudo de caso tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados a observação, o questionamento, entrevistas semiestruturadas e a implementação das fases da avaliação formativa. Toda a informação recolhida foi registada no Diário de Bordo, em grelhas de observação descritivas, registos fotográficos e áudio. A investigação foi realizada num estabelecimento de ensino de natureza jurídica privada, numa turma de 3.º ano de escolaridade, com seis crianças do sexo masculino e a docente titular de turma. A análise dos dados, permitiu aferir que as práticas avaliativas realizadas pela docente titular, aconteciam em momentos específicos, através de fichas de avaliação/verificação de aprendizagens, que eram avaliadas pela docente. Já a implementação das etapas da avaliação formativa potenciaram suporte do professor aos alunos, ao longo do processo de aprendizagem, momentos de auto/heteroavaliação dos alunos e a sua participação ativa, que culminaram no desenvolvimento de inúmeras competências.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »