Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão dos momentos coletivos e aprendizagens curricularesPublication . Burnay, Catarina Domingues; Martins, Margarida AlvesO presente relatório foi concretizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e assume como principal propósito apresentar uma investigação decorrente da experiência e atividades desenvolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. A prática desenvolveu-se numa instituição privada, com uma turma constituída por dezanove alunos do 1.º ciclo de quatro anos de escolaridade diferentes, que se revelou, desde o início do período de estágio, muito participativa e envolvida nas propostas de trabalho curricular. Devido, sobretudo, à constituição invulgar desta turma, procurei focar o meu estudo nos momentos coletivos, essencialmente nos que decorrem das aprendizagens curriculares, para compreender mais detalhadamente como se desenrolam as interações em que estão incluídas todas as crianças do grupo. Atendendo a este objetivo, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à observação naturalista e participante e à entrevista, como técnicas de investigação. Privilegiou-se, como instrumentos de investigação, o diário de bordo e as gravações de áudio, que pretendiam registar principalmente as interações entre a professora titular e alunos e, depois, entre estes e a estagiária, nos momentos coletivos. Os dados recolhidos permitiram analisar aprofundadamente o tipo de questionamento usado pelo professor, a maneira como envolvia as crianças nas discussões e o modo como adequava o seu discurso à heterogeneidade do grupo. Permitiu perceber, ainda, a importância dos momentos coletivos e como estes se traduzem em grandes oportunidades para que todos os alunos, com as suas diferenças e saberes distintos e através da mediação certa, possam construir conhecimento.
- O desenvolvimento de competências sociais nos trabalhos de grupoPublication . Pestana, Inês Marques Costa da Câmara; Montiel, António LuísO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2021/2022. Esta decorreu numa instituição pública de ensino, numa sala do 3.º ano do Ensino Básico, composta por 25 alunos, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. O tema do presente relatório surge da observação que fiz na turma onde efetuei o meu estágio, em que os alunos pareciam mostrar dificuldades no desenvolvimento dos trabalhos de grupo, provavelmente como resultado de relações deficitárias entre pares. Neste contexto, interessou-me compreender, através de uma observação sistemática, de que forma a implementação de tarefas de realização em grupo cooperativo poderia desenvolver as competências sociais dos alunos. Toda a metodologia utilizada para a elaboração deste relatório foi qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta, recolhida num diário de bordo, entrevistas tanto à professora cooperante como aos alunos e grelhas de observação. A realização deste estudo permitiu-me compreender, em primeiro lugar, quais as competências sociais que os alunos devem adquirir e pôr em prática em situação de trabalho de grupo por forma a que a tarefa a realizar seja concluída com sucesso: desde logo, o saber comunicar (nas vertentes de emissor e recetor, ou seja, saber escutar o outro e saber transmitir as suas ideias), saber cooperar e saber resolver problemas, onde a criatividade e a assertividade são fundamentais. Ao mesmo tempo, pude, com este estudo, perceber qual o meu papel, enquanto futura profissional da área da educação, no desenvolvimento dessas competências dos alunos: caber-me-á, nomeadamente, criar situações de aprendizagem através das quais os alunos possam interagir e orientar cada aluno na sua função dentro do grupo de trabalho.
- Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no primeiro ano de escolaridade : trabalho de textoPublication . Guedes, Teresa Carrilho; Martins, Margarida AlvesA minha prática supervisionada decorreu numa instituição de caracter privado, numa turma de 1º ano do Ensino Básico, composta por 22 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. A aprendizagem da leitura e da escrita era uma prática recorrente em sala de aula, estando presente em diversos momentos da vida das crianças. Surge neste sentido, o trabalho de texto, uma prática utilizada na presente instituição como fundamental para a aprendizagem da escrita e da leitura. O principal objetivo foi compreender em que momentos a leitura e a escrita estavam presentes, bem como de que forma a aprendizagem das crianças evolui através do trabalho de texto. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo a uma observação não participante e participante, para aferir o papel do professor e as interações com as crianças. Foram utilizados o diário de bordo, uma entrevista à professora cooperante, bem como gravações e respetiva transcrição como instrumentos de investigação. Uma análise detalhada dos momentos de trabalho de texto permitiu-me compreender todas as fases que o compõem, o seu encadeamento, bem como de que forma é realizada a passagem da escrita para a leitura. Foi também possível perceber a evolução da aprendizagem das crianças através de uma análise aos comentários e questões que realizavam aos textos dos colegas ao longo do período em que o meu estágio decorreu.