Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Metodologia de trabalho de projeto no 1.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
27860.pdf1.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (RPES), surge na sequência da realização do estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), desenvolvido numa instituição pública, numa sala de 1.º ano. Este estágio englobou um período de observação e intervenção pedagógica, entre fevereiro e junho, que integrou o desenvolvimento de um estudo relacionado com a Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de 1.º CEB. Apesar da sociedade do século XXI revelar grandes marcos de desenvolvimento relativamente aos últimos dois séculos (séculos XIX e XX), o paradigma da instrução, que se centra na transmissão de conteúdos, continua a prevalecer no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em vez de existir uma exploração e construção de aprendizagens. A Metodologia de Trabalho de Projeto surge em oposição ao paradigma da instrução, valorizando o papel ativo da criança no processo de aprendizagem. Este estudo tem, assim, dois objetivos: (1) compreender as conceções e as práticas dos professores relativamente à Metodologia de Trabalho de Projeto na instituição cooperante e (2) implementar um projeto seguindo os pressupostos da Metodologia de Trabalho de Projeto com intuito de promover aprendizagens significativas e maior autonomia das crianças. O estudo aponta algumas conclusões como a importância da reflexão diária e constante para o desenvolvimento de boas práticas docentes e o contributo da metodologia do trabalho de projeto para fomentar a autonomia e aprendizagem significativa das crianças.
The following “Report of Supervised Teaching Practice” emerged from a developed internship in a public elementary school context. The internship was carried out between February and June of 2022 and was based on both an observation method and educational intervention so it could be possible to study “Project Work Methodology”, in the classroom. Even though there are some milestone developments in the XXI century society, the educational paradigm of content transmission over exploiting and building a different learning perspective continues to prevail in elementary schools. Project Work Methodology emerges as an opponent to this paradigm, because the child has an active role in the learning process. Therefore, the study relies on 2 main objectives: 1) to understand the conceptions and practices of teachers in what concerns the Project Work Methodology, in the cooperating institution, and 2) to initiate a project which encourages significant learning skills and greater autonomy among the children. The study has allowed to draw firm conclusions such as the importance of daily reflections to help developing good teaching skills and also the contribution of Project Work Methodology to encourage the autonomy and learning skills of the children.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta no ISPA- Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo de Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.º série, n. º153, de 7 de Agosto

Keywords

Metodologia de trabalho de projeto Papel do professor Autonomia Aprendizagens significativas Papel ativo da criança Project work methodology; ; ; ; Active role of the crhild. Autonomy Significant learning skills Teacher role Active role of the child.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue