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- A transdisciplinaridade como processo de ensino-aprendizagem no 1ºCEBPublication . Simão, Joana Catarina Ferreira; Brito, Ana TeresaO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada (RPES) surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e teve como objetivo compreender a relevância da transdisciplinaridade como processo de ensino- aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico. A prática de estágio ocorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social, numa sala de 1º ano. A problemática surgiu a partir da leitura e análise do Projeto Educativo da instituição, onde esta temática está presente. Para realizar a investigação, no meu local de estágio, utilizei uma metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas semiestruturadas; observação participante e não participante; notas de campo e registos fotográficos, como instrumentos de investigação. Através da mesma, procurei compreender a relevância do projeto educativo para a vivência da transdisciplinaridade na instituição; as práticas que a professora cooperante utiliza para concretizar a transdisciplinaridade com o seu grupo/turma e os benefícios da transdisciplinaridade para as crianças, nomeadamente num ano de transição entre o Jardim de Infância e do 1º ciclo, numa época pós-pandemia. A informação recolhida permitiu-me ter um olhar mais analítico perante o percurso que efetuei ao longo do estágio e, também, adquirir as respostas que necessitava para as questões de investigação nomeadamente, ter compreendido que a coordenadora tem uma noção compreensão consolidada sobre esta temática; que a professora titular implementa com intencionalidade a transdisciplinaridade na sua sala e que esta potencia nos alunos um olhar aprofundado sobre tudo o que aprendem de forma interligada.
- O impacto psicológico de experiências associadas à Covid-19 : relação entre os sintomas psicopatológicos e saúde mental positivaPublication . Costa, Vasco Vicente; Neto, David DiasProblema. A investigação acerca da temática da covid-19, tem se focado nos períodos de confinamentos, evidenciando consequências negativas na saúde mental. Neste sentido, verifica-se uma escassez na literatura, especialmente em Portugal, no que diz respeito ao impacto das experiências associadas à pandemia na saúde mental dos indivíduos. Ao compreender as experiências que mais impactaram os indivíduos ao nível da saúde mental, no período pandémico, possibilita a identificação e a redução do risco associado à vivência das mesmas. Objetivo. Este estudo procurou aferir a relação entre o impacto psicológico das experiências associadas à pandemia, nos sintomas psicopatológicos e na saúde mental positiva. Método. Foi avaliada uma amostra de conveniência de 306 participantes, através de quatro variáveis: as experiências associadas à covid-19, o impacto psicológico, os sintomas psicopatológicos e a saúde mental positiva, através dos modelos de regressão linear. Resultados. Os indivíduos sentiram um impacto psicológico negativo, face à vivência das experiências associadas à pandemia, refletindo assim uma maior sintomatologia psicopatológica e níveis menores de saúde mental positiva. Conclusão. Os resultados evidenciados, mesmo numa fase final da pandemia, sustentam a importância de investigações mais detalhadas, sobre os efeitos das experiências associadas à pandemia, na saúde mental dos indivíduos. Por fim, servem também de alerta, para a importância de uma maior oferta de suporte psicológico, de forma a prevenir e diminuir os impactos futuros destas experiências, na saúde mental dos cidadãos.