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- Quem vê as caras dos médicos, não vê os seus currículos : Como as impressões de personalidade realizadas a partir das fotografias dos médicos influenciam a sua escolhaPublication . Mimoso, Ana Rita Alves; Garcia-Marques, TeresaAtualmente, através das plataformas online dos hospitais é-nos possível escolher o médico que pretendemos que nos atenda numa consulta, e que seja potencialmente, quem nos acompanhe em determinada situação médica. Estas plataformas não nos fornecem apenas o nome e o currículo de determinado médico. Na sua larga maioria, apresentam-nos também a fotografia do mesmo. Tal facto, permite-nos formar uma impressão do médico não fazendo uso apenas das suas competências profissionais demonstradas no currículo como também fazendo uso da nossa capacidade de julgar a personalidade do outro quando somos somente expostos a caras desconhecidas (Willis & Todorov, 2006). Os fenómenos do impacto da aparência facial têm sido extensivamente observados no campo da política, onde se verifica que o voto do eleitor é influenciado pelos julgamentos de personalidade que este realiza a partir da aparência facial dos candidatos (e.g., Sussman et al., 2013). O presente estudo aborda a mesma hipótese, mas no campo da medicina, averiguando a complexidade do processo de decisão na seleção de um médico através de plataformas online, isto é, se baseamos a nossa decisão na positividade das características de personalidade que são inferidas através das fotografias das caras dos médicos ou se nos envolvemos em processos mais deliberados de escolha (análise dos currículos). Como esperado, encontrámos evidência de que os participantes selecionaram o médico, utilizando a aparência facial dos médicos como heurísticas para a tomada de decisão, priorizando as características da confiabilidade e competência, inferidas a partir das caras dos médicos.
- PNL, para que te quero : o impacto da Programação Neurolinguística, na autoestima, no florescimento psicológico e no locus de controloPublication . Bárbara, Carolina da Costa; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deA presente investigação tem como objetivo estudar o impacto que a Programação Neurolinguística (PNL) tem num conjunto de variáveis psicológicas – Auto-Estima, Florescimento Psicológico e Locus de Controlo. A amostra caracteriza-se por 290 participantes recrutados através de um questionário online, 167 dos quais são indivíduos do sexo feminino (57.6%), e os restantes 123 do sexo masculino (42.4%), com idades compreendidas entre os 16 e os 69 anos (M = 33.7, DP = 10.9). A amostra encontra-se bem distribuída ao nível de participantes que reportam ter tido e não ter tido qualquer contacto com a PNL (45.2% e 54.8%, respetivamente). Para avaliar as variáveis em estudo, foram aplicadas a Escala de Auto-Estima de Rosenberg (RSES), traduzida e adaptada para a língua portuguesa por Pechorro e colaboradores (2011), a Escala de Florescimento Psicológico (PERMA Profiler), validada para a população portuguesa por Caracol (2015), e a Bateria de Escalas de Expectativas Generalizadas de Controlo (BEEGC-20), adaptada para a população portuguesa por Silva (2010). Foi ainda avaliada uma variável de “Conhecimentos em PNL” operacionalizada através de um instrumento de escolha múltipla de 10 itens, construído originalmente para esta investigação, e que permite avaliar os reais conhecimentos dos participantes quanto aos pressupostos, teoria e prática da ferramenta da PNL. Os resultados demonstram um impacto positivo do contacto e conhecimentos em PNL com a Auto-Estima, algumas dimensões da variável Florescimento Psicológico, bem como algumas dimensões da variável Locus de Controlo. As implicações práticas dos resultados encontrados, serão discutidas e apresentadas ao longo do presente estudo.
- Fast but not furious : a magnitude do imprevisto e o impacto na coordenação e no desempenho de equipas de bombeiros sapadoresPublication . Duarte, Rita de Freitas; Quinteiro, Pedro MarquesO presente estudo tem o objetivo de analisar de que forma é que os comportamentos de Coordenação Explícita e Implícita, como processos de equipa, contribuem para a capacidade de uma equipa de Bombeiros Sapadores lidar com Imprevistos que possam ocorrer durante a tarefa de desencarceramento e se esses comportamentos têm impacto no Desempenho Objetivo. Considerando que o contexto de atuação destas equipas é extremo, a recolha foi feita num contexto de treino, no qual se introduziu variáveis que se verificam nos contextos reais (i.e. Imprevisto de Alta Urgência versus Baixa Urgência). Neste estudo participam 140 recrutas pertencentes ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, do Quartel-Escola em Marvila. Estes participantes foram organizados em 28 equipas, de 5 membros cada: 4 técnicos e 1 socorrista (existe ainda 1 líder que não faz parte da amostra). Para avaliar os comportamentos de Coordenação Explícita e Implícita foi utilizada uma grelha de análise elaborada especificamente para o presente estudo denominada Co-EXTRACT, que por sua vez é baseada na grelha de análise pré-existente Co-ACT (Kolbe, Burtscher, & Manser, 2013). O Desempenho Objetivo foi avaliado através da cronometragem do tempo que cada equipa demorou a completar a tarefa de desencarceramento. Relativamente aos resultados do estudo, verificou-se a existência de diferenças significativas entre os grupos experimentais (i.e. Alta Urgência versus Baixa Urgência) ao nível das variáveis Coordenação Explícita, Implícita e Desempenho Objetivo. Ainda, a hipótese da mediação foi corroborada. Além das hipóteses, deu-se resposta a todas as questões de investigação, através da análise das trajetórias de coordenação.
- Eventos e sintomas de stress póstraumático em guardas prisionais: o efeito moderador das estratégias de copingPublication . Carretas, Luís Jerónimo Sancha; Neto, David DiasEste estudo tem como principal objetivo estudar o efeito da exposição a eventos traumáticos nos sintomas de stress pós-traumático. Pretende-se ainda averiguar de que modo as estratégias de coping a que estes recorrem podem alterar esta relação. A amostra é composta por 209 participantes, todos guardas prisionais no ativo, a exercer funções em diversos estabelecimentos prisionais portugueses. Quanto aos resultados obtidos neste estudo, estes revelaram que apenas alguns dos eventos traumáticos (agressão física; a agressão com arma; a agressão sexual; o sofrimento humano grave; a lesão grave, dano ou morte que provocou a outra pessoa; qualquer outro evento stressante) têm um efeito significativo nos sintomas de stress pós-traumático (intrusão, evitamento e hiperativação). As estratégias de coping têm uma associação significativa e positiva com os sintomas de stress pós-traumático de intrusão, de evitamento e de hiperativação. No que respeita ao efeito moderador das estratégias de coping na relação entre os eventos traumáticos e os sintomas de stress pós-traumático, este não se verificou.
- Emoções e motivação na disciplina de português em alunos do secundárioPublication . Ferreira, Mariana Sofia Martins; Monteiro, VeraEsta dissertação de mestrado, centra-se no estudo das emoções, em aula e teste, na sua relação com a motivação na disciplina de português, e ainda na forma como estas duas variáveis se relacionam com o género e com o ano de escolaridade (10º, 11º e 12º ano). A metodologia utilizada foi quantitativa sendo que os dados foram recolhidos através de dois questionários: Um questionário de avaliação da autorregulação académica e um outro de avaliação das emoções de realização. Participaram 142 sujeitos do ensino secundário da região de Lisboa. Através dos resultados obtidos constatou-se que estes estudantes têm níveis baixos de motivação. Relativamente às emoções, tanto na aula como nos testes, os estudantes apresentam emoções mais positivas em relação à disciplina de Português do que emoções negativas. Constatou-se uma correlação positiva, significativa entre as emoções positivas e a motivação autónoma e uma correlação significativa, negativa entre as emoções negativas e a motivação autónoma. Relativamente ao género, os níveis de motivação autónoma foram mais elevados nas raparigas, os rapazes apresentaram níveis de motivação mais controlada, e as raparigas, em situações de teste, apresentaram valores superiores de ansiedade e zanga. Quanto ao ano de escolaridade, verificou-se que a motivação autónoma decresce do 10º para o 12º ano, que as emoções positivas em sala de aula decrescem com o aumento da escolaridade e o inverso se verifica com as emoções negativas, quer na situação de teste como de sala de aula.
- Justiça Organizacional, Intenções de Saída e Resiliência : empresas familiares e não familiares no contexto da hotelaria em PortugalPublication . Cunha, Mariana de Morais; Pimentel, Duarte Nuno GonçalvesO presente estudo tem como objetivo expandir a investigação no âmbito das empresas familiares no que toca à perceção de justiça organizacional, às intenções de saída e à resiliência. Tendo o contexto do setor da hotelaria portuguesa como base, pretendeu-se (1) averiguar se existem diferenças entre colaboradores empresas familiares e empresas não familiares no que toca às perceções de justiça organizacional, às intenções de saída e à resiliência, (2) no que toca às empresas familiares, averiguar se existe uma relação entre perceções de justiça organizacional e intenções de saída e se essa relação é mediada pela resiliência. A amostra é composta por 205 participantes dos quais 98 são colaboradores de empresas familiares. Os resultados obtidos revelam que não existem diferenças entre empresas familiares e empresas não familiares no que toca às três variáveis de estudo. Adicionalmente, evidenciou-se a existência de uma relação negativa entre perceção de justiça organizacional e intenções de saída, sendo a mesma mediada pela resiliência dos colaboradores.