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- A criança como sujeito e agente ativo da sua aprendizagemPublication . Silva, Vânia Patrícia Rodrigues da; Brito, Ana TeresaO tema do presente Relatório de Prática do Ensino Supervisionada (RPES), desenvolve-se no âmbito das seguintes questões: “No contexto de estágio, as crianças são ouvidas?; As crianças influenciam as atividades propostas e realizadas?; A Educadora pode promover, intencionalmente, mecanismos e práticas participativas com as crianças?; Como estagiária finalista do MEPE, poderei desenvolver propostas potenciando a participação das crianças?”. A instituição onde decorreu a Prática Supervisionada (estágio) é de natureza jurídica pública, situa-se na cidade de Lisboa, tendo o grupo com que estagiei 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Este relatório procura compreender a importância da participação das crianças no seu âmbito educativo em Educação Pré-Escolar, potenciando práticas participativas com as crianças. Para a sua concretização foi realizada uma investigação qualitativa, onde foram recolhidos dados através de observação participante e não-participante e de uma entrevista estruturada à educadora cooperante que teve como principal objetivo compreender as estratégias que utiliza na sala e compreender como define o nível de participação do grupo. Relativamente às estratégias utilizadas ao longo desta intervenção, foi muito relevante evidenciar a contenção do adulto para dar voz à criança, permitindo que o grupo fosse ativo na programação de todas as atividades desenvolvidas. Conclui-se que o nível de participação das crianças no seu âmbito educativo é bastante significativo, tornando as atividades muito mais ricas e motivadoras para o grupo, sendo a intencionalidade educativa um fator determinante na promoção efetiva desta participação.
- Porque é que as pessoas existem : a voz ativa da criança no movimento da escola modernaPublication . Barreto, Rita Pinto de Moniz; Brito, Ana TeresaEste relatório tem como tema “A voz ativa da criança no contexto do Movimento da Escola Moderna”. Como objetivos, procura compreender que impacto tem no desenvolvimento da criança, o facto de esta ser mais participativa e ativa num ambiente de Educação pré-escolar (EPE), qual a influência do Movimento da Escola Moderna (MEM) na promoção da voz ativa da criança e perceber que papel tem o educador ao promover a participação e voz da criança. Este tema e objetivos surgiram no decorrer da minha prática supervisionada, realizada numa Instituição Privada de Solidariedade Social, onde a pedagogia utilizada é o MEM, sendo que a sala que me recebeu, era composta por um grupo de 23 crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e os 5 anos, um grupo heterogéneo. Para a realização deste estudo, contei com a participação ativa das crianças, que observei atentamente recorrendo às notas de campo com o fim de me ajudar a compreender os objetivos traçados para a realização deste Relatório Final sobre a Prática Supervisionada. Também, para melhor esclarecer os objectivos delineados e os aspetos observados, realizei uma entrevista a educadora cooperante. A Metodologia utilizada foi, assim, qualitativa, permitindo-me refletir, de modo fundamentado, que a pedagogia aplicada pela instituição, bem como o trabalho realizado pela educadora, contribui para que as crianças sejam seres ativos no seu quotidiano em EPE, num contexto democrático em que desenvolvem um bom sentido interventivo e crítico face a si mesmas, aos outros e ao mundo que as rodeia. Permitiu-me ainda reconstruir a minha visão sobre a educação pré-escolar e de como profissionais podemos tornar melhor o dia a dia de uma criança, ouvindo-a, proporcionandolhe espaços e momentos para que esta seja autónoma e construindo a fundação para ser uma boa cidadã.