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- Diálogos nas interações : reflexões sobre a ação educativa de uma futura educadora de infânciaPublication . Fernandes, Silvia Andreia Cordeiro; Lacerda, Maria Cerveira Serra ForjazO presente relatório realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, pretende explanar a prática reflexiva de uma futura educadora de infância e o modo como essa reflexão remete para a ação e para o diálogo com as crianças. Com o intuito de focar a minha atenção para posterior reflexão recorri aos seguintes objetivos: i) dialogar com as crianças para potenciar as interações , a partilha e a aceitação pelo outro; (ii) refletir sobre a ação do adulto como agente ativo na valorização de opiniões e escolhas das crianças; (iii) refletir sobre a ação educativa como espaço de diálogo das interações entre crianças e entre adultos e crianças. A investigação é alicerçada numa abordagem qualitativa com recolha de informação baseada na observação e análise das situações vivenciadas, como também na análise documental. A apresentação, a análise e a reflexão das intervenções permitiu compreender que a escuta das crianças pode sugerir o caminho de aprendizagem, bem como tornar visível a intencionalidade pedagógica e potenciar a construção da profissionalidade docente.
- Traços de personalidade, engagement, intenções de saída e o efeito mediador do clima organizacional : um estudo de caso numa empresa de animaçãoPublication . Silva, Joana Filipa Lopes; Ribeiro, Rui BártoloO principal objetivo da presente investigação passou por analisar a relação estabelecida entre os cinco grandes Traços de Personalidade e os níveis de Engagement dos colaboradores de uma empresa de animação e organização de eventos. Procedeu-se ainda ao estudo da relação estabelecida entre o Engagement e as Intenções de Saída organizacionais, bem como o papel mediador exercido pelo Clima Organizacional sobre a relação supracitada. A amostra total contou com a participação de 106 colaboradores da empresa em estudo. A fim de avaliar as variáveis em análise, foi aplicado um protocolo online, composto por quatro instrumentos: Big Five Inventory (Bártolo-Ribeiro & Aguiar, 2008), Utrecht Work Engagement Scale, (Schaufeli & Bakker, 2003), escala de Clima Organizacional- CLIOR (Peña-Suárez, Muñiz, Campillo-Álvarez, Fonseca-Pedrero & García-Cueto, 2012) e por fim, a escala de Intenções de Saída Organizacional (Bártolo- Ribeiro, 2018). No que se refere à análise dos resultados obtidos quanto à relação dos Traços de Personalidade com o Engagement, os resultados alcançados revelaram que apenas a Amabilidade e a Abertura à Experiência apresentam correlações significativas com o Engagement. Quanto à relação estabelecida entre o Engagement e as Intenções de Saída, também esta demonstrou correlações significativas entre as variáveis em vista. Por fim, foi realizada a análise da variável mediadora, o Clima Organizacional, corroborando-se o papel mediador do Clima sobre a relação entre o Engagement e as Intenções de saída. Como tal, é possível afirmar que o Engagement e o Clima Organizacional se encontram negativamente correlacionados com as intenções de saída dos colaboradores.
- Organização etária dos grupos em educação pré-escolar reflexões sobre a gestão de um grupo etário homogéneoPublication . Vieira, Patricia Daniela Moutinho; Mata, LourdesO tema do presente relatório trata a organização etária dos grupos em Educação Pré-Escolar, aprofundando a reflexão sobre o modo como um grupo etário homogéneo é gerido. Foram colocadas quatro questões orientadoras sobre o tema considerando como principal objetivo compreender quais as características e específicidades (vantagens e desvantagens) da organização de um grupo homogéneo por idades através da análise das interações criança-criança, da organização do ambiente educativo, bem como do papel do educador. O estudo desenvolvido foi de origem qualitativa, na qual foram utilizadas como abordagens metodológicas para a recolha de informações a observação naturalista não-participante, a observação sistemática, os registos escritos em notas de campo, as conversas informais com a Educadora Cooperante e os três inquéritos por questionário aos Educadores de Infância da instituição onde ocorreu a Prática Supervisionada em Jardim de Infância, cujo grupo era constituído por vinte crianças com quatro anos de idade. Durante o estudo verificou-se que os Educadores de Infância que atuam com uma organização de grupos etários homogéneos apontam, maioritariamente, vantagens quanto à ação educativa e planeamento do ambiente educativo/sala. Constataram-se inúmeras desvantagens quanto ao nível do desenvolvimento global de cada criança através das interações entre pares da mesma idade. Verificou-se, também, que perante um grupo homogéneo em idades, os Educadores de Infância tendem a focar a sua abordagem no papel do adulto como dinamizador de todas as aprendizagens e, consequentemente a uniformizar as aprendizagens das crianças.
- Agressores sexuais de pessoas com especial vulnerabilidade : dinâmicas abusivas, distorções cognitivas, estratégias de coping e atitudes sexuaisPublication . Baúto, Ricardo Jorge Ventura; Leal, Isabel Pereira; Cardoso, Jorge Manuel SantosA presença de limitações físicas e/ou intelectuais, assim como a idade da vítima, são referidas na literatura internacional como características de especial vulnerabilidade para a vitimação sexual. Contudo, os estudos são escassos no que diz respeito aos fatores motivacionais relacionados com a agressão de pessoas com especial vulnerabilidade. As Teorias/Modelos etiológicos sugerem, como característica comum específica das vítimas, o facto de, na sua maioria, estarem dependentes de terceiros. De acordo com a literatura sobre a agressão sexual perpetrada sobre esta franja populacional, a facilidade de acesso à vítima, representa um importante fator motivacional na passagem ao ato. Contudo, para que esta ocorra, outros fatores terão de estar presentes. As distorções cognitivas reúnem consenso na literatura, suportando a minimização ou legitimação dos comportamentos. Paralelamente, défices ao nível da regulação emocional dos agressores, tendem a ser compensados com recurso a estratégias de coping sexual, contribuindo para o acentuar de comportamentos compulsivos, fortemente associados à agressão sexual. Alicerçadas nas dinâmicas sexuais dos sujeitos, as atitudes sexuais tendem a surgir associadas a práticas impessoais e de instrumentalização, com vista à gratificação sexual. Este estudo teve como objetivo principal consolidar o conhecimento acerca das características associadas à perpetração de violência sexual em grupos com especial vulnerabilidade. Para tal, recorreu-se-se a três amostras de forma a dar resposta aos objetivos específicos. A primeira amostra resultou de 72 processos individuais de reclusos, a cumprir pena de prisão efetiva por crimes de abuso sexual de crianças e menores dependentes e teve como objetivo desenvolver um Modelo exploratório baseado na técnica dos perfis criminais, que permitisse descrever as práticas abusivas, relação com as vítimas e oportunidade, assim como a capacidade de assumir a responsabilidade pelo crime; A segunda amostra foi constituída por quatro abusadores sexuais condenados pelo crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência por razão de anomalia, psíquica ou físicas, aos quais foram realizadas quatro entrevistas visando identificar e descrever o conteúdo das suas narrativas, permitindo assim definir diferenças/especificações em comparação com outras tipologias de agressores; A terceira, e última amostra, foi constituída por 141 sujeitos, sendo que 41.8% (n=59) eram reclusos a cumprir pena de prisão efetiva por crimes de abuso sexual de crianças e menores dependentes e 58.2% (n=82) sujeitos pertencentes à população geral, tendo-se como objetivo analisar diferenças entre abusadores sexuais e a população geral, ao nível das distorções cognitivas, estratégias de coping sexual, e atitudes sexuais. Procurou-se assim estabelecer os pressupostos necessários para desenvolver um Modelo preditivo hierárquico baseado nestas variáveis. Dos resultados obtidos no primeiro estudo, foi possível definir um Modelo com quatro tipologias criminais, sendo que em 78.8% dos casos configuravam agressão ocrrida em contexto intrafamiliar, com um acesso privilegiado às vítimas. Os resultados do segundo estudo revelaram que as cognições formuladas pelos abusadores de pessoa incapaz de resistência, por razão de anomalia psíquica ou física, apresentam contornos de legitimação e/ou minimização das situações de abuso semelhantes aos presentes na literatura, ainda que com uma argumentação específica ao nível da capacidade da vítima consentir nos contactos sexuais. O terceiro estudo permitiu demonstrar que a presença de distorções cognitivas, estratégias de coping sexual e atitudes sexuais, permitem distinguir com uma acuidade 82% entre um grupo de agressores sexuais e a população geral. Em suma, esta investigação consolida o conhecimento existente sobre a agressão sexual e apresenta resultados empíricos que apontam para a relevância das variáveis cognitivas, no comportamento sexual violento. Paralelamente, os resultados obtidos sugerem a necessidade de aprofundar a investigação junto de vítimas especialmente vulneráveis, uma vez que as características dos seus agressores tendem a ser diferenciadas face a outras tipologias, o que poderá ter impacto na definição dos planos de intervenção e na avaliação de risco futuro destes sujeitos.