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- Funcionamento familiar e bem-estar: Qual a relação? A fadiga como elemento moderadorPublication . Carvalheira, José Maria Madeira De Melo; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deEste estudo pretende analisar a relação entre Funcionamento Familiar e Bem-estar, bem como aferir o eventual efeito moderador da Fadiga na sua relação em pessoal de voo de Aviação Comercial. Assim sendo, formularam-se as seguintes hipóteses: 1) o Funcionamento Familiar tem uma associação significativa e positiva com o Bem-estar; 2) a Fadiga percecionada tem uma associação significativa e negativa com o Bem-estar; 3) a Fadiga percecionada tem um efeito moderador na relação entre o Funcionamento Familiar e o Bem-estar. Esta investigação teve a intervenção de 59 participantes (10 homens e 49 mulheres) com idades entre os 20 e os 49 anos de idade (M= 26,56; DP= 5,745), todos empregados como pessoal de voo (pilotos e tripulantes de cabine), a trabalhar em Portugal ou no estrangeiro em diversas companhias de aviação comercial. Os resultados indicaram um impacto significativo e positivo do Funcionamento Familiar no Bem-Estar mas não indiciam que o Funcionamento Familiar tenha uma associação significativa e positiva com a saúde, tendo-se confirmado parcialmente a hipótese 1; Comprovou-se a associação significativa e negativa da Fadiga com o Bem-estar, confirmando a hipótese 2; A hipótese 3 foi confirmada pois os resultados apontam para um efeito moderador da Fadiga na relação entre o Funcionamento Familiar e o Bem-estar.
- A qualidade de vinculação aos pais e aos pares, os comportamentos auto-lesivos e a ideação suicida nos adolescentesPublication . Silva, Inês do Nascimento Domingos Heitor e; Pereira, Maria GouveiaOs comportamentos auto-lesivos são um problema de saúde pública nos adolescentes, relacionando-se com a ideação suicida. A qualidade de vinculação desempenha um papel importante nestes. Perante a escassez de literatura que relacione a qualidade das relações de vinculação, os comportamentos auto-lesivos e a ideação suicida, torna-se pertinente o seu estudo. Neste sentido, o presente trabalho pretendeu explorar estas variáveis, analisando o sexo e o grupo etário, numa amostra comunitária de adolescentes do ensino secundário. Procurou-se, ainda, averiguar em que medida as diferentes dimensões da qualidade de vinculação (confiança, comunicação e alienação) prediziam o envolvimento em comportamentos auto-lesivos e a ocorrência de ideação suicida. Participaram 847 adolescentes (14-21 anos), os quais preencheram o Inventário da Vinculação aos Pais e aos Pares (Neves, Soares, & Silva, 1999), o Inventário dos Comportamentos Auto-lesivos (Gouveia-Pereira & Duarte, 2015) e o Questionário de Ideação Suicida (Ferreira & Castela, 1999). Verificou-se uma boa qualidade de vinculação aos pais e aos pares. As prevalências dos comportamentos auto-lesivos, da ideação suicida e das tentativas de suicídio foram 33,8%, 51,5% e 10,5%, respectivamente, e superiores no sexo feminino. Os comportamentos auto-lesivos relacionaram-se principalmente com as dimensões parentais da qualidade de vinculação, enquanto a ideação suicida só não se relacionou com a comunicação aos pares. Os preditores dos comportamentos auto-lesivos foram a confiança ao pai, a alienação à mãe e ao pai. Os preditores da ideação suicida foram a confiança à mãe e alienação à mãe, ao pai e aos pares. Alude-se à continuação da condução de investigação nestes temas.
- Espelho meu, espelho meu, qual de nós sou eu?Publication . Roças, Inês Filipa Simões; Vila Real, Ângela; Delgado, Luís Manuel RomanoA relação entre gémeos encontra-se muitas vezes associada, na literatura científica a problemáticas identitárias. Até ao momento o sujeito foi maioritariamente compreendido a partir do olhar do outro, e o mesmo acontece com os gémeos, a compreensão da relação emerge do olhar de outro. O presente estudo, pretende compreender o sujeito que vive a relação e o que para ele se constitui como experiência gemelar. Os processos psíquicos de identificação e diferenciação contribuem assim, para a dinâmica relacional, e consequentemente, para a configuração identitária dos dois pares de gémeos – com ambos os géneros representados e com idades compreendidas entre os 46 e os 60 anos. O instrumento utilizado foi a Entrevista Narrativa em Associação Livre (FANI). A sua aplicação resultou na obtenção de quatro narrativas que foram analisadas individualmente e em conjunto numa análise conduzida pelos elementos do discurso dos participantes que mais se destacam. Os resultados evidenciam diferenças entre os pares de gémeos. Para Filipe e Luís a família promove a indiferenciação entre ambos, no caso de Carmo e Teresa o lugar ocupado na família permite a sua diferenciação. No entanto, entende-se que também existem pontos em comuns, transversais, aos dois pares de gémeos, referentes a uma relação anaclítica de dependência e apoio, e à presença do gémeo promovendo a gratificação e a satisfação narcísica. A conquista da autenticidade configura-se, por outras palavras, através da resolução do conflito entre a indiferenciação e a autonomia. O presente estudo foi enriquecedor, permitindo uma melhor compreensão do sujeito que vive a relação, e do impacto da relação na configuração identitária. O presente estudo contribuiu para o desenvolvimento e reflexão acerca da relação gemelar, e para a necessidade de se pensar a mesma em contexto terapêutico, mas precisamente na transferência.
- Self ou não-self, eis a questão - A influência da personagem no self do ator numa perspectiva psicanalíticaPublication . Correia, Rita Leitão; Delgado, Luís Manuel RomanoA psicologia e o teatro, ainda que sendo duas disciplinas distintas, uma vez analisadas numa perspectiva interdisciplinar podem trazer contributos relativamente aos fenómenos psíquicos inconscientes. Na presente investigação pretende-se perceber se processo de criação/incorporação da personagem poderia influenciar o self/autocompreensão do ator através de entrevistas semi-estruturadas, onde foram abordadas questões acerca da percepção do ator sobre si próprio, sobre a sua personagem e sobre a experiência de interpretação/incorporação. Para completar a recolha de dados foi também utilizada a prova projetiva T.A.T.. Os resultados obtidos correspondem aos esperados, uma vez que se percebeu que existiu influência por parte da personagem no self do ator.
- Funcionamento familiar e a sua relação com comportamentos suicidários, depressão, ansiedade e stress em adolescentes numa amostra clínicaPublication . Serra, Rute Carina Viegas; Pereira, Maria GouveiaO suicídio tem sido reportado como a 2ª causa de morte em jovens entre os 15 e os 24 anos. Os estudos acerca dos comportamentos autolesivos e dos atos suicidas são escassos em Portugal e a literatura internacional apresenta contradições acerca desta temática. A presente investigação tem por objetivo caracterizar os jovens que se dirigem ao Serviço de Psiquiatria de um hospital público em Lisboa e descrever a frequência de comportamentos autolesivos (CAL), tentativas de suicídio (TS), ideação suicida (IS) e vontade de morrer (VM). Pretendeu-se, ainda, caracterizar o funcionamento familiar (coesão, flexibilidade, comunicação e satisfação), bem como depressão, ansiedade e stress nestes jovens. A amostra considerou 100 adolescentes com idades entre os 12 e os 21 anos, 37% são do sexo masculino e 63% do sexo feminino, que recorreram ao Serviço de Psiquiatria. Solicitou-se aos participantes o preenchimentos das seguintes escalas: Escala de Avaliação da Coesão e Flexibilidade Familiar (FACES-IV), Escala Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21), Inventário dos Comportamentos Autolesivos e Questionário de Ideação Suicida (SIQ). Os dados revelaram que 83,3% dos jovens tinham comportamentos autolesivos. Melhores níveis de comunicação e satisfação familiar e menores níveis de psicopatologia levam a menos CAL, TS, IS e VM. As raparigas exibem mais CAL, IS e VM que os rapazes. Ainda, a ansiedade é a variável com maior impacto nos CAL e TS, e a depressão na IS. Conclui-se também que a satisfação familiar surgiu como o fator familiar com maior efeito nos CAL, TS e IS.
- "Que nunca por vencidos se conheçam" - A experiência de ser soldado paraquedistaPublication . Carmo, Liliana Patrícia Ferreira; Rodrigues, Vitor AmorimO presente estudo tem como objetivo principal explorar e compreender a experiência vivida de soldados paraquedistas, através do olhar dos mesmos, ou seja, pretende-se descrever as suas experiências vividas. A metodologia aplicada para tal é o método fenomenológico IPA, para que seja possível estudar e compreender os fenómenos vividos por diferentes indivíduos e, consequentemente, alcançar uma descrição final com os constituintes essenciais e permanentes desta experiência. A amostra é constituída por 4 participantes do sexo masculino que ocupam o cargo de soldados paraquedistas, com idades compreendidas entre os 22 e os 27 anos. Os resultados indicam que a experiência em estudo envolve uma diversidade de sentimentos, relacionada com os principais temas comuns a todos os participantes, designadamente as razões da escolha, os momentos críticos (dificuldades e sofrimento), a resiliência, a identidade paraquedista (conquista do medo e identidade), criação de laços, e mudanças no ser e estar-no-mundo.
- Exploring the dark side - A influência do autoritarismo e de crenças fundamentalistas na manifestação de comportamentos radicaisPublication . Parente, Joana Mafalda dos Anjos; Garcia-Marques, TeresaNos últimos anos, o terrorismo tem ganho uma grande dimensão, no entanto, perceber porque é sujeitos que não têm qualquer tipo de ligação com o radicalismo se juntam a grupos terroristas e se envolvem em atrocidades é uma tarefa extremamente difícil. Com este estudo, pretende-se perceber que tipo de personalidade podem ter sujeitos com crenças/ideologias fundamentalistas e a sua relação com a exibição ou adesão a comportamentos radicais. A amostra constituiu-se por um total de 301 participantes dos quais 108 são do género masculino e 193 do género feminino, com idades compreendidas entre os 13 e 69. O questionário era constituído por quatro escalas e um inventário, sendo estes: Escala de Fundamentalismo, Inventário de Personalidade de 10 Itens, Escala de Comportamentos Radicais, Escala de Autoritarismo Puro e Escala de Autoritarismo de Extrema-Direita – Versão Reduzida. Para testar as nossas hipóteses foram efectuadas uma série de correlações de Pearson e através da análise destas, os dados sugerem que o Fundamentalismo se correlaciona significativamente com o Autoritarismo e ambos correlacionam-se com os Comportamentos Radicais. Esta análise foi também efectuada mantendo os diferentes tipos de crença em comparação – Política, Religiosa, Desportiva e Outra (não especificada). No fim, são discutidas as limitações do estudo e apresentadas algumas propostas para estudos futuros.
- Um olhar sobre "O Retorno" de Dulce Maria CardosoPublication . Leite, Andrea Sofia Gabriel Ferreira Cardoso; Carreiras, Maria Antónia Trigueiros de CastroDepois de mais de três décadas regidas por um silêncio acutilante no que se refere à presença portuguesa em África e ao processo de descolonização, pretendeu-se analisar, através de um olhar sobre a narrativa “O Retorno”, de Dulce Maria Cardoso, a violência social inerente ao abrupto regresso de milhares de portugueses, daquele continente, após a revolução de Abril de 1974. Recorrendo à narrativa, pretenderam-se resgatar memórias do sucedido, procurando pensar-se a adolescência de Rui, personagem principal desta obra, indagando de que forma a convulsão indizível e perturbadora do retorno foi por ele vivenciada. Intentou-se ainda pensar sobre a dificuldade inerente à construção da identidade subjacente. Perseguiu-se a intenção última de perceber a importância da possível função reparadora da escrita para a autora da obra na elaboração da perda, visto ter vivenciado o retorno na sua adolescência tal como Rui.
- O trauma, a narrativa e a reparação em Primo LeviPublication . Pereira, Maria João Peixoto; Carreiras, Maria Antónia Trigueiros de CastroO presente trabalho aborda a experiência do Holocausto enquanto evento traumático. Após uma breve contextualização histórica pretendemos, à luz das concepções psicanalíticas do trauma de Freud e Winnicott, aplicar este conceito à experiência dos sobreviventes do Holocausto. Para isto, iremos enquadrar as obras Se Isto é um Homem? e Os que sucumbem e os que se salvam, de Primo Levi, um dos sobreviventes deste evento. Procurou-se, assim, compreender a função que a escrita assume para o autor. Colocamos em hipótese que a escrita, em comparação com conceitos psicanalíticos fundamentais ao desenvolvimento do ser humano, como por exemplo a capacidade de rêverie (Bion) e holding (Winnicott), poderá ser pensada como uma tentativa do outro acolher e transformar as suas projeções.
- Práticas educativas parentais e comportamentos de risco na adolescênciaPublication . Proença, Cátia Sofia Reis; Silva, José Maria de Castro; Martins, Margarida AlvesA investigação sugere uma associação entre práticas parentais e comportamentos de risco em crianças e adolescentes. Não obstante a existência de inúmeros estudos relativos às práticas parentais, escasseiam dados empíricos que relacionem o tipo de práticas educativas parentais com os comportamentos de risco. Neste sentido, o objectivo desta investigação é o de estudar a associação entre as práticas educativas parentais e os comportamentos de risco na adolescência. Para além disso, pretendemos avaliar a perceção dos pais face às suas próprias práticas educativas e comparar com a perceção que os filhos têm das práticas educativas parentais. Participaram neste estudo 187 participantes: 92 alunos do 10º ano ao 12º ano de escolaridade e 95 encarregados de educação dos respetivos alunos. De modo a verificarmos o objetivo da presente investigação, aplicámos três questionários: 1) Dados sociodemográficos; 2) Estilos de Socialização Parental na Adolescência (ESPA-29) e; 3) Health Behavior Schooled Children (HBSC). Com base nos dados recolhidos, concluímos que não existe associação entre as práticas educativas parentais e os comportamentos de risco. No entanto, concluímos que existe convergência entre a perceção que os filhos têm das práticas educativas parentais e a perceção que os pais têm das suas próprias práticas educativas.