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- O Eu neuropsíquico : Ensaio sobre a consciênciaPublication . Aleixo, Pedro Jorge Morais; Salgueiro, Emílio Eduardo GuerraA complexa relação entre processos psíquicos conscientes e inconscientes constitui a base sobre a qual assenta o edifício teórico da psicanálise. Psicanálise que postula o inconsciente como o centro da nossa vida psíquica. As neurociências, apesar de também considerarem que a maior parte da nossa vida mental ocorre a um nível inconsciente, têm centrado as suas investigações nas relações entre o cérebro e a consciência. Como é que surge a consciência é uma das questões que o presente trabalho se propõe discutir, numa interface entre a psicanálise e as neurociências. E como é que as perturbações da consciência, postas em relevo pela investigação psicanalítica, podem ser compreendidas pelas neurociências? A articulação e a convergência entre os processos que são psíquicos, mas também neuronais, levaram-nos à formulação do conceito de Eu neuropsíquico e, porque há uma relação estreita entre os processos neuropsíquicos e o corpo, cunhámos também o conceito de Eu neuropsicossomático. É um Eu que, sob a influência da relação de/com objetos, emerge e, simultaneamente, determina a complexa inter-relação entre os processos mentais e neuronais organizados num reticulado pluridimensional feito de ligações espaçotemporais locais e, conjeturamos, não-locais. É este complexo inter-relacional que dá o sentimento de unidade ao Eu neuropsíquico, Eu que mostra a forma como o sujeito vive e se vive na relação consigo e com os outros, que revela o modo de ser e de estar no mundo, forma e modo que são expressões da consciência de si. Do presente estudo concluiu-se que a consciência tem uma ligação estreita com as experiências vividas e sentidas, com as experiências observadas e representadas, experiências guardadas nas memórias (conscientes e inconscientes). Concluiu-se também que, sob a influência de fatores psico-sócio-neurobiológicos, a consciência evolui por níveis, que coexistem ao longo do desenvolvimento, podendo, uma vez alcançado um nível superior, haver regressões a níveis anteriores. Destes níveis, emergem formas diferentes de pensamento (consciente e inconsciente). Consideramos, ainda, a possibilidade de os processos inconscientes e conscientes se desenrolarem em diferentes dimensões de espaço-tempo e que é o desenvolvimento de processos inscritos numa lógica fundada na tetradimensionalidade que faz emergir a consciência superior/reflexiva.
- Process and outcome research in existential psychotherapyPublication . Alegria, Sofia; Carvalho, Inês; Sousa, Daniel Cunha Monteiro de; Correia, Edgar Agrela; Fonseca, João; Pires, Branca Sá; Fernandes, SandraThis study aims to be a contribution to both process and outcome research regarding existential psychotherapy having used, respectively, Psychotherapy Process Q-Set and Clinical Outcomes in Routine Evaluation – Outcome Measurements. Four dyads in a total of 48 sessions were analysed. Results reflect upon the primacy of the therapeutic relationship
- O efeito mediador do clima escolar na relação entre o locus de controlo e o sucesso académicoPublication . Duarte, Sara Filipa Silva; Ribeiro, Rui BártoloEste estudo visa fornecer evidências empíricas adicionais sobre o impacto do locus de controlo no sucesso académico mediado pela perceção do clima escolar. Para esse fim hipotetizou-se: (1) um impacto positivo do locus de controlo interno no sucesso académico; (2) um impacto positivo do locus de controlo interno na perceção do clima escolar; (3) um impacto positivo da perceção do clima escolar no sucesso académico. Seguidamente testou-se se a perceção do clima escolar exerce um efeito mediador entre o locus de controlo e o sucesso académico. Participaram neste estudo 155 alunos pertencentes ao Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) e à Academia da Força Aérea (AFA). Os resultados não revelaram um impacto significativo do locus de controlo interno no sucesso académico. Porém, revelaram que existia um impacto significativo e positivo do locus de controlo interno na perceção do clima escolar e desta no sucesso académico. Não se comprovou o efeito mediador da perceção do clima escolar na relação entre o locus de controlo e o sucesso escolar. Foram encontradas também diferenças significativas nas variáveis em estudo entre Universidade e em função do gênero.
- Mudanças ocorridas na abordagem da violência Doméstica Contra as Mulheres: Papel da Formação dos ProfissionaisPublication . Correia, Rafaela Braga Botelho; Ornelas, José H.Ao longo dos últimos anos, diversas mudanças aconteceram na abordagem da violência doméstica contra as mulheres, sendo o papel dos profissionais fundamental para esta transformação. Assim, a presente dissertação pretende estudar de que modo os profissionais têm contribuído para as mudanças, na sua prontidão para detetar e intervir quando deparados com mulheres sobreviventes de violência doméstica. Para isso, foi utilizada uma metodologia quantitativa, através da aplicação online do questionário Prontidão dos Profissionais para Detectar e Intervir em Situações de Violência Doméstica Contra as Mulheres. Os resultados deste estudo mostraram que não existem diferenças na formação dos profissionais das diferentes áreas profissionais, contudo, existem divergências na preparação destes para intervir nos casos de violência doméstica contra as mulheres. Também permitiu afirmar que a formação dos profissionais pode ser eficaz em termos de melhoria de conhecimento, na deteção e na autoeficácia, o que contribui para uma mudança na abordagem da violência doméstica contra as mulheres.
- Processo de mudança em psicoterapia existencial: perspectiva do pacientePublication . Yum, Filipe Afonso Martins; Sousa, Daniel Cunha Monteiro deProblema: A grande maioria dos pacientes refere que a psicoterapia modifica a sua vida de forma importante. A dúvida corrente deixou de incidir sobre a eficácia ou o que ocorre durante a psicoterapia e passou a concentrar-se na identificação, descrição, explicação e antecipação dos efeitos que os processos ou mecanismos que promovem a mudança têm no cliente. Objetivo: Compreender quais os principais fatores de mudança em psicoterapia existencial, segundo a perspetiva do paciente. Procura-se responder a: Quais são os fatores que influenciam o processo de mudança na perspetiva do paciente?; Quais as mudanças obtidas ao longo do processo terapêutico segundo o paciente? Método: Estudo qualitativo de abordagem fenomenológica, tendo sido analisadas em profundidade seis entrevistas de um paciente que realizou 48 sessões de psicoterapia. Instrumento: aplicou-se a Entrevista De Mudança Do Cliente, uma entrevista semiestruturada. Resultados: Emergiram vários ingredientes promotores da mudança relacionados com o efeito das intervenções do terapeuta, o processo terapêutico em si, o espaço/relação terapêutico/a e a perceção que o cliente tem do terapeuta, sendo a crença no processo terapêutico um fator central. Evidenciou-se também uma melhoria das relações interpessoais, a autorreflexão do sujeito. Destacando também as diferentes perspetivas sobre si e dos outros, e a responsabilização dos seus comportamentos. Conclusão: Este estudo oferece um importante contributo no sentido de corroborar investigações prévias, acrescentar mais dados à literatura existente e articular os conhecimentos teóricos com a prática clínica existencial.
- Qualidade das representações de vinculação e o sono em crianças em idade pré-escolarPublication . Antunes, Rita Lopes; Veríssimo, ManuelaUma das principais preocupações parentais com as crianças em idade pré-escolar relaciona-se com os problemas de sono (Scher, 2002; Christophersen & VanScoyoc, 2013; Loutzenhiser, Hoffman & Beatch, 2014). Na população Portuguesa, cerca de 10% das mães referem a sua presença (Silva, Silva, Braga & Neto, 2013a). Partindo da teoria da vinculação de Bowlby (1956, 1981, 1982, 1988, 1989, 1990, 1993) e Ainsworth (1968, 1969, 1978, 1979), nomeadamente da concepção da ansiedade de separação, susceptibilidade ao medo e modelos internos dinâmicos, procura-se compreender as relações entre a qualidade das representações da vinculação e o sono. Através do Questionário dos Hábitos e Comportamentos de Sono (Silva, Silva, Neto & Braga, 2011) e das Narrativas de Vinculação (Maia, Veríssimo, Ferreira, Silva & Fernandes, 2009), em 58 crianças entre os 4 e os 5 anos, verificou-se existir uma relação inversa estatisticamente significativa entre ambas. Denotou-se ainda uma relação no mesmo sentido entre os problemas de sono e a narrativa da separação e do reencontro, bem como entre as narrativas de separação relativamente à resistência em ir para a cama e ansiedade associada ao sono. A percepção materna da prevalência de problemas de sono nas crianças demonstrou relacionarse positivamente com a narrativa do reencontro. Este é o primeiro estudo neste âmbito em Portugal. Parece-nos ter contribuído para uma postura crítica acerca desta temática, tendo em conta a qualidade da vinculação relacionada com a separação do mundo físico e relacional que implica o sono, suportando a teoria subjacente e estabelecendo implicações claras para a intervenção clínica.