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- Qualidade das representações de vinculação e o sono em crianças em idade pré-escolarPublication . Antunes, Rita Lopes; Veríssimo, ManuelaUma das principais preocupações parentais com as crianças em idade pré-escolar relaciona-se com os problemas de sono (Scher, 2002; Christophersen & VanScoyoc, 2013; Loutzenhiser, Hoffman & Beatch, 2014). Na população Portuguesa, cerca de 10% das mães referem a sua presença (Silva, Silva, Braga & Neto, 2013a). Partindo da teoria da vinculação de Bowlby (1956, 1981, 1982, 1988, 1989, 1990, 1993) e Ainsworth (1968, 1969, 1978, 1979), nomeadamente da concepção da ansiedade de separação, susceptibilidade ao medo e modelos internos dinâmicos, procura-se compreender as relações entre a qualidade das representações da vinculação e o sono. Através do Questionário dos Hábitos e Comportamentos de Sono (Silva, Silva, Neto & Braga, 2011) e das Narrativas de Vinculação (Maia, Veríssimo, Ferreira, Silva & Fernandes, 2009), em 58 crianças entre os 4 e os 5 anos, verificou-se existir uma relação inversa estatisticamente significativa entre ambas. Denotou-se ainda uma relação no mesmo sentido entre os problemas de sono e a narrativa da separação e do reencontro, bem como entre as narrativas de separação relativamente à resistência em ir para a cama e ansiedade associada ao sono. A percepção materna da prevalência de problemas de sono nas crianças demonstrou relacionarse positivamente com a narrativa do reencontro. Este é o primeiro estudo neste âmbito em Portugal. Parece-nos ter contribuído para uma postura crítica acerca desta temática, tendo em conta a qualidade da vinculação relacionada com a separação do mundo físico e relacional que implica o sono, suportando a teoria subjacente e estabelecendo implicações claras para a intervenção clínica.