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Advisor(s)
Abstract(s)
Considerando a quase inexistência de estudos focalizando o cotidiano da aula de
Matemática para alunos com necessidades educativas especiais (NEE), buscamos realizar
entrevistas com professores da área, que atuam na Educação Básica na região do Minho, Portugal.
O presente estudo teve como objetivos investigar como esses professores que ensinam
Matemática, entendem o conceito de NEE e, ainda, verificar que percentual desses profissionais,
teve alguma formação pedagógica ou continuada para atuar com alunos especiais. Além disso,
foram levantadas questões referentes à atuação pedagógica dos docentes em relação aos alunos
com NEE presentes em suas classes. Foi utilizado um inventário para a coleta dos dados e os
resultados preliminares foram semelhantes aos resultados encontrados na pesquisa realizada no
Brasil: que os participantes conseguem caracterizar o tipo de NEE de seus alunos, contudo alguns
não sabem identificar a deficiência de um aluno que não conheçam; alguns acham benéfica a
inclusão do aluno com NEE em classes regulares, enquanto outros se sentem pouco à vontade com
a presença desses alunos em suas classes, entre outros resultados.
Description
Keywords
Ensino de matemática Inclusão Concepções de professores
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (893-908). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática