Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
236.8 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Embora sem unanimidade de resultados, a investigação evidencia, desde os finais dos
anos 70, que as crenças educativas influenciam a conduta docente (Fullan, 1991) e que, por vezes,
elas se tornam conflituais (Villar Angulo, 1987).
Mais recentemente tem sido salientada a influência das crenças na vida emocional dos professores
e sua relação com a conduta profissional (Cross e Hong, 2011). As emoções são igualmente fonte
de influência na formação de novas crenças, modificando e alterando o impacto das crenças
existentes. As experiências vividas na interação com os contextos em que ocorrem são fontes de
emoções e podem ser oportunidades de mudança das crenças e também da ação.
Para o bem estar emocional dos professores, as crenças iniciais sobre a profissão e sobre as
emoções podem ser substituídas por crenças mais adequadas, se associadas à aquisição ou
desenvolvimento da literacia emocional; na sua falta, crenças relacionadas com o perfeccionismo
do professor (e.g., o bom professor é aquele que revela um controlo absoluto sobre todas as
situações que ocorrem na sala de aula) poderão conduzir ao desgaste emocional. A formação,
dando lugar à reflexão e ao autoconhecimento, tem um importante papel no processo de desvelar
determinadas crenças.
Nesta comunicação apresentaremos parte de um estudo de investigação-formação realizado com
professores do ensino básico, focado na dimensão emocional da docência. Partindo da análise de
dados recolhidos a partir de entrevistas iniciais e finais e de outros materiais, como reflexões dos
professores participantes, tentaremos evidenciar a interação entre as crenças, emoções e as
mudanças experimentadas pelos professores no processo de formação e relação com as práticas
pedagógicas.
Description
Keywords
Emoções Crenças Formação de professores
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (722-737). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário