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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho tem como objetivo socializar uma prática pedagógica como
professora de Fundamentos da Educação, na área da psicologia, no bloco temático Práticas
Educativas, no 1º semestre do Curso de Pedagogia da UFPEL (Universidade Federal de
Pelotas/Brasil/RS). Ao longo do meu trabalho como professora formadora de futuros professores
algumas perguntas vem me acompanhando: como tocá-los efetivamente? Como sensibilizá-los a
tal ponto que possam reverter as “formas” instituidas de ser professor? Como fazer para que
os conteúdos da psicologia sejam incorporados?
Diante de tais indagações, propûs um trabalho metodológico (a partir da reforma curricular de
2000) no sentido de acordar as crianças que foram, para posteriormente, sensibilizarem-se com a
criança que irão trabalhar. Tem como referencial teórico principal os estudos autobiográficos
preconizados pela pesquisadora Suíça, Marie-Christine Josso (2004), sobre as histórias de vida em
formação e, pela noção de biografização, proposta por Christine Delory-Momberger (2008). A
partir destas autoras venho buscando uma psicologia viva e encarnada através da qual poderemos
nos apropriar de mundos sociais preexistentes e reeditá-los. Os procedimentos são autobiográficos
onde a escrita fora a tônica, tais como: diários, portfólios, técnicas expressivas. Tudo isso, tendo
por base a escrita e reescrita da criança que pensam ter sido como vistas a criança que desejam
ressignificar.
Description
Keywords
Psicologia Autobiografias aprendentes Formação
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 2-16). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior