APPsyCI - E-Books
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- Equipas de alto desempenhoPublication . Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de; Pimentel, Duarte; Marques-Quinteiro, Pedroinexistente
- Literacia da informação e pensamento crítico no Ensino Superior: combater a desinformação: relatório final do projetoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosAtualmente o contexto informacional é marcado por uma proliferação de informações e notícias provenientes de várias fontes, incluindo meios de comunicação tradicionais, redes sociais, blogs e outros canais online. A disseminação rápida e ampla de informações, muitas vezes acompanhada pela desinformação, pode criar desafios significativos para os cidadãos na sua busca por informações precisas e confiáveis. A desinformação, definida como o conjunto de informações falsas ou enganosas deliberadamente divulgadas com o objetivo de enganar, também é um desafio no contexto informacional em Portugal, assim como em muitos outros países ao redor do mundo. A desinformação pode ser disseminada em várias áreas, como política, saúde, ambiente, economia e noutras matérias importantes, e pode ter consequências negativas para a sociedade, incluindo a formação de opiniões distorcidas, a polarização e a perda de confiança nas instituições e nos media. No entanto, também há esforços para combater a desinformação e promover a literacia da informação em Portugal. Organizações da sociedade civil, instituições de ensino, entidades governamentais e outras partes interessadas têm trabalhado na promoção de habilidades de literacia da informação, educação mediática e consciencialização sobre a desinformação. Isso inclui o desenvolvimento de programas educacionais, a promoção de ferramentas de verificação de factos, a realização de campanhas de sensibilização e a promoção de princípios éticos na disseminação de informações. É importante notar que o contexto informacional está em constante evolução e pode variar ao longo do tempo e em diferentes contextos. É fundamental que os cidadãos estejam cientes dos desafios associados à desinformação e desenvolvam habilidades de literacia da informação para avaliar criticamente as informações que encontram, verificar a confiabilidade das fontes e formar opiniões informadas com base em evidências confiáveis. Foi este o contexto que mobilizou os autores do presente livro a desenvolver o Projeto Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Ensino Superior: Combater a Desinformação. Introdução Literacia da Informação e pensamento crítico n
- Investigação para o acesso à saúde e à educação : estudo qualitativo co-construído com migrantes e profissionaisPublication . Dickinson, Andreia; Carvalho, Beatriz de Palma; Pereira, Ana Isabel; Costa, Casandra; Fernandes, Catarina; Ferreira, Nuno; Felino, Manuel; Palha, Martinho; Cancelliere, Francesca; Marques, Maria EmíliaResumo: Entre 2019 e 2021 procedeu-se à implementação estratégica de um projeto de investigação-ação, psicanaliticamente informado, com o objetivo de caracterizar o acesso à saúde e à educação, desenvolvido junto de populações migrantes da freguesia de Arroios, em Lisboa. Os participantes incluíram migrantes de várias nacionalidades na sua qualidade de utentes de serviços de saúde e/ou educação, e diferentes tipos de profissionais desses serviços. A metodologia, de tipo qualitativo, assentou numa lógica de complementaridade pluridisciplinar e co-participação. Sendo o fenómeno em estudo caracterizado por dimensões subjetivas, intersubjetivas e de circularidade interno-externo, optou-se por colher dados de diferentes naturezas: Observação Participante, Free Association Narrative Interviews e Focus Groups. A recolha ocorreu em espaços públicos da comunidade, duas Unidades de Saúde Familiares e um Agrupamento de Escolas. A análise do material obtido foi executada por grupos de intervisão, através da triangulação dos diferentes tipos de dados que convergiram sob olhares interdisciplinares e clinicamente informados, possibilitando a análise das narrativas e a clarificação das dinâmicas socioinstitucionais. Os resultados revelam a existência de conflito entre a diversidade dos indivíduos no terreno – utentes e profissionais – e as práticas uniformizadoras das estruturas que os acolhem, quer nos contextos educativos quer de saúde. Foi proposta a criação de dinâmicas de co-construção participadas por todos os intervenientes, onde práticas, dificuldades e soluções possam ser debatidas conjuntamente por profissionais de todas as funções, migrantes e redes locais identificadas.
- Círculo de diálogos e partilha sobre a COVID-19 : relatório de projetoPublication . Pereira, Ana Isabel; Carvalho, Beatriz; Felino, Manuel; Fernandes, Catarina Veiga; Marques, Maria EmíliaResumo: No presente relatório pretendemos divulgar a implementação de um projeto de intervenção em saúde mental comunitária, psicanalítica e culturalmente informado, junto de populações vulnerabilizadas da área metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo, maioritariamente populações migrantes, desenvolvido em parceria pelo Centro de Etnopsicologia Clínica (CEC) do Ispa com a Médicos Sem Fronteiras (MSF), no âmbito da prevenção da Covid-19. O projeto teve como objetivo uma resposta às queixas de sofrimento psicológico identificadas pelas populações no âmbito do contexto pandémico, utilizando como alavanca terapêutica os recursos culturais das próprias comunidades. Para além da criação de respostas clínicas diretas aos beneficiários, o projeto desenvolveu também, junto da equipa MSF e líderes das comunidades no terreno, um trabalho de sensibilização e capacitação em saúde mental. A metodologia do projeto, inscrita nas conceções de investigação desenvolvidas pelo CEC, inclui a passagem da investigação para a intervenção e explora também a passagem de um serviço tradicionalmente de segunda linha para um serviço de prevenção/primeira linha. Este projeto permite discutir a criação de metodologias de intervenção onde as próprias comunidades participam em todas as fases de conceção, implementação e avaliação das atividades e onde os aspetos ligados ao trabalho de resgate da subjetividade em contextos de emergência/crise podem ter um lugar central.
- I Jornadas Trans da IA - Identidade e Afetos, AssociaçãoPublication . Vila-Real, Ângela; Perpétuo, CatarinaDa colaboração entre a IA-Identidades e Afetos, Associação e a APPsyCI resultou primeiro a organização das Jornadas Trans, e, a partir deste evento, um conjunto de trabalhos que agora temos o prazer de divulgar. O nosso objetivo, tanto mais que foi o primeiro evento realizado entre nós sobre o tema, nunca foi o de apresentar um pensamento fechado, mas antes o de abordar o género, quer do ponto de vista conceptual, quer do ponto de vista clínico, após as nossas experiências e questionamentos diversos, atravessados pelo atual momento cultural e certamente em transição. O género não assiste apenas à realidade trans; é uma experiência vivida, mais ou menos conscientemente, por cada uma e qualquer pessoa, nas suas vivências individuais e de relação. Pode, portanto, ser mais ou menos definido, mais ou menos relevante, mais ou menos transitório. Pode variar com a idade ou a época da vida. Para aqueles que, para além de vivenciarem a sua própria experiência de género, também se confrontam na clínica com as experiências, vivências, dúvidas e dores de outrem, torna-se imperioso pensar as questões ligadas ao género, com que nos confrontamos e com que nos confrontamos em situação clínica. Os trabalhos que encontrarão têm perspetivas muito diferentes entre si e têm a sua origem em experiências e em disciplinas distintas. Procurámos essa diversidade mesmo quando discordamos da perspetiva dos autores, pois diferentes perspetivas resultam em novos estímulos e reposicionamentos.
- Teatro Playback Psicoterapêutico : Manual de ImplementaçãoPublication . Lima, Margarida Pedroso de; Gonzalez, António-José; Preto, Luís FrancoDo encontro entre o Teatro de improvisação a partir de uma história pessoal (Teatro Playback) e os processos terapêuticos em grupo de orientação psicanalítica, nasce o Teatro Playback Psicoterapêutico (TPP). Surge, depois de décadas de maturação, na obra seminal - An Introduction to Psychotherapeutic Playback Theatre (Kowalsky et al., 2022). Este é o primeiro Manual sobre esta psicoterapia de grupo inovadora, que casa de forma magistral o poder do grupo, o poder do teatro e o poder das histórias. Pretende ser um guia e uma operacionalização das principais técnicas, fases e procedimentos do TPP, a serem usadas de forma flexível em função das necessidades e do contexto. As terapias manualizadas têm permitido uma melhoria nas orientações para a aplicação de determinados procedimentos psicoterapêuticos, ao mesmo tempo que promovem um aumento crescente da investigação numa determinada área. O desenvolvimento do presente manual seguiu o modelo de estádios de Carroll & Nuro (2002), sendo, de acordo com estes autores, um manual de “estádio I”, com o objetivo de testar um determinado procedimento terapêutico, neste caso o TPP. Por conseguinte, os objetivos e intenções deste manual consistem em apresentar as linhas diretrizes do Teatro Playback Psicoterapêutico, embora tal não substitua a formação prática e experiencial, nem tão pouco a mais-valia da supervisão. Este manual foi elaborado para psicoterapeutas de grupo (profissionais de saúde mental) que desejem adquirir uma base sólida em TPP.