EDU - Teses de Doutoramento
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- Contributo para o estudo da identidade docente : Autoperceções dos professores do ensino particular e cooperativo, o papel da ética e a mediação da autoestima e dos relacionamentos no compromisso afectivo do professor com a escola e a profissãoPublication . Granjo, Manuel Romualdo Cepeda; Peixoto, Francisco José BritoO presente estudo investiga as relações entre a orientação ética, a satisfação das necessidades de autonomia e relacionamento e a competência percebida, no sentido de perceber como estas variáveis interagem e se influenciam entre si, na expetativa de que a dimensão ética produza efeitos importantes na motivação intrínseca, na autoestima e no compromisso do professor com a escola e a profissão. No primeiro objetivo pretendeu-se conhecer as perceções dos professores do ensino particular e cooperativo em fatores associados à identidade profissional e, num segundo objetivo, analisar as diferenças introduzidas pelo género, pela experiência e orientação religiosa da escola. O terceiro objetivo centrou-se na testagem de um modelo de relações entre variáveis associadas à identidade docente. Dos sete instrumentos utilizados para avaliar os construtos em estudo, a escala de orientação ética do professor e a escala de competência profissional percebida foram por nós construídas, enquanto as cinco restantes resultaram de processos de adaptação de outras escalas. Nos estudos de validação realizados as escalas mostraram propriedades psicométricas adequadas. Num primeiro estudo utilizámos os dados de uma amostra de 201 professores portugueses, de duas escolas privadas da zona de Lisboa, e num segundo os dados de uma amostra constituída por 450 professores, de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira. No que concerne ao primeiro objetivo, os professores apresentam perceções elevadas em todos os fatores avaliados, à exceção da dimensão participação na escola e relação com a comunidade educativa, no compromisso normativo e instrumental com a escola, onde revelaram autopercepções de valor moderado. Quanto ao segundo objetivo, os resultados obtidos permitem verificar a existência de diferenças introduzidas pelo género, com as professoras a expressarem autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na dimensão relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo com a escola. O tempo de serviço introduz diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões – à medida que aumenta a experiência os professores percecionaram-se como significativamente mais competentes nas dimensões aceitação de riscos e iniciativas e na relação com os alunos, sendo que nesta se verifica apenas uma diferença significativa entre o grupos menos experiente e experiente - e enquanto o compromisso afetivo com a escola aumenta com a experiência, favorecendo o grupo mais experiente, o compromisso instrumental diminui. A variável orientação religiosa da escola introduz diferenças na relação com os alunos, na dimensão satisfação e no compromisso afetivo, favorecendo os professores das escolas com orientação religiosa. Relativamente ao terceiro objetivo, os resultados obtidos no modelo de relações proposto, testado através de modelos de equações estruturais, mostram relações significativas entre as variáveis em estudo, destacando-se o facto de a orientação ética produzir efeitos significativos sobre os demais fatores de identidade docente; o papel mediador da autoestima entre as variáveis motivacionais e o compromisso com a profissão e a mediação da satisfação da necessidade de relacionamentos da orientação ética com o compromisso afetivo com a escola e a competência como nediadora entre a orientação ética, a autonomia e a autoestima. Este estudo acrescenta algum conhecimento útil à identidade docente principalmente ao evidenciar a importância da ética na ação dos professores.
- Gerir salas de aula culturalmente diversasPublication . Conceição, Ana Carla Cunha da; Morgado, JoséInexistente
- As tecnologias de informação e comunicação nos processos de trabalho da escola : Gestão, estruturas intermédias e professoresPublication . Ferreira, Luís Miguel Folgado; Silva, José Maria de Castro; Peixoto, Francisco José BritoA presente investigação visou estudar a utilização das tecnologias nos processos de trabalho dos professores na escola. O estudo parte do modelo de aceitação da tecnologia (TAM), foca-se no domínio profissional não didático e organiza-se de acordo com as áreas funcionais da gestão escolar, organização de informação, comunicação e utilização das tecnologias. Deste modo, o estudo incide na análise das relações existentes entre os fatores Perceção de Facilidade de Utilização (PFU), Perceção de Melhoria (PM) e Atitude (AT) com a Utilização (UT) das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas portuguesas. Procura-se também verificar a existência de diferenças nestas relações e nos valores das variáveis consideradas, consoante as estruturas da escola: Órgãos de gestão, Estruturas Intermédias e Docentes. A análise das estruturas escolares é baseada nos modelos organizacionais de Mintzberg. Este estudo teve como universo a totalidade das escolas públicas do contexto nacional do ano letivo 2015/16. O questionário online foi eleito como instrumento de pesquisa. Através deste, procedeu-se à recolha de dados junto de 1691 professores do ensino básico e secundário. Os resultados encontrados permitiram identificar: relações significativas entre a PFU, a PM e a AT com a UT das TIC; a não existência de diferenças significativas nas relações verificadas anteriormente consoante as diferentes estruturas da escola; e a existência de diferenças significativas nas médias dos fatores da PM, AT e UT. Os resultados evidenciaram ainda que o modelo TAM é um modelo adequado para conceptualizar as relações entre a PFU, a PM e a AT com a UT das TIC.
- Análise das práticas no âmbito das equipas locais de intervenção precoce e da educação especial: um estudo comparativoPublication . Duarte, Maria Dulce Tiago Moreira; Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaAo longo das últimas décadas tem-se verificado uma grande evolução no âmbito da intervenção precoce na infância (IPI), e nos últimos anos, a educação e os cuidados na primeira infância ganharam uma posição de destaque na agenda europeia. A comunidade internacional reconheceu o valor da IPI para crianças vulneráveis e suas famílias. Em todo o mundo, famílias, profissionais, organizações da sociedade civil e governos defendem a melhoria dos serviços prestados à primeira infância em todos os setores – saúde, educação, proteção e ação social. Em Portugal, apesar de ser um dos poucos países com legislação específica para a IPI – Decreto-Lei n.º 281/2009, que criou o sistema nacional de intervenção precoce na infância – SNIPI a existência simultânea de dois normativos para as crianças dos 3-6 anos (Decreto-Lei n.º 3/2008), um longo e complexo caminho se tem vindo a verificar na implementação das práticas recomendadas O nosso trabalho enquadra-se nas linhas de investigação nacional e internacional, no âmbito dos estudos da avaliação de programas de intervenção precoce na infância, avaliação das perceções de pais e profissionais sobre os serviços de intervenção precoce e perspetiva de intervenção centrada na família e nos contextos, bem como a análise de práticas. O estudo foi realizado no distrito de Lisboa e nele participaram 36 profissionais e 36 famílias. A recolha de dados foi iniciada depois da autorização da Comissão Nacional de Proteção de Dados, e da declaração de consentimento informado assinada pelos pais. As questões de investigação colocadas no âmbito do estudo empírico decorrem de quatro objetivos: ! Comparar as perceções das famílias e dos profissionais sobre as práticas nos diferentes contextos de atendimento; ! Comparar as perceções sobre a importância que as famílias e os profissionais atribuem às práticas nos diferentes contextos de atendimento; ! Observar e analisar as práticas de IPI em diferentes contextos de prestação de serviços – equipa local de intervenção (domicílio, creche e jardim de infância) e educação especial do Ministério da Educação e Ciência (jardim de infância) ; Análise de Práticas no Âmbito das Equipas Locais de Intervenção e da Educação Especial Um estudo comparativo! ! x ! Avaliar em qual dos contextos, estas práticas se adequam ao modelo de intervenção centrado na família. Usamos como instrumentos a Family Focused Intervention Scale de Mahoney, O’Sullivan e Dennenbaum (1990) adaptada por Pimentel (2003a), para avaliar as perceções dos pais e a Inclusive Classroom Profile de Soukakou (2007), traduzida e adaptada provisoriamente por Corval et al, (2012), que serviu de base à grelha de observação. Os resultados obtidos revelam que, na generalidade, os nossos resultados são muito semelhantes aos obtidos por (Pimentel, 2003b, 2005), não se evidenciando práticas centradas na família, nem a participação da mesma no processo de intervenção. No estudo de observação, de caráter qualitativo, foram muito poucos os casos em que pudemos observar práticas que vão ao encontro destas recomendações internacionais. No que diz respeito à intervenção centrada nos contextos naturais, os dados obtidos permitiram-nos concluir que, mesmo quando o apoio é dado dentro da sala, nem sempre as atividades que aí decorrem nem as rotinas da sala/colegas são aproveitadas pelos profissionais de apoio, não podendo por isso falar-se em intervenção baseada nas rotinas e nos contextos naturais de aprendizagem.
- A expressão sonoro-musical no desenvolvimento e avaliação de competências em crianças e jovens com necessidades educativas especiaisPublication . Maia, Ana Rita Laureano; Morgado, JoséO presente estudo teve como principal objetivo avaliar a importância da expressão sonoro-musical no desenvolvimento e avaliação de competências em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se recolher e analisar dados de forma a contribuir empiricamente para um mapeamento do perfil sonoro-musical individual de desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Procedeu-se à tradução, adaptação e implementação de um programa musical específico, o programa Sounds of Intent, que trabalha o desenvolvimento e a avaliação de comportamentos musicais em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se, assim, focar como alvo de medição comportamentos distais, proximais, cognitivos e emocionais na criança e jovem com necessidades educativas especiais. Os participantes deste estudo foram crianças e jovens diagnosticados com necessidades educativas especiais, que se encontravam inseridos em unidades de ensino estruturado, de multideficiência, instituições e, respetivos professores/técnicos de educação especial. Tendo em mente o objetivo do estudo e para o clarificar, recorreu-se a uma metodologia de investigação-ação, com estudo de caso múltiplo longitudinal, metodologia esta que assume um caráter qualitativo e experimental. Exigindo esta metodologia a descrição detalhada dos participantes, foram também usados, como instrumentos para recolha de informação, grelhas de avaliação de desenvolvimento, destinadas a avaliar este tipo de intervenção, entrevistas dirigidas aos professores e a análise documental do processo. Os resultados obtidos sugeriram que é possível observar e avaliar de forma sistemática, através da manifestação de comportamentos sonoro-musicais, o desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais ao longo de um determinado período de tempo, através de um programa como o Sounds of Intent. Os dados recolhidos, através da grelha e do perfil concêntrico dos alunos, demonstraram uma ampla variedade de manifestações sonoro-musicais ao longo do período de intervenção. Todos os alunos demonstraram diferentes níveis de progresso, no que diz respeito aos seus comportamentos musicais.
- A expressão sonoro musical no desenvolvimento e avaliação em crianças e jovens com necessidades educativas especiaisPublication . Maia, Ana Rita Laureano; Morgado, José António MarquesO presente estudo teve como principal objetivo avaliar a importância da expressão sonoro-musical no desenvolvimento e avaliação de competências em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se recolher e analisar dados de forma a contribuir empiricamente para um mapeamento do perfil sonoro-musical individual de desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Procedeu-se à tradução, adaptação e imple mentação de um programa musical específico, o programa Sounds of Intent, que trabalha o desenvolvimento e a avaliação de comportamentos musicais em crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Pretendeu-se, assim, focar como alvo de medição comportamentos distais, proximais, cognitivos e emocionais na criança e jovem com necessidades educativas especiais. Os participantes deste estudo, foram crianças e jovens diagnosticados com necessidades educativas especiais, que se encontravam inseridos em unidades de ensino estruturado, de multideficiência, instituições e, respetivos professores/técnicos de educação espe cial. Tendo em mente o objetivo do estudo e para o clarificar, recorreu-se a uma metodologia de investigação-ação, com estudo de caso múltiplo longitudinal, metodologia esta que assume um carácter qualitativo e experimental. Exigindo esta metodologia a descrição detalhada dos participantes, foram também usados, como instrumentos para recolha de informação, grelhas de avaliação de desenvol vimento, destinadas a avaliar este tipo de intervenção, entrevistas dirigidas aos professores e a análise documental do processo. Os resultados obtidos sugeriram que é possível observar e avaliar de forma sistemática, através da manifestação de comportamentos sonoro-musicais, o desenvolvimento dos alunos com NEE, ao longo de um determinado período de tempo, através de um programa como o SOI. Os dados recolhidos através da grelha e do perfil concêntrico dos alunos, demonstraram uma ampla variedade de manifestações sonoro-musicais ao longo do período de intervenção. Todos os alunos demonstraram diferentes níveis de progresso no que diz respeito aos seus comportamentos musicais.
- A aprendizagem significativa no Ensino Superior: A utilização de mapas de conceitos no curso de terapia ocupacionalPublication . Pestana, Susana Cristina Costa; Peixoto, FranciscoO presente trabalho inscreve-se na problemática da aprendizagem significativa em alunos do Ensino Superior. Centrámo-nos nos mapas de conceitos que representam uma estratégia de aprendizagem, assente na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, e que foram introduzidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional de um Instituto Politécnico. Como principais objetivos do presente trabalho pretendeu-se perceber se a introdução de mapas de conceitos como estratégia de aprendizagem, produzia mudanças no rendimento académico e na motivação intrínseca dos alunos. Pretendemos, também, perceber quais as competências de estudo mais utilizadas pelos alunos com a introdução dos mapas de conceitos como estratégia de aprendizagem. Concomitantemente, pretendeu-se perceber se a utilização dos mapas de conceitos interagia com as abordagens ao estudo, utilizadas pelos alunos, nos efeitos sobre o rendimento académico, a motivação intrínseca e as competências de estudo. Por último, pretendeu-se perceber a perceção de utilidade que os alunos tinham acerca deste instrumento de aprendizagem. O primeiro estudo incidiu na adaptação e análise das propriedades psicométricas dos instrumentos de medida utilizados, evidenciando propriedades psicométricas adequadas. O segundo estudo, consistiu num estudo quase-experimental com a participação de 60 alunos, 23 alunos num grupo experimental (que utilizaram mapas de conceitos como estratégia de aprendizagem) e 37 num grupo de controlo. No terceiro estudo participaram 17 alunos que fizeram parte do grupo experimental e que voltaram a utilizar os mapas de conceitos, como estratégia de aprendizagem, no ano letivo seguinte. Os resultados permitiram constatar que os mapas de conceitos produzem mudanças, ao longo do tempo, no rendimento académico dos alunos e que este efeito é independente das abordagens ao estudo utilizadas. Em ambos os estudos, verificou-se que os mapas de conceitos produzem mudanças nos níveis de motivação intrínseca dos alunos: no segundo estudo há uma diminuição nas quatro dimensões consideradas e, no terceiro estudo, a competência percebida e o prazer mantiveram-se ao longo do tempo, o valor aumentou e a escolha percebida diminuiu. Em ambos os estudos, constatou-se que foram as dimensões autorregulação comportamental e autorregulação cognitivo-motivacional as mais utilizadas pelos alunos na autorregulação da sua aprendizagem. Por último, em ambos os estudos, a perceção dos alunos é a de que a utilização dos mapas de conceitos é uma estratégia útil na sua aprendizagem, sob as mais diversas formas. Este estudo permitiu evidenciar que os mapas de conceitos representam uma estratégia de aprendizagem que pode ser utilizada pelos alunos do Ensino Superior, contribuindo para um melhor desempenho académico. No entanto, a sua introdução em anos iniciais, em que predomina a utilização de estratégias superficiais de aprendizagem, produz uma diminuição da motivação intrínseca, tendência que parece ser revertida com a utilização desta estratégia de aprendizagem no ano seguinte. Por outro lado, apesar da carga adicional de trabalho que os alunos referem como principal desvantagem, é também reconhecida por estes uma perceção de utilidade para a aprendizagem significativa.
- Promoção da educação inclusiva no ensino fundamental nos anos finais no Estado de Pernambuco, formação de professores: currículo, importância atribuída, necessidadesPublication . Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; Morgado, JoséEsta pesquisa discute a formação de professores na perspectiva da inclusão escolar, esse é nosso objeto de estudo, considerando as representações sociais dos docentes da Educação Fundamental do estado de Pernambuco-Brasil. Nossa problemática está na tentativa de compreender a importância atribuída à inclusão por parte dos professores, no sentido de concretizar a educação inclusiva de todos os alunos no Ensino Regular. O problema de pesquisa busca investigar:Que modelo de formação inicial e continuada pode contribuir de forma significativa ao processo de inclusão de alunos com NEE? Com esse desafio, o objetivo geral: construir uma proposta de formação de professores que contribua com o processo de inclusão de alunos com NEE e como objetivos específicos: identificar as concepções dos professores a respeito de inclusão e formação; analisar as possibilidades de formação inicial e continuada que favoreçam de forma significativa o processo de inclusão de alunos com NEE de escolas públicas e privadas no estado de Pernambuco; refletir a formação inicial dos professores do Estado de Pernambuco numa perspectiva de inclusão; analisar os currículos dos cursos de formação (licenciatura) para professores das faculdades públicas e privadas de Pernambuco; identificar a importância atribuída pelos professores a respeito de sua formação continuada e analisar as necessidades que os professores enfrentam no processo de inclusão. A partir de uma revisão bibliográfica que destacou estudiosos da formação de professores e inclusão escolar como: Morgado(2003;2004), Garcia(1999), Nóvoa (1995), Peres(2001),Carvalho(2014), Gonzáles(2002), Mantoan(1997;2006),Tardif( 2002;2014), Schon(2000), Cunha( 2015), Ferreira(2017). Além desses autores, esse estudo tem como base, a teoria das representações sociais (Moscovici, 1978;2009), que nos auxiliou na coleta e análise das concepções de um grupo de professores de escolas públicas e privadas ao respeito das ideias sobre inclusão e formação de professores para inclusão. Uma pesquisa de abordagem qualitativa e como estratégia metodológica, optamos pela elaboração e aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, utilizando também a análise documental e análise de conteúdo (Bardin,2011). Nossos dados revelam alguns resultados relevantes, no sentido de que a construção de um novo modelo de formação de professores para inclusão suscita romper com o paradigma da formação tradicional, que se baseia na homogeneidade e normalidade,superando a educação da mera integração para o paradigma da inclusão com base na diversidade e perspectiva de que todos aprenderam juntos, porém de formas diferentes.
- O estado da inclusão escolar nas escolas públicas de Angola e a formação de professores, experiências realizadas em Bengo, Cabinda, Huila, Luanda e MalangePublication . Ndala, Deolinda Ângela Baca; Silva, José CastroTendo como premissa a realidade vivenciada por inúmeras crianças em Angola com necessidades educativas especiais e a carência de programas capazes de responder a esta realidade, numa abordagem inclusiva, revelou-se pertinente a compreensão deste fenómeno, tendo sido definido como objetivo geral conhecer e compreender a realidade do ensino em Angola, numa perspetiva de enquadramento dos princípios da inclusão escolar. Para concretizar este propósito considerou-se como essencial identificar as principais necessidades de formação de professores em áreas específicas das necessidades educativas especiais, analisar as principais dificuldades de formação de professores no âmbito da escola inclusiva, caracterizar que tipo de iniciativas de natureza política deverão ser tomadas para concretizar as reais necessidades de formação de professores. Como linha condutora a investigação incidiu sobre a análise do estado da inclusão escolar nas escolas públicas angolanas, bem como, sobre a configuração atual referente à formação de professores no campo da educação especial. Em virtude de se pretender conhecer a visão dos professores que experimentam esta realidade, recorreu-se a procedimentos de investigação qualitativa e quantitativa, alicerçados na realização de inquéritos por questionário, aplicados a quatrocentos e quarenta e um indivíduos, que desempenham funções letivas em escolas públicas do ensino primário, secundário e ensino superior nas regiões de Cabinda, Bengo, Huila, Luanda e Malange. Como meio de aprofundamento da investigação, foram ainda realizadas vinte entrevistas, das quais, cinco a professores do ensino regular, cinco a professores do ensino especial, cinco professores do ensino superior e cinco a gestores escolares. Todos os dados recolhidos pelo inquérito por questionário foram analisados com recurso ao software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 23. Para a análise de conteúdo das entrevistas utilizou-se o software NVivo com o apoio sempre que necessário do Microsoft Excel. Face aos dados obtidos evidenciou-se como pertinente a apresentação de uma Proposta de Plano de Intervenção para a formação de professores em Angola. É importante destacar que não existem face às dimensões analisadas diferenças estatisticamente significativas entre as províncias de Cabinda, Huíla e Luanda. De um modo geral é essencial apostar na formação de professores como garante de melhoria do sistema educativo. A concretização dos objetivos e ideais da inclusão só é viável com a dotação de recursos materiais e humanos alicerçados numa Política Inclusiva clara e exequível, que minimize as dificuldades agora vivenciadas e identificadas pelos inquiridos. A motivação e a liderança são duas temáticas, que se evidenciaram como essenciais na construção de escolas verdadeiramente inclusivas. Foram também identificadas as formações mais valorizadas pelos inquiridos para exercer a atividade de professor em escola inclusiva.
- O ajustamento escolar dos alunos na transição do 1º para o 2º ciclo do Ensino Básico : a relação entre o autoconceito, a motivação e as estratégias de apoio dos docentesPublication . Santos, Edite Rute dos Reis Mendes; Peixoto, Francisco José BritoA presente investigação teve como objetivo geral investigar as questões relacionadas com os fatores que estão subjacentes ao processo de transição de ciclo e a relação destes com o (in)sucesso escolar dos alunos. Neste sentido, os objetivos específicos definidos pretenderam analisar as perceções que os alunos têm em relação ao novo ciclo de ensino quando ainda frequentam o ciclo anterior, analisar os efeitos de transição no ajustamento escolar dos alunos, identificar as estratégias de apoio aplicadas pelos professores e investigar o seu envolvimento direto no processo de transição e adaptação do aluno ao novo ciclo. Esta investigação teve por base três estudos. O primeiro estudo incidiu nas representações sobre a transição do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico em professores e alunos, centrando-se nas estratégias de apoio operacionalizadas por professores e escolas e nas expetativas dos alunos face ao novo ciclo. Participaram neste estudo 20 professores, 10 do 4º ano e 10 do 5º ano, e 12 alunos do 4º ano de escolaridade de escolas públicas. Os resultados mostraram que os professores de ambos os ciclos referem implementar estratégias que visam apoiar o aluno ao longo do processo de transição e adaptação ao novo ciclo, definindo-as como fundamentais no que ao processo de ajustamento do aluno diz respeito. Quanto aos alunos constata-se que têm uma ideia formada relativamente ao que será o novo ciclo, demonstrando expetativas positivas face ao mesmo, mas também algum receio face à incerteza do que os espera. Estas entrevistas estiveram na base da construção dos questionários utilizados no segundo e terceiro estudo. O segundo estudo teve como objetivo construir e validar três questionários, para aplicar na investigação principal sobre a transição de ciclo. Este estudo incluiu 405 participantes, sendo 141 alunos e 133 professores do 4º ano, e 131 do 5º ano de escolaridade. Os resultados da análise às propriedades métricas dos três instrumentos permitem concluir que os instrumentos apresentam uma estrutura fatorial e valores de fidelidade adequados. O terceiro e principal estudo teve como objetivo investigar as representações sobre a transição do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico em professores e alunos, centrando-se nas estratégias de apoio operacionalizadas por professores e escolas e nas expetativas dos alunos face ao novo ciclo. Investigou-se também o impacto desta transição sobre o autoconceito e a motivação dos alunos. Sendo um estudo longitudinal incidiu, no primeiro ano de investigação, sobre uma amostra de 1003 alunos e 68 professores do 4º ano de escolaridade, e no segundo ano de investigação, sobre a mesma amostra reduzida a 848 alunos e 226 professores do 5º ano de escolaridade. Relativamente aos alunos e à perceção destes sobre o novo ciclo constata-se uma maior perceção relativamente ao novo espaço e às diferenças que existem nas dinâmicas escolares entre ciclos. No que se refere às expetativas em relação ao espaço escolar verifica-se que apenas parte da amostra apresenta uma maior motivação e que esta surge acompanhada por um misto de sentimentos face ao seu ingresso no novo espaço. Por fim, constatou-se ainda que os alunos demonstram uma menor perceção no que se refere aos aspetos ligados à aprendizagem. Quanto ao rendimento escolar, podemos apurar um decréscimo do rendimento às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática na transição do 1º para o 2º Ciclo de ensino. Analisado o autoconceito, os resultados evidenciam uma diminuição do autoconceito académico e um aumento do autoconceito não académico e da autoestima. Relativamente às orientações motivacionais os resultados mostram um aumento nas orientações para a tarefa e para o evitamento e uma diminuição nas orientações de autovalorização e de autodefesa. No que se refere aos professores e às estratégias de apoio ao aluno em transição de ciclo, os resultados confirmam a implementação de um conjunto de estratégias relacionadas com o ensino e a transmissão da informação sobre o 2º Ciclo aos alunos, no entanto, constata-se que as práticas de articulação entre professores de ambos os ciclos são praticamente inexistentes. Os resultados mostram ainda que a articulação entre os professores dos dois ciclos de estudos varia consoante o agrupamento. Na transição do 4º para o 5º ano de escolaridade, a análise dos efeitos do nível de articulação entre professores sobre a motivação dos alunos mostra que nos agrupamentos onde a articulação é mais elevada, os alunos apresentam níveis mais elevados de orientação para a tarefa e níveis inferiores de orientação para o evitamento.