Browsing by Author "Salvador, Liliana Ferreira dos Santos"
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- Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade pré-escolarPublication . Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Albuquerque, Ana; Martins, Margarida AlvesRecentes investigações têm estudado o desenvolvimento da linguagem escrita e a evolução da escrita inventada. Em idade pré-escolar, as crianças refletem ativamente sobre a escrita, desenvolvendo competências de literacia importantes como o conhecimento das letras e a consciência fonológica. Diversos estudos sobre programas de intervenção de escrita demonstraram que a promoção de escritas inventadas contribui para a evolução da escrita de crianças antes da aprendizagem formal. O objetivo principal deste estudo é analisar a forma como são trabalhados estes programas. Pretende-se analisar os percursos individuais de escrita das crianças ao longo das sessões de intervenção. Este estudo enquadra-se numa investigação experimental mais vasta realizada com 108 crianças, com o intuito de explorar o impacto de um programa de intervenção de escrita na evolução das escritas inventadas em idade pré-escolar. O trabalho aqui apresentado consiste numa análise qualitativa e pormenorizada da evolução da escrita de 12 crianças ao longo da intervenção. Foram exploradas a qualidade das escritas, os progressos de fonetização e os percursos individuais. A partir da análise das produções escritas constatou-se que a evolução da escrita não é linear: existe heterogeneidade e irregularidade nos percursos individuais e nas escritas. Observou-se que pontos de partida semelhantes não conduzem necessariamente a pontos de chegada idênticos e que o ritmo de aprendizagem é variável. Verificou-se que a evolução pode ser mais regular ou menos consistente e que as estratégias a que as crianças recorrem são também diferentes, podendo centrar-se mais nas vogais ou nas consoantes.
- Aprender a ler, escrevendo : Impacto de um programa de escrita na leitura de crianças do 1º ano do E.B. em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagemPublication . Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Martins, Margarida AlvesO objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver um programa de escrita em interação com crianças em risco de dificuldades na aquisição da leitura, numa fase inicial em que ainda é possível atuar ao nível da prevenção. Foram realizados dois estudos, sendo que no primeiro se pretendeu avaliar o impacto desse programa na leitura, escrita, consciência fonémica e motivação de crianças do 1º ano de escolaridade que manifestavam já dificuldades. Adicionalmente, quisemos apurar se as crianças que beneficiaram do programa de escrita em interação tiveram desempenhos semelhantes ao das restantes crianças da turma na leitura no final do ano. Foram selecionadas 53 crianças com baixo desempenho em consciência fonológica, conhecimento do alfabeto e leitura de palavras, e que foram informalmente referenciadas pelos professores como estando em risco. Foram então constituídos três grupos estatisticamente equivalentes: grupo experimental, que desenvolveu atividades de escrita em interação; grupo de comparação, que realizou atividades de consciência fonológica; grupo de controlo, que realizou atividades de cópia. As crianças foram aleatoriamente distribuídas pelos três grupos e, posteriormente, constituídos grupos de duas crianças que trabalharam em conjunto até ao final das sessões. Foram realizados pré-testes de leitura, escrita, consciência fonémica e motivação, aos quais se seguiu o desenvolvimento dos programas ao longo de 12 sessões, com duração de 20 a 30 minutos cada e frequência bissemanal. Uma semana após o final das intervenções foram realizados os pós-testes. Recorreu-se a diversas ANCOVAs para analisar os dados recolhidos que mostraram que o grupo de escrita em interação obteve resultados superiores e com diferenças estatisticamente significativas em relação aos restantes grupos, em todas as variáveis medidas no pós-teste, à exceção da consciência fonémica, em que o grupo de escrita e o de consciência fonológica obtiveram resultados semelhantes, sem diferenças entre ambos. O grupo de cópia de palavras foi o que obteve, consistentemente, resultados mais baixos. No final, as crianças do grupo de escrita obtiveram resultados idênticos em leitura às restantes crianças da turma não se tendo verificado diferenças entre eles. O segundo estudo tem como objetivo explicitar, descrever e analisar as estratégias de ajudas (scaffolding) que o adulto providencia às crianças no decorrer das sessões do programa de escrita, isolando, se possível, uma sequência típica de ajudas. Procurámos ainda apurar se as crianças manifestam integrar os procedimentos e estratégias de análise constantes nas ajudas do adulto. Para tal, foram analisadas oito sessões (3ª, 6ª, 9ª e 12ª sessões) de dois grupos de crianças que beneficiaram do programa de escrita, escolhidas aleatoriamente. Foram encontradas 14 categorias de ajuda sendo que as mais frequentes para ambos os grupos, consistiam, por ordem de ocorrência, no questionamento, questionamento inferencial, feedback positivo, tarefa/ação e pistas. As díades diferiam, porém, em relação ao nível de suporte necessário. Foi isolada uma sequência típica e as crianças evidenciaram competências de autorregulação, autonomia e controlo em relação à tarefa, assim como mostraram apropriar-se dos conhecimentos e procedimentos mobilizados ao longo das sessões. O programa de escrita constitui-se, pois, como uma alternativa pedagógica eficaz para prevenir dificuldades de leitura.
- Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade pré-escolarPublication . Martins, Margarida Alves; Albuquerque, Ana; Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Silva, Ana CristinaVários investigadores mostraram que actividades de escrita inventada com crianças em idade pré-escolar contribuem para a aquisição da literacia, tendo um impacto positivo na evolução da sua escrita e consciência fonológica. O nosso objectivo foi avaliar o impacto de um programa de escrita inventada na aquisição da leitura. Participaram 60 crianças Portuguesas de 5 anos que não sabiam ler nem escrever. Foram aleatoriamente divididas em dois grupos, experimental e controlo, equivalentes quanto às letras conhecidas, consciência fonológica e inteligência. O grupo experimental participou num programa de escrita inventada e o grupo de controlo num programa de leitura de histórias. A leitura de palavras foi avaliada num pré-teste, pós-teste e pós-teste postergado. O grupo experimental teve resultados superiores nos dois pós-testes.
- O impacto de um programa de escrita inventada na escrita e na leitura em crianças em idade pré-escolarPublication . Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Martins, Margarida AlvesEste estudo teve como principal objectivo avaliar o impacto, na escrita e na leitura, de um programa de intervenção de escrita inventada, em crianças em idade pré-escolar. Os participantes deste estudo foram 30 crianças portuguesas, que não sabiam ler nem escrever, distribuídas por dois grupos: experimental e de controlo. Foi controlado o nível intelectual, consciência fonológica e idade e as crianças estavam familiarizadas com um número similar de letras. Realizou-se um pré-teste e um pósteste com o intuito de avaliar o número de correspondências grafo-fonológicas correctamente efectuadas e o número de letras correctamente lidas. Entre o pré e o pós-teste as crianças do grupo experimental foram sujeitas a um programa de escrita inventada com o objectivo de fazer evoluir as suas escritas confrontando-as com escritas alfabéticas. O grupo de controlo realizou actividades de desenho livre. O pré e pós-teste continham um conjunto de palavras com correspondências grafo-fonológicas trabalhadas e não trabalhadas durante o programa. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas na escrita e leitura de palavras entre os dois grupos, pelo que a evolução do número de fonetizações correctas na escrita e do número de letras correctamente lidas foi muito superior nas crianças sujeitas ao programa de escrita inventada do que nas crianças do grupo de controlo. Quer na escrita, quer na leitura, houve generalização para correspondências grafo-fonológicas não trabalhadas
- Invented spelling activities in small groups and early spelling and readingPublication . Martins, Margarida Alves; Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Albuquerque, Ana; Silva, Ana CristinaOur aim was to assess the impact of an invented spelling programme conducted in small groups on children’s written language acquisition in Portuguese. We expected the experimental group to have better post-test results than the control group in spelling and reading. Participants were 160 preschool-age children who were randomly divided into an experimental and a control group. Their age, cognitive ability, knowledge of letters and phonological abilities were controlled. Children’s spelling and reading were evaluated in a pre- and a post-test. Inbetween, experimental group participated in an invented spelling programme in small groups and the control group in story readings. The experimental group showed better results in spelling and reading in the post-test than the control one. Different dynamics occurred in the small groups which had different impacts on children’s acquisitions. These results provide empirical support for the proposal that invented spelling should be incorporated into early literacy instruction.
- Otro niño lo escribió así: ayuda educativa y resultados de actividades de escritura inventadaPublication . Martins, Margarida Alves; Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Albuquerque, Ana; Fernández, Manuel MontaneroTodos los niños realizaron dos pruebas de lectura y escritura de palabras, antes y después de la intervención. Paralelamente, se realizó un estudio observacional del proceso de interacción y las ayudas proporcionadas a los niños de la condición experimental durante 6 de las sesiones de escritura inventada. Resultados y conclusiones. Los resultados mostraron mejoras significativas tanto en la lectura como en la escritura de palabras de la condición experimental, mientras que en la de control no se encontraron diferencias significativas. El análisis de la interacción verbal durante las actividades de escritura inventada revela, por otra parte, un proceso de aprendizaje muy “andamiado”, basado en ciertas estrategias de escritura y corrección conjunta así como de traspaso de control, que podrían explicar su eficacia. Finalmente, se
- Práticas de literacia familiar, competências linguísticas e desempenho em leitura no primeiro ano de escolaridadePublication . Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Martins, Margarida AlvesResumo: Pretendemos com este estudo analisar de que modo as práticas de literacia familiar bem como variáveis psicolinguísticas se relacionam com a aprendizagem da leitura em dois momentos, numa fase inicial da aprendizagem e no final do 1º ano, averiguando quais as práticas e/ou variáveis psicolinguísticas que melhor predizem a sua aprendizagem. Participaram neste estudo 74 crianças a frequentar o 1º ano do Ensino Básico de várias escolas da região de Lisboa. Os dados relativos a consciência fonológica, conhecimento das letras, leitura inicial de palavras e práticas de literacia familiar foram recolhidos no final do 1º período e no final do ano foi realizado novo teste de leitura de palavras. Realizámos análises de regressão hierárquica e os resultados obtidos mostram que: (a) o conhecimento das letras, a consciência fonémica e as práticas parentais de literacia de entretenimento predizem a leitura inicial; (b) a leitura inicial e o conhecimento das letras são as variáveis que melhor predizem a leitura final. Estes resultados permitem-nos determinar quais as competências com maior impacto ao nível da aquisição da leitura, mas também perceber que existem relações mais complexas entre a aquisição da leitura e, simultaneamente, as variáveis psicolinguísticas e o tipo de envolvimento parental.
- The impact of a writing programme on reading acquisition of at risk first grade childrenPublication . Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Martins, MargaridaABSTRACT: Our aim was to assess the impact of a writing programme on the reading acquisition of first graders considered at-risk of developing reading difficulties. Eighteen children from six classrooms of three primary schools attended this programme. Their results on literacy tests at the end of the first trimester were very low when compared to those of the remaining 91 children attending the same classrooms. This programme, based on a socio-constructive approach, had 12 sessions. In each session, children were asked to discuss the writing of words and sentences until they reached an agreement. The adult's role was to guide and question children along their process of discovery and reflection. The dynamics that occurred during the sessions and the adult’s help (scaffolding) were characterized. At the end of the programme, children who underwent the intervention reached similar reading results as the remaining children in the classrooms.