Browsing by Author "Pocinho, Margarida"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Parentalidade positiva e empreendedoraPublication . Cruz, Isabel; Pocinho, Margarida; Fernandes, Otília MonteiroDesde de muito cedo que os bebés apresentam um bom reportório de interação com o mundo que as rodeia manifestam competências inatas, para comunicar recorrendo as expressões faciais, ao choro, aos sons, aos sorrisos para interagir. Durante o seu desenvolvimento, diversas transformações ocorrem em diferentes domínios. Segundo Cruz (2005), a parentalidade, ao construir-se como uma das etapas mais marcantes e significativas do ciclo vital da família, está em constante desenvolvimento e crescimento, de acordo com a idade dos filhos. A presente comunicação refere-se a uma investigação sobre estes dois pilares, as competências parentais e o conhecimento das emoções em crianças do préescolar. A amostra inclui 448 pais ou figuras substitutas que responderam aos seguintes instrumentos: Escala de Avaliação das Competências Parentais para a Idade Pré-Escolar (EACP) (Cruz & Pocinho, 2011) e o Teste de Conhecimento das Emoções para Crianças em Idade Pré-escolar (adaptação portuguesa de Affect Knowledge test Denhan, 1986), sendo este último aplicado às crianças. A EACP tem como objetivo avaliar as cinco fatores ligados às competências parentais: 1) Cuidados parentais e informação, 2) estimulação parental, 3) atitudes negativas, 4) participação activa positiva e 5) expectativas futuras. O teste de conhecimento das emoções tem como objectivo avaliar o nível do desenvolvimento emocional, possível de ser medido através de um dos componentes da competência emocional e do conhecimento das emoções. Os dados mostram que as variáveis em estudo se relacionam entre si, existindo correlações significativas entre os factores da EACP e os resultados do teste do conhecimento das emoções. Em conclusão, adequadas
- As perdas podem contribuir para o desenvolvimento psíquico?Publication . Cruz, Cristina; Ventura, Helena; Pocinho, MargaridaO luto é caracterizado por um conjunto de particularidades que o torna distinto de outros processos comportamentais. O objetivo deste trabalho consiste em fazer uma abordagem sobre as perdas na infância até à adolescência, sobre a forma de como a criança e o jovem vivem o processo de luto. Este estudo analisa a forma de como as crianças e os jovens percecionam as perdas. Para compreender este fenómeno, foi utilizado o desenho e uma grelha de análise que teve como base o questionário Fear Survey Schedule for Children – Revised (FSSC-R) de Ollendick. Participaram crianças e jovens com idades compreendidas entre 9 e 17 anos que frequentam o 5º e 9º ano de escolaridade, em escolas públicas e privadas do Funchal. Os principais resultados revelam que o tema mais representado pelas crianças está relacionado com a perda associada à morte de uma figura significativa e do seu animal de estimação e na do jovem acresce o amor pelo outro. Este estudo permitiu-nos ainda, conhecer os fatores que podem facilitar ou dificultar o processo de luto nas crianças e nos jovens, com o intuito de integrá-lo de forma saudável no seu desenvolvimento e contexto social.
- Uma terapia de mudança para as famílias: intervenção sistémica e a rede secundáriaPublication . Cruz, Cristina; Mendes, Goreti; Ventura, Helena; Pereira, Dora; Pocinho, MargaridaEm 2015, foi criado o NAFAP com a missão de criar competências parentais positivas. Os objetivos centraram-se nas forças e no reforço de competências famili ares, relacionais e individuais, necessárias para a construção do bem-estar das crianças, na promoção do sucesso escolar; privilegiar a construção de relações de colaboração com as famílias que promovam a sua competência e autonomia; promover a articula ção e colaboração escola-família-comunidade educativa. O papel da terapia familiar é o de mediar a comunicação, formar um suprassistema educativo e criar um contexto de colaboração entre escola-família-comunidade. No que se refere a monitorização e avaliação do impacto da intervenção familiar, utilizou-se o SCORE-15, SOFTA-s clientes e terapeutas, após a primeira consulta e no final de forma a tornar possível a monitorização. Pretende-se identificar as mudanças ocorridas na família e nos seus elementos durante o processo terapêutico. O serviço funciona com duas terapeutas famílias em coterapia, duas investigadoras sendo uma terapeuta familiar e supervisora e uma psicóloga. Já foram referenciadas para o núcleo 95 famílias por diversos serviços, 22 tiveram alta e 50 continuam em acompanhamento. Os principais resulta dos após a intervenção indicam que as famílias identificam o que funciona na sua relação e apontam os objetivos de vida e estratégias para os alcançar. Neste sentido, a intervenção sistémica contempla todos os elementos envolvidos e explica a dinâmica das relações e as suas mudanças e de como estas podem ser sucesso para a mudança do grupo familiar.
- Transição para a parentalidade : Estudo comparativo entre mulheres e homens primíparosPublication . Abreu, Lília Maria Reis; Pocinho, Margarida; Leal, Isabel