Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
183.99 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Desde de muito cedo que os bebés apresentam um bom reportório de
interação com o mundo que as rodeia manifestam competências inatas, para
comunicar recorrendo as expressƵes faciais, ao choro, aos sons, aos sorrisos para
interagir. Durante o seu desenvolvimento, diversas transformaƧƵes ocorrem em
diferentes domĆnios. Segundo Cruz (2005), a parentalidade, ao construir-se como
uma das etapas mais marcantes e significativas do ciclo vital da famĆlia, estĆ” em
constante desenvolvimento e crescimento, de acordo com a idade dos filhos. A
presente comunicação refere-se a uma investigação sobre estes dois pilares, as
competências parentais e o conhecimento das emoções em crianças do préescolar.
A amostra inclui 448 pais ou figuras substitutas que responderam aos
seguintes instrumentos: Escala de Avaliação das Competências Parentais para a
Idade PrƩ-Escolar (EACP) (Cruz & Pocinho, 2011) e o Teste de Conhecimento
das Emoções para Crianças em Idade Pré-escolar (adaptação portuguesa de Affect
Knowledge test Denhan, 1986), sendo este último aplicado às crianças. A EACP
tem como objetivo avaliar as cinco fatores ligados Ć s competĆŖncias parentais: 1)
Cuidados parentais e informação, 2) estimulação parental, 3) atitudes negativas, 4)
participação activa positiva e 5) expectativas futuras. O teste de conhecimento das
emoƧƵes tem como objectivo avaliar o nĆvel do desenvolvimento emocional,
possĆvel de ser medido atravĆ©s de um dos componentes da competĆŖncia emocional
e do conhecimento das emoƧƵes.
Os dados mostram que as variƔveis em estudo se relacionam entre si, existindo
correlaƧƵes significativas entre os factores da EACP e os resultados do teste do
conhecimento das emoções. Em conclusão, adequadas
Description
Keywords
Citation
Publisher
ISPA - Instituto Superior