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Advisor(s)
Abstract(s)
O luto é caracterizado por um conjunto de particularidades que o torna
distinto de outros processos comportamentais. O objetivo deste trabalho consiste
em fazer uma abordagem sobre as perdas na infância até à adolescência, sobre
a forma de como a criança e o jovem vivem o processo de luto. Este estudo analisa
a forma de como as crianças e os jovens percecionam as perdas. Para compreender
este fenómeno, foi utilizado o desenho e uma grelha de análise que
teve como base o questionário Fear Survey Schedule for Children – Revised
(FSSC-R) de Ollendick. Participaram crianças e jovens com idades compreendidas
entre 9 e 17 anos que frequentam o 5º e 9º ano de escolaridade, em escolas
públicas e privadas do Funchal. Os principais resultados revelam que o tema
mais representado pelas crianças está relacionado com a perda associada à morte
de uma figura significativa e do seu animal de estimação e na do jovem acresce
o amor pelo outro. Este estudo permitiu-nos ainda, conhecer os fatores que
podem facilitar ou dificultar o processo de luto nas crianças e nos jovens, com
o intuito de integrá-lo de forma saudável no seu desenvolvimento e contexto
social.
Description
Keywords
Perdas Crianças Jovens
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (73-84). Lisboa: Edições ISPA.