Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As perdas podem contribuir para o desenvolvimento psíquico?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educar hoje 73-84.pdf137.35 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O luto é caracterizado por um conjunto de particularidades que o torna distinto de outros processos comportamentais. O objetivo deste trabalho consiste em fazer uma abordagem sobre as perdas na infância até à adolescência, sobre a forma de como a criança e o jovem vivem o processo de luto. Este estudo analisa a forma de como as crianças e os jovens percecionam as perdas. Para compreender este fenómeno, foi utilizado o desenho e uma grelha de análise que teve como base o questionário Fear Survey Schedule for Children – Revised (FSSC-R) de Ollendick. Participaram crianças e jovens com idades compreendidas entre 9 e 17 anos que frequentam o 5º e 9º ano de escolaridade, em escolas públicas e privadas do Funchal. Os principais resultados revelam que o tema mais representado pelas crianças está relacionado com a perda associada à morte de uma figura significativa e do seu animal de estimação e na do jovem acresce o amor pelo outro. Este estudo permitiu-nos ainda, conhecer os fatores que podem facilitar ou dificultar o processo de luto nas crianças e nos jovens, com o intuito de integrá-lo de forma saudável no seu desenvolvimento e contexto social.

Description

Keywords

Perdas Crianças Jovens

Citation

In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (73-84). Lisboa: Edições ISPA.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições ISPA