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Advisor(s)
Abstract(s)
Em 2015, foi criado o NAFAP com a missão de criar competências parentais
positivas. Os objetivos centraram-se nas forças e no reforço de competências famili ares,
relacionais e individuais, necessárias para a construção do bem-estar das crianças, na
promoção do sucesso escolar; privilegiar a construção de relações de colaboração com
as famílias que promovam a sua competência e autonomia; promover a articula ção e
colaboração escola-família-comunidade educativa. O papel da terapia familiar é o de
mediar a comunicação, formar um suprassistema educativo e criar um contexto de
colaboração entre escola-família-comunidade. No que se refere a monitorização e
avaliação do impacto da intervenção familiar, utilizou-se o SCORE-15, SOFTA-s
clientes e terapeutas, após a primeira consulta e no final de forma a tornar possível a
monitorização. Pretende-se identificar as mudanças ocorridas na família e nos seus
elementos durante o processo terapêutico. O serviço funciona com duas terapeutas
famílias em coterapia, duas investigadoras sendo uma terapeuta familiar e supervisora
e uma psicóloga. Já foram referenciadas para o núcleo 95 famílias por diversos serviços,
22 tiveram alta e 50 continuam em acompanhamento. Os principais resulta dos após a
intervenção indicam que as famílias identificam o que funciona na sua relação e
apontam os objetivos de vida e estratégias para os alcançar. Neste sentido, a intervenção
sistémica contempla todos os elementos envolvidos e explica a dinâmica das relações e
as suas mudanças e de como estas podem ser sucesso para a mudança do grupo familiar.
Description
Keywords
Família Mudança Terapia
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (315-322). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA