Browsing by Author "Granjo, Manuel Romualdo Cepeda"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação da escala "Basic Need Satisfaction at Work" para professoresPublication . Granjo, Manuel Romualdo Cepeda; Peixoto, FranciscoNeste estudo apresenta-se a adaptação da escala“Basic Need Satisfaction at Work” (BNSW), de Ilardi et al. (1993) para professores. Esta escala é suportada pela Teoria da Autodeterminação (TAD), um quadro amplo para o estudo da motivação humana e da personalidade, que releva o facto de as necessidades psicológicas básicas serem inatas e universais. Para a TAD, a satisfação de três necessidades básicas - autonomia, competência e relacionamento - constitui um contexto ideal para a expressão das capacidades e competências pessoais e para a vivência de experiências de autodeterminação (Deci & Ryan, 2000). A Escala de Realização Profissional Docente (ERPD), designação por nós adotada, foi aplicada a 201 professores do ensino privado, de ambos os géneros, diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário e em diferentes fases da carreira profissional. No presente estudo foram testados dois modelos. O modelo 1 que respeita a estrutura da escala original (BNSW), constituída por três dimensões e 21 itens: autonomia (7), competência (6), relacionamento (8). Ao segundo modelo foi acrescentada a dimensão interesse/prazer (6 itens), autoretrato da motivação intrínseca, que foi retirada do Intrinsic Motivation Inventory (IMI), de McAuley, Duncan e Tammen (1989), perfazendo um total de quatro dimensões e 27 itens. Os dados foram submetidos a uma análise fatorial exploratória seguida de uma análise fatorial confirmatória. Os resultados obtidos revelaram-se bastante satisfatórios, com a escala a comportar-se de acordo com a estrutura esperada. A análise da consistência interna revelou uma fiabilidade bastante satisfatória.
- Auto-conceito e auto-estima dos adultos com paralisia cerebral em contextos de interacção diferenciadaPublication . Granjo, Manuel Romualdo Cepeda
- Contributo para o estudo da Escala de Valores Humanos de Schwartz em professoresPublication . Granjo, Manuel Romualdo Cepeda; Peixoto, FranciscoO presente estudo teve por objetivo o estudo das características psicométricas da Escala de Valores de Schwartz, no sentido de confirmar a sua adequação numa amostra de professores portugueses. Esta escala é uma versão reduzida do Portrait Values Scale (PVS) desenvolvido por Schwartz et al. (2001). É constituída por 21 itens, que refletem 10 valores motivacionais em quatro orientações fundamentais, organizadas em dois eixos conceptuais básicos: autotranscendência vs. autopromoção e abertura à mudança vs. valores de conservação. Numa primeira fase do estudo, participaram 201 professores de dois colégios particulares da zona de Lisboa e Vale do Tejo. A análise fatorial exploratória revelou um bom ajustamento à estrutura teórica (4 fatores, 49% da variância explicada). Na segunda fase, a análise fatorial confirmatória realizada sugere o ajustamento do modelo. Nesta fase, participaram no estudo 450 professores a lecionarem no ensino básico e secundário, em estabelecimentos de ensino do ensino particular e cooperativo, distribuídos pelo território nacional e ilha da Madeira. Na consistência interna, para as quatro dimensões consideradas, obtiveram-se valores entre .73 e .80. Nas análises realizadas a escala de valores de Schwartz revelou índices satisfatórios de validade fatorial e fiabilidade, sugerindo a adequação da sua utilização com professores portugueses.
- Contributo para o estudo da identidade docente : Autoperceções dos professores do ensino particular e cooperativo, o papel da ética e a mediação da autoestima e dos relacionamentos no compromisso afectivo do professor com a escola e a profissãoPublication . Granjo, Manuel Romualdo Cepeda; Peixoto, Francisco José BritoO presente estudo investiga as relações entre a orientação ética, a satisfação das necessidades de autonomia e relacionamento e a competência percebida, no sentido de perceber como estas variáveis interagem e se influenciam entre si, na expetativa de que a dimensão ética produza efeitos importantes na motivação intrínseca, na autoestima e no compromisso do professor com a escola e a profissão. No primeiro objetivo pretendeu-se conhecer as perceções dos professores do ensino particular e cooperativo em fatores associados à identidade profissional e, num segundo objetivo, analisar as diferenças introduzidas pelo género, pela experiência e orientação religiosa da escola. O terceiro objetivo centrou-se na testagem de um modelo de relações entre variáveis associadas à identidade docente. Dos sete instrumentos utilizados para avaliar os construtos em estudo, a escala de orientação ética do professor e a escala de competência profissional percebida foram por nós construídas, enquanto as cinco restantes resultaram de processos de adaptação de outras escalas. Nos estudos de validação realizados as escalas mostraram propriedades psicométricas adequadas. Num primeiro estudo utilizámos os dados de uma amostra de 201 professores portugueses, de duas escolas privadas da zona de Lisboa, e num segundo os dados de uma amostra constituída por 450 professores, de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira. No que concerne ao primeiro objetivo, os professores apresentam perceções elevadas em todos os fatores avaliados, à exceção da dimensão participação na escola e relação com a comunidade educativa, no compromisso normativo e instrumental com a escola, onde revelaram autopercepções de valor moderado. Quanto ao segundo objetivo, os resultados obtidos permitem verificar a existência de diferenças introduzidas pelo género, com as professoras a expressarem autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na dimensão relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo com a escola. O tempo de serviço introduz diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões – à medida que aumenta a experiência os professores percecionaram-se como significativamente mais competentes nas dimensões aceitação de riscos e iniciativas e na relação com os alunos, sendo que nesta se verifica apenas uma diferença significativa entre o grupos menos experiente e experiente - e enquanto o compromisso afetivo com a escola aumenta com a experiência, favorecendo o grupo mais experiente, o compromisso instrumental diminui. A variável orientação religiosa da escola introduz diferenças na relação com os alunos, na dimensão satisfação e no compromisso afetivo, favorecendo os professores das escolas com orientação religiosa. Relativamente ao terceiro objetivo, os resultados obtidos no modelo de relações proposto, testado através de modelos de equações estruturais, mostram relações significativas entre as variáveis em estudo, destacando-se o facto de a orientação ética produzir efeitos significativos sobre os demais fatores de identidade docente; o papel mediador da autoestima entre as variáveis motivacionais e o compromisso com a profissão e a mediação da satisfação da necessidade de relacionamentos da orientação ética com o compromisso afetivo com a escola e a competência como nediadora entre a orientação ética, a autonomia e a autoestima. Este estudo acrescenta algum conhecimento útil à identidade docente principalmente ao evidenciar a importância da ética na ação dos professores.
- Efeitos do género, tempo de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docentePublication . Granjo, Manuel Romualdo Cepeda; Peixoto, Francisco José BritoEste estudo analisa as diferenças introduzidas pelo género, anos de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. 450 professores de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira, sendo 306 do género feminino (68%), com idades entre os 21 e os 73 anos (M = 41, DP = 9.56) e uma média de 15.5 anos de serviço, responderam a um questionário online. Os resultados mostram que as professoras expressaram autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo. Os anos de serviço introduzem diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões; o compromisso afetivo aumenta com a experiência, enquanto o compromisso instrumental diminui. Os professores de escolas com orientação religiosa apresentam autopercepções mais favoráveis na relação com os alunos, na satisfação profissional e no compromisso.
- Efeitos do género, tempo de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docentePublication . Granjo, Manuel Romualdo Cepeda; Peixoto, FranciscoEste estudo analisa as diferenças introduzidas pelo género, anos de serviço e orientação religiosa da escola na dimensão ética e afetiva da identidade docente. 450 professores de escolas privadas distribuídas pelo território nacional e ilha da Madeira, sendo 306 do género feminino (68%), com idades entre os 21 e os 73 anos (M = 41, DP = 9.56) e uma média de 15.5 anos de serviço, responderam a um questionário online. Os resultados mostram que as professoras expressaram autopercepções mais favoráveis na orientação ética, na relação com os colegas e satisfação, nas competências profissionais e de conduta e no compromisso afetivo. Os anos de serviço introduzem diferenças no autoconceito profissional e em algumas das suas dimensões; o compromisso afetivo aumenta com a experiência, enquanto o compromisso instrumental diminui. Os professores de escolas com orientação religiosa apresentam autopercepções mais favoráveis na relação com os alunos, na satisfação profissional e no compromisso.
- Teacher identity: can ethical orientation be related to perceived competence, psychological needs satisfaction, commitment and global self-esteem?Publication . Granjo, Manuel Romualdo Cepeda; Silva, José Maria Castro; Peixoto, Francisco José BritoTeachers’ sense of identity is influenced by a set of factors, remaining unclear how they relate to each other and how much weight is assigned to them by teachers. Based on the existing literature and empirical data concerning teacher identity and ethical frameworks, this study tested a model aiming to understand how indicators of teacher identity (e.g. ethical orientation, perceived competence, satisfaction of psychological needs, commitment, and global selfesteem) relate to each other. The model was tested through structural equation modelling (SEM) using data from 643 Portuguese teachers, aged between 23 and 66 years (Myears of service = 15.4). Results showed that ethical orientation can play an important role in teacher identity, having direct and indirect effects on the other components of the model. The findings highlight the importance of ethical orientation as a variable to take into consideration in the study of teacher identity and teacher training.