Métodos e Técnicas de Investigação
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Browsing Métodos e Técnicas de Investigação by Author "Almeida, Leandro da Silva"
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- Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma prova de dependência-independência de campoPublication . Vieira, Maria João; Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da SilvaO presente estudo analisa itens de uma prova que avalia o construto dependência-independência de campo – Testes “Padrão” – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Efetuou-se uma análise fatorial por informação completa com o intuito de verificar as pré-condições da TRI, a qual indicou a existência de dois fatores. Posteriormente, analisou-se cada um dos fatores à luz dos modelos unidimensionais da TRI, revelando-se que a divisão dos dois fatores está relacionada com a dificuldade dos itens, e que os itens mais fáceis são aqueles nos quais a figura-alvo não se encontra em nenhuma das figuras padrão. Concluiu-se que o Subteste 2 se revelou o mais indicado para avaliar o construto, e sugere-se que sejam acrescentados itens fáceis, para que o teste seja mais adequado a sujeitos com baixos níveis de aptidão. ----- ABSTRACT ------ This study analyzes the items of the test Patterns which assess the construct of field dependence-independence - Test. Data were analyzed in the light of one, two and three parameters of Item Response Theory (IRT). We used a sample of 1918 candidates for the instruction at the Portuguese Air Force Pilot Academy. We conducted a full information factor analysis in order to verify the preconditions of IRT that indicated the existence of two factors. Then we examined each factor in light of unidimensional IRT models that revealed that the division of the two factors is related to the item difficulty and that the easiest items are those in which the target figure is not in any of the standard figures. It was concluded that the subtest 2 proved to be the most suitable for assessing the construct, and it is suggested the addition of easier items so that the test is more suitable for individuals with low ability levels.
- Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construção e validaçãoPublication . Diniz, António Augusto Pinto Moreira; Almeida, Leandro da SilvaNeste artigo apresentamos o processo de construção e de validação da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES). Este processo conduziu ao teste de duas estruturas factoriais hipotéticas (bi e tridimensional; ambas hierárquicas) (LISREL8-SIMPLIS). Recorremos a estudantes universitários do 1.º ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os dois estudos conduzidos, exploratório (N=142) e confirmatório (N=447), revelaram as dificuldades em operacionalizar duas dimensões de cariz mais estritamente institucional. As preocupações iniciais dos estudantes reportaram-se, principalmente, ao bem-estar pessoal e ao estabelecimento de novas relações, dimensões da satisfação consigo e com os outros (estrutura factorial bidimensional hierárquica). Estas dimensões e o equilíbrio emocional (estrutura factorial tridimensional hierárquica) representam as áreas problemáticas da integração social dos estudantes. Por último, discutimos a validade da EISES e a sua utilização na investigação e no aconselhamento junto dos estudantes.
- Metacognitive awareness inventory (MAI): Adaptação e validação da versão portuguesaPublication . Ribeiro, Rui Bártolo; Simões, Mário R.; Almeida, Leandro da SilvaO Metacognitive Awareness Inventory (MAI) de Schraw e Dennison (1994) avalia duas dimensões metacognitivas de natureza geral nos adolescentes e adultos: o conhecimento da cognição, que inclui três subprocessos, e a regulação da cognição, que compreende cinco subprocessos. Neste estudo apresenta-se o processo de tradução e de adaptação do MAI à população portuguesa. A consistência interna nas dimensões conhecimento e regulação da cognição foi 0,82 e 0,90, respetivamente. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória sugerem um fator de segunda ordem com base na correlação dos resultados nas duas dimensões. A subescala conhecimento declarativo apresentou melhor validade relativa ao critério comparativamente com as demais subescalas. O MAI constitui-se um instrumento adaptado à realidade portuguesa, tanto para a avaliação da metacognição no global, como nas suas dimensões principais, permitindo apoiar a investigação relativa ao rendimento em processos de aprendizagem e formação na população adulta e de adolescentes.
- As potencialidades da Teoria de Resposta ao Item na validade dos testes: Aplicação a uma prova de dependência-independência de campoPublication . Vieira, Maria João; Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da SilvaNo presente estudo realizou-se uma análise aos itens da prova “Padrões” – teste de escolha múltipla informatizado que avalia a dependência-independência do campo – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Analisou-se o ajustamento aos modelos logísticos de um (ML1), dois (ML2) e três parâmetros (ML3), concluindo-se que o primeiro modelo se ajustou a todos os itens que compõem a prova, o segundo apenas a sensivelmente metade dos itens, e o terceiro não chegou a cumprir as pré- -condições. A análise dos resultados sugere que a principal razão do desajuste dos ML2 e ML3 se tenha ficado a dever à não unidimensionalidade do teste, ilustrando deste modo as exigências fundamentais da aplicação da TRI na construção e validação de provas psicológicas. ABSTRACT This paper analyses the items of “Padrões” test – a multiple-choice computerized test of field dependenceindependence – considering the one, two or three parameters logistic models of Item Response Theory (TRI). A sample of 1918 candidates to an aeronautic course on Portuguese Air Force was considered. We analyzed the adjustment level for one parameter (1PL), two parameters (2PL) and three (3PL) parameters logistic models. Results show that 1PL adjusted to all items, 2PL adjusted to half, and 3PL didn’t allow the assurance of the previous conditions. Data analysis suggest that the first reason for 2PL and 3PL models maladjustment is the lack of unidimensionality, which can be considered as an illustration of the basic exigencies for IRT implementation on psychological test construction and validation.
- Tempos de reação e inteligência: A robustez dos dados face à fragilidade da sua interpretaçãoPublication . Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da SilvaO tempo de reação em tarefas simples e tarefas complexas correlaciona-se estatisticamente com os resultados em testes de inteligência. Sujeitos com maior capacidade intelectual apresentam tempos de reação mais breves, especialmente em tarefas complexas envolvendo escolha. Estes dados foram observados numa amostra de 300 candidatos numa situação real de seleção profissional envolvendo a utilização das Matrizes Progressivas de Raven (versão standard). Ainda que a literatura na área interprete as diferenças individuais nos tempos de reação como reflexo das componentes centrais de processamento de informação, sugerindo por exemplo que a memória a curto prazo modera a correlação entre inteligência e tempos de reação, tentamos neste artigo introduzir fatores não cognitivos associados à tomada de decisão na explicação desses mesmos coeficientes.