PEDU - Tese de doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PEDU - Tese de doutoramento by advisor "César, Margarida"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Interacções entre pares: contributos para a promoção do desenvolvimento lógio e do desempenho estatístico, no 7º ano de escolaridadePublication . Carvalho, Carolina Fernandes de; César, MargaridaA presente investigação centra-se no estudo das interacções entre pares, na sala de aula de Matemática, mais precisamente após a unidade curricular de Estatística do 7o ano de escolaridade ter sido leccionada. O problema em estudo é a compreensão dos progressos gerados quando os alunos trabalham em díade. quer em termos do desenvolvimento lógico quer dos desempenhos estatísticos. Partindo do problema orientador definiram-se como objectivos principais: (a) averiguar se os alunos, quando trabalham em díade, enquanto resolvem tarefas não-habituais de Estatística, revelam mais progressos no seu desenvolvimento lógico (Grupo Experimental) comparativamente a alunos que não experimentam esta forma de trabalho ou de tarefas (Grupo de Controlo); (b) verificar se os alunos, quando realizam tarefas não-habituais de Estatística (Grupo Experimental), revelam mais progressos entre o pré-teste e o pós-teste comparativamente a alunos que não experimentam esta forma de trabalho (Grupo de Controlo); (c) analisar alguns erros e dificuldades mais frequentes na resolução de tarefas habituais e não-habituais de Estatística; (d) pesquisar quais as estratégias de resolução mais frequentes utilizadas pelos alunos quando realizam tarefas não-habituais de Estatística; (e) identificar o tipo de díade responsável por uma evolução mais nítida dos alunos em relação ao estádio de desenvolvimento lógico, isto é, entre a primeira e a segunda aplicação da Escala Colectiva de Desenvolvimento Lógico e aos desempenhos estatísticos (entre o pré-teste e o pós-teste); (f) enunciar as dinâmicas de interacção facilitadoras de resoluções, com êxito ou fracasso, utilizadas pelas díades. A metodologia escolhida baseou-se num plano empírico de inspiração quasi-experimental, com um grupo de controlo e um grupo experimental. O trabalho empírico foi realizado em dois anos lectivos consecutivos, sendo o segundo ano de replicação do estudo. Os alunos das duas escolas onde a investigação foi desenvolvida resolviam, no início do ano lectivo, uma Escala Colectiva de Desenvolvimento Lógico (E.C.D.L.) e duas tarefas habituais de Estatística que serviam de pré-teste. Os desempenhos conseguidos pelos alunos serviram de critério para a formação do grupo de controlo e experimental, tendo em atenção que a unidade de formação dos grupos tinha de ser a unidade a turma. Em momentos diferentes, e para cada uma das turmas pertencentes ao grupo experimental, os alunos resolviam em díade três tarefas não-habituais de Estatística e participavam numa discussão geral com a investigadora. Passada uma semana do trabalho em díade ter sido terminado, os alunos pertencentes aos dois grupos realizavam a tarefa habitual de estatística, correspondente ao pós-teste e, no final do ano lectivo, resolviam novamente a Escala Colectiva de Desenvolvimento Lógico. Os resultados principais do estudo mostram que os alunos pertencentes ao grupo experimental, que trabalharam em díade com tarefas não-habituais durante três sessões, apresentam progressos mais nítidos quanto ao desenvolvimento lógico avaliado através da Escala Colectiva de Desenvolvimento Lógico e uma evolução mais acentuada nos desempenhos das tarefas habituais, quando se comparam os desempenhos do pré-teste com os do pós-teste. Verifica-se, ainda, que no ano em que se replica o estudo estes resultados são mais significativos. Um outro resultado encontrado mostra que o tipo de díade que formamos tende a ser responsável por um padrão de desempenho dos sujeitos e são as díades que considerámos como sendo de Tipo IV, heterogéneas quanto ao desenvolvimento lógico e ao desempenho na tarefa de pré-teste, aquelas que parecem gerar mais progressos nos desempenhos estatísticos dos sujeitos. Contudo, quanto ao desenvolvimento lógico os dados obtidos não são tão claros. A presente investigação possibilitou ainda um outro resultado: os conteúdos de Estatística não são isentos de dificuldades para os alunos e, mesmo aqueles que os trabalham de uma outra forma, como os alunos do grupo experimental, quando realizam o pós-teste continuam a encontrar obstáculos na resolução de alguns itens. De igual modo, quando se analisam os desempenhos dos alunos de uma outra forma, nomeadamente através da análise de interacções, observa-se que o domínio do conhecimento estatístico, para muitos alunos, se resume a um conhecimento instrumental, que não vai além do uso de um procedimento ou do recurso a um algoritmo. Por fim, foi ainda possível identificar as diferentes estratégias de resolução usadas pelos alunos quando resolvem as tarefas não-habituais. como a estratégia de resolução por tentativa e erro, de resolução gráfica com e sem suporte estatístico; a estratégia de resolução aritmética e a estratégia de resolução algébrica. As recomendações emergentes deste estudo apontam no sentido de se rever a forma como se tem trabalhado a Estatística nas aulas de Matemática. O trabalho em díade é uma das formas possíveis de alterar essas práticas mas, para isso, o modo como juntamos os alunos não pode continuar a ser fruto de um acaso sob pena de não se rentabilizar todas as suas potencialidades, facilitando o processo de apropriação de conhecimentos e a mobilização de competências.
- Leitura a par: Efeitos de um programa tutorial no desempenho em leitura, motivação autoconceito e auto-estima de alunos do 2º e 4º anos de escolaridadePublication . Monteiro, Vera; César, MargaridaEsta investigação teve como primeiro objectivo construir e implementar um programa de intervenção na área da leitura, que potencializasse o desenvolvimento das competências em leitura e promovesse a motivação e o autoconceito e auto-estima das crianças que nele participassem. As investigações sobre programas tutoriais na área da leitura indicam que este tipo de programas de interacção assimétrica, em que um sujeito mais competente ajuda um colega menos competente, pode ter efeitos positivos no desempenho académico, na motivação para a leitura e na percepção de competência de ambos os elementos da díade (Clay, 1993, 1994; Morrow, 1992; Topping; 1994, 1995; Topping & Whiteley, 1988). Deste modo, desenvolvemos um Programa de Leitura a Par, utilizando o método tutorial e avaliámos o seu efeito no desempenho na leitura, na motivação para a leitura, na percepção de competência e auto-estima de crianças dos 2o e 4o anos de escolaridade. Um objectivo adicional foi o de analisar as atitudes dos tutores e dos tutorandos relativamente ao Programa e à relação que estabeleceram com o seu par. O Programa de leitura a Par teve a duração de cerca de dois meses com 3 sessões de leitura semanais. As 160 crianças, envolvidas no estudo, frequentavam: algumas o 2o ano de escolaridade (80) e outras o 4o ano de escolaridade (80). Estas crianças foram identificadas pelos seus professores em função das grandes dificuldades que tinham na leitura. Em cada ano de escolaridade seleccionámos, aleatoriamente, 40 para o grupo experimental e 40 para o grupo de controlo. Obtivemos, desta forma, um total de 40 díades, cada uma formada por um tutor do 4o ano de escolaridade e por um tutorando do 2o ano. Todas as crianças foram avaliadas individualmente duas vezes, antes e após a implementação do Programa. Foi utilizado um teste de avaliação do desempenho em leitura (Monteiro, 2000a), uma escala de avaliação do autoconceito e da auto-estima (2o ano- Escala Pictórica da Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças de Harter & Pike, 1983, em fase de adaptação para a população portuguesa por Mata et al., 1998; 4o ano -"Como é que eu sou" Escala de autoconceito para crianças, de Harter, 1985, adaptada para a população portuguesa por Alves-Martins et al., 1995), um questionário de avaliação da motivação para a leitura, "Eu e a Leitura" de Monteiro e Mata (2001) e, ainda, um questionário que avaliou as atitudes das crianças em relação ao Programa e à sua relação com o par. Os resultados obtidos demonstraram que o Programa de Leitura a Par teve um efeito positivo no desempenho na leitura das crianças dos 2o e 4o anos de escolaridade, nas dimensões da correcção e compreensão, não se tendo verificado diferenças significativas, em termos estatísticos, entre os dois grupos em estudo, na dimensão fluência da leitura. O mesmo Programa elevou os níveis de motivação para a leitura das crianças que nele participaram, nomeadamente nas dimensões do prazer e autoconceito de leitor (2o e 4o ano de escolaridade) e reconhecimento social (apenas no 2o ano de escolaridade), apresentaram progressos significativamente superiores aos dos seus colegas do grupo de controlo. Quanto à percepção de competência, o Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, das crianças dos 2o e 4o anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para todas as dimensões os ganhos dos tutores e tutorandos foram, sempre, estatisticamente superiores aos dos alunos do grupo de controlo. Os dados recolhidos através do questionário sobre as atitudes dos tutores e tutorandos, relativamente ao Programa, são muito ricos em termos de informação, constatando-se uma consistência entre as respostas dos tutores e dos tutorandos. Em geral, verificou-se uma atitude claramente favorável em relação ao Programa, valorizando os alunos, de forma muito positiva, tanto o facto de terem trabalhado em interacção com um colega, como o de terem podido escolher os materiais para a leitura. Os resultados desta investigação permitem-nos afirmar que o Programa de Leitura a Par que implementámos teve um impacto positivo no desempenho em leitura, na motivação para a leitura, no autoconceito e auto-estima e nas atitudes das crianças relativamente ao mesmo e à qualidade da relação com o seu par. ------ ABSTRACT ------ The primary goal of this research project was to construct and put into practice a reading intervention programme that would enhance and facilitate the development of reading skills and promote the motivation and the self-concept and self-esteem of the children who took part in it. The research on tutor programmes in the reading field indicates that this type of asymmetric interaction programme, in which a more competent subject helps a less competent one, can have positive effects on the academic performance, motivation to read and perception of competence of both members of the dyad (Clay, 1993, 1994; Morrow, 1992; Topping; 1994,1995; Topping & Whiteley, 1988). We thus developed a Paired Reading Programme that uses the tutorial method and assessed its effect on the reading performance, motivation to read, perception of competence and self-esteem of children in the 2nd and 4th grades. An additional aim was to analyse the tutors and tutees' attitudes towards the programme and the relationship each established with his/her pair. The Paired Reading Programme lasted for around two months and entailed 3 reading sessions a week. The 160 children who were involved in the study were in the 2Dd (80) and 4fe (80) grades. Their teachers had identified them as the students with the highest reading difficulties. In each grade we randomly selected 40 children for the experimental group and 40 for the control group. In the experimental group we thus had a total of 40 dyads, each made up of a 4th grade tutor and a 2aã grade tutee. Each child was individually assessed twice - before and after the programme. We used a reading performance evaluation test (Monteiro, 2000a), a self-concept and self-esteem assessment scale (2nd grade - Harter & Pike's Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Children, 1983, which was in the process of being adapted for the Portuguese population by Mata et ai., 1998; 4th grade - Harter's Self-Perception Profile for Children, 1985, as adapted for the Portuguese population by Alves-Martins et al, 1995), a reading motivation assessment questionnaire, "Eu e a Leitura" ("Me and Reading") by Monteiro and Mata (2001), and a questionnaire designed to evaluate the children's attitudes towards the programme and their relationship with their peers. The results showed that the Paired Reading Programme had a positive effect on the accuracy and understanding aspects of the reading performance of 2nd and 4th grade children. However, there were no significant differences between the two study groups when it carne to reading fluency. The programme increased the motivation levels of the children in the experimental group, particularly in terms of the pleasure they took in reading and their self-concept as readers (2nd and 4th grades), and their social recognition (2nd grade only), all of which displayed significantly greater progress than those achieved by their fellows in the control group. When it carne to perception of competence, the programme had a positive effect on every aspect of the self-concept of both the 2nd and the 4* grade children, as well as on the self-esteem of the older ones. In every aspect both the tutors and the tutees in the experimental group made statistically higher gains than the students in the control group. The data gathered from the questionnaire on the tutors and tutees' attitudes towards the programme were very rich in information, and the responses given by tutors and tutees were consistent with one another. In general there was a clearly favorable attitude towards the programme and the respondents attached a very positive value to the fact that they had been working in interaction with another child. Now that the research project is finished, the results enable us to say that the Paired/Peer Reading Programme we used had a positive impact on reading performance, motivation to read, self-concept and self-esteem and the children's attitudes towards both the programme itself and the quality of their relationship with their pairs.