PEDU - Tese de doutoramento
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Browsing PEDU - Tese de doutoramento by advisor "Almeida, Leandro da Silva"
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- Auto-estima, autoconceito e dinâmicas relacionais em contexto escolarPublication . Peixoto, Francisco; Almeida, Leandro da SilvaO estudo do autoconceito e da auto-estima tem conhecido grande interesse no seio da Psicologia da Educação. Grande parte desse interesse reside na associação comprovada entre essas representações pessoais e indicadores de ajustamento escolar. Deste modo, o presente estudo centra-se em torno das relações entre auto-estima, autoconceito e resultados escolares. Pretendemos analisar o modo como o estatuto escolar individual diferencia os alunos relativamente à auto-estima, autoconceito, relacionamento com o grupo de pares, com a família e com a escola. Um segundo objectivo centrou-se na análise do modo como o nível de sucesso global das escolas e a frequência de actividades extra-curriculares, influenciavam as representações sobre si próprio e os resultados escolares. Pretendemos, ainda, analisar o modo como as dinâmicas relacionais se associavam com a auto-estima, o autoconceito e os resultados escolares, assim como o modo como estas relações evoluem com o desenvolvimento do adolescente. Para a realização desta investigação procedemos à construção e adaptação de diversos instrumentos. Partindo do Perfil de Auto-Percepção para Adolescentes de Harter (1988) elaboramos uma escala de Autoconceito e Auto-Estima, introduzindo-lhe duas novas dimensões, alguns itens novos e alterando-lhe o formato de resposta. Construímos uma escala de avaliação da percepção da qualidade do relacionamento com a família e uma outra para avaliação da imagem social e do suporte fornecido pelo grupo de pares. Procedemos, ainda, ao estudo de validação de duas escalas utilizadas em estudos anteriores: a escala de atitudes em relação à escola e a escala de caracterização de grupos. Os estudos de validação comprovaram as boas propriedades psicométricas dos vários instrumentos utilizados. O presente trabalho envolveu 955 adolescentes a frequentarem o 7º, 9º e 11º anos de escolaridade. Relativamente ao primeiro objectivo enunciado, os resultados obtidos permitiram constatar a inexistência de diferenças na auto-estima em função do estatuto escolar do aluno. Verificou-se ainda que a relação entre o rendimento académico e a auto-estima diminui com a evolução da escolaridade. Apesar da inexistência de diferenças na auto-estima, verificou-se que o estatuto escolar introduz diferenças para algumas dimensões do autoconceito, nomeadamente no autoconceito académico. Os resultados mostraram, ainda, que os alunos sem repetências apresentam atitudes mais favoráveis em relação à escola e percepções da qualidade do relacionamento com a família mais positivas que os seus colegas de estatuto escolar inferior. No que se refere ao relacionamento com os pares não se constataram grandes diferenças em função do estatuto escolar. Os resultados permitiram também evidenciar que, para alguns alunos com história de insucesso, a protecção da auto-estima poderá estar associada à desvalorização das competências associadas à escola e à existência de auto-percepções positivas em dimensões não académicas do autoconceito. No que se refere ao segundo objectivo, verificámos que o nível de sucesso da escola não diferencia os alunos relativamente aos níveis de auto-estima e autoconceito académico patenteados, mas introduz diferenças na atitude em relação à escola, com os alunos da escola de rendimento médio mais elevado a apresentarem atitudes mais favoráveis. Relativamente aos efeitos da participação em actividades extracurriculares verificámos que esta diferencia os alunos relativamente ao autoconceito e ao rendimento académico. Os resultados obtidos no modelo de relações, testado através de modelos de equações estruturais, mostraram que a auto-estima é predominantemente afectada pelo autoconceito académico, pela percepção da qualidade do relacionamento com a família e pelo grau de identificação ao grupo de pares.
- Crenças, escolha de carreira e integracão universitáriaPublication . Diniz, António Augusto Pinto Moreira; Almeida, Leandro da SilvaTomando como ponto de partida, nesta investigação, uma concepção psicofuncionalista de abordagem das crenças que, necessariamente, remete para aspectos de ordem psicossocial envolvidos na sua génese e expressão, fez-se uma incursão sobre os temas da escolha de carreira e da integração universitária. Isto permitiu a criação de dois modelos teóricos representativos das duas fases do processo de integração universitária (escolha de área de estudos e integração na instituição). As variáveis endógenas desse modelo foram avaliadas através de um conjunto de provas que foram validadas para estudantes universitários do primeiro ano da Universidade do Minho, através do recurso à análise factorial confirmatória (LISREL) e, para uma delas, através da técnica de escalamento multidimensional do desdobramento (PREFMAP2). Uma vez operacionalizados os constructos que integravam os modelos, estes foram testados numa amostra (conveniência) de 376 estudantes universitários do primeiro ano da Universidade do Minho, recorrendo à path analysis ÇUSREL). Os resultados obtidos indicam que: para a escolha de área de estudos (tecnologias ou humanidades) são importantes o estereótipo profissional do género, a posição social de origem, a influência de agentes mediadores da escolha e a valorização de uma ética materialista do trabalho; e, para a integração na instituição, o género de pertença, a frequência de uma dada área de estudos, o relacionamento interpessoal entre pares e o compromisso para com a escolha de carreira, devem, também ser considerados como importantes preditores do equilíbrio emocional/bem-estar dos estudantes, um dos indicadores da qualidade dessa integração. Estas variáveis mostram-se, pois, como sendo relevantes para a investigação e para a intervenção junto deste grupo de estudantes. ------ ABSTRACT ------ Starting from a psychofunctionalist conception of beliefs, which necessarely takes into account the psychosocial aspects related to their genesis and expression, we've discussed, in this investigation, the themes of career choice and college integration. Such discussion enabled us to create two theoretical models representing the two stages of the college integration process (the choice of one field of studies and the integration in the institution). The endogenous variables of those models where assessed through a group of scales which where validated for the first year college students of the University of Minho - confirmatory factor analysis (LISREL) and, for one of them, the multidimensional scaling technique of unfolding (PREFMAP2). Once the operationalization of the models constructs was made, the two models where tested in a sample (convenience sampling) of 376 freshman college students of the University of Minho, using the path analysis technique (LISREL). The results show that: gender professional stereotypes, social status, influence of agents mediators of the choice and valorization of a materialistic work ethic, were important predictors for the choice of a studies' field (technologies or humanities); and, gender, frequency of one determinate field of studies and commitment to career choice, must also be considered as important predictors of students' emotional balance/well-being, one of the indicators for college integration quality. These variables are relevant aspects that should be taken into account for further investigation and intervention with this student group.