Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
210.48 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo tem como objetivo abordar, e descrever, as diversas etapas do
processo de avaliação e intervenção de uma criança com Perturbação da Leitura e Escrita e com
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA): identificação; motivo da consulta;
antecedentes pessoais; observação; avaliação cognitiva e psicoeducacional (testes realizados e
resultados); conclusões/diagnóstico; orientações educativas; evolução.
Dar-se-á enfoque a uma intervenção sistémica (psicóloga, família, escola e neuropediatra),
baseado numa intervenção especializada com uma metodologia multissensorial-fonomímica,
sistemática e cumulativa, direta e explícita, sintética-analítica - Método Fonomímico Paula Teles®.
Pretende-se igualmente sensibilizar para a importância da realização, o mais precocemente
possível, de uma avaliação/diagnóstica e respetivo plano de intervenção eficaz, para que se
otimize, no menor espaço de tempo, as competências leitoras, ortográficas e caligráficas, a
capacidade atencional prevenindo assim a desvalorização do autoconceito e autoestima.
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1113-1124). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - INSTITUTO UNIVERSITÁRIO