Repository logo
 
Publication

Percepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensino

dc.contributor.advisorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorMoreira, Ana Damião
dc.date.accessioned2015-07-29T16:41:56Z
dc.date.available2015-07-29T16:41:56Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractO clima de sala de aula encontra-se profundamente ligado à qualidade e eficácia do processo educativo, sendo fundamental não só para depositar, na criança, confiança nas aprendizagens mas também para o desenvolvimento de interacções sociais com o todo integrante da escola. Para além disto, o clima de sala de aula envolve todo um conjunto de outras dimensões imperativas para o processo educativo. O presente trabalho de investigação pretende debruçar-se sobre o estudo do clima de sala de aula e percepções de alunos e professores acerca do mesmo. Este estudo será, contudo, feito tendo em conta a comparação destas percepções em duas metodologias de ensino distintas, nomeadamente o Ensino Tradicional e o Movimento da Escola Moderna. Como tal, foram aplicados questionários que visam medir a percepção de clima de sala de aula, a partir de várias dimensões, em duas escolas: Academia de Música de Santa Cecília e Escola da Voz do Operário. Os resultados obtidos neste trabalho empírico reportam-se a noventa e nove alunos e seus respectivos professores (quatro). O estudo pressupunha a existência de diferenças, quanto à percepção do clima de sala de aula, entre ambas as correntes pedagógicas. As diferenças entre ambas as escolas não dizem apenas respeito à metodologia de ensino em vigor, mas também aos contextos sociais em que estas se encontram e, sobretudo, ao nível da população que as integra. Contudo, contrariamente ao que seria esperado, estas diferenças não tiveram peso significativo relativamente à percepção de clima de sala de aula.por
dc.description.abstractABSTRACT: The classroom environment is deeply associated to quality and efficacy of the educational process, by being essential not only to put trust in children’s achievements but also to the development of social interactions with the whole school. Besides, the classroom environment implicates a group of other imperative dimensions to educational process. This investigation assignment intends to lean over the study of the classroom environment and the students and teachers perceptions of it. This study will however be made by comparing this perceptions in two teaching methodologies, namely, the Traditional Teaching and The Modern School Movement. Therefore, questionnaires, that intend to measure the classroom environment perception, were applied, from several dimensions, in two schools: Academia de Música de Santa Cecília and Escola da Voz do Operário. The results obtained in this empirical assignment are related to ninety nine students and their teachers (four). The study presupposed the existence of differences, concerning to classroom environment perception, between both educational methodologies. The differences between the two schools are not only due to the educational methodology that is in effect, but also because of their social context and, specially, the population who integrate it. However, contrary to predictions, there were no significantly differences in the classroom environment perceptions.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3894
dc.language.isoporpor
dc.subjectAulapor
dc.subjectClimapor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectClassroompor
dc.subjectEnvironmentpor
dc.subjectPerceptionspor
dc.subjectMethodologiespor
dc.titlePercepção de cima de sala de aula : Comparação entre duas metodologias de ensinopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Educacionalpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
13626.pdf
Size:
6.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: