Publication
Interdisciplinaridade no 1.º ciclo: Derrubar barreiras e criar pontes
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Brito, Ana Teresa | |
dc.contributor.author | Gomes, Maria do Carmo de Sousa e Faro | |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T15:01:00Z | |
dc.date.available | 2023-09-05T15:01:00Z | |
dc.date.issued | 2023-07-28 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorrente da Prática de Ensino Supervisionada. O ensino interdisciplinar nasce de uma nova pedagogia, assente em novos objetivos, novos métodos, cujo primeiro ponto seria a supressão do monólogo e a abertura a uma prática dialógica, que não se destina a propor a superação de um ensino organizado por disciplinas, mas a criação de condições de ensino em função das relações dinâmicas entre as diferentes disciplinas. No contexto onde a prática supervisionada teve lugar, observaram-se, numa primeira fase, práticas e instrumentos interdisciplinares desenvolvidos pelo professor titular e pela própria instituição. A segunda fase centrou-se na implementação de propostas interdisciplinares, que permitiram compreender e analisar de forma, ainda mais, detalhada os benefícios que a abordagem interdisciplinar tem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A prática foi desenvolvida numa instituição de cariz privado, numa turma do 4.º ano de escolaridade, com vinte e cinco crianças. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, recorrendo-se a um estudo de caso. A observação, o questionamento, as entrevistas semiestruturadas e a análise documental foram os instrumentos de recolha de dados utilizados. A informação recolhida foi registada em notas de campo e registos fotográficos e áudio. A informação recolhida, bem como a sua análise permitiram compreender melhor a contribuição da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This report is part of the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, resulting from the Supervised Teaching Practice. Interdisciplinary teaching is born from a new pedagogy, based on new objectives, new methods, whose first point would be the suppression of the monologue and the opening to a dialogical practice, which is not intended to propose the overcoming of an organized teaching by subjects, but the creation of teaching conditions based on the dynamic relationships between different subjects. In the context where the supervised practice took place, in the first phase, interdisciplinary practices and instruments developed by the head teacher and the institution itself were observed. The second phase focused on the implementation of interdisciplinary proposals, which allowed for an even more detailed understanding and analysis of the benefits that the interdisciplinary approach has in the process of teaching and learning of students. The practice was developed in a private institution, in a 4th grade class with twenty-five children. The methodology used was qualitative in nature, using a case study. Observation, questioning, semi-structured interviews and document analysis were the instruments used for data collection. The information collected was recorded in field notes and photographic and audio records. The information collected, as well as its analysis, allowed a better understanding of the contribution of interdisciplinarity in the process of teaching and learning of students. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203339835 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9255 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | 1st Cycle of basic education | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_PT |
dc.subject | Process of teaching and learning | pt_PT |
dc.subject | Development | pt_PT |
dc.title | Interdisciplinaridade no 1.º ciclo: Derrubar barreiras e criar pontes | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |