Repository logo
 
Publication

Contratos de comunicação : Uma abordagem das interacções na sala de aula

dc.contributor.advisorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorGuilherme, Maria João Monteiro
dc.date.accessioned2015-06-04T15:24:53Z
dc.date.available2015-06-04T15:24:53Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractCom este trabalho tentámos compreender quais são as representações que as crianças têm dos contratos de comunicação existentes na sala de aula, e se existem diferenças nessas representações em função do tipo de situação de interacção e em função do seu sucesso escolar. A população que serviu de base a este estudo foram 2 turmas do 2°ano do ensino básico, numa escola situada num bairro popular de Lisboa. A amostra, de 18 alunos, foi constituída obedecendo a critérios previamente definidos – igual número de rapazes e raparigas, igual número de alunos com e sem repetências e, de cada escola. Usámos a dramatização com fantoches como forma de recolha de dados, pedindo a cada criança que realizasse um conjunto de três dramatizações de situações de interacção na sala de aula, em que entre duas delas se contrasta o carácter mais ou menos formal do tipo de aprendizagem e na outra se propôe uma situação potencialmente provocadora de um conflito. As dramatizações foram filmadas, transcritas integralmente e, depois analisadas com recurso à análise de conteúdo. Apesar do caractér exploratório deste estudo, a análise dos dados permitiu-nos concluir que se confirmam as duas hipóteses que colocámos, ou seja, que as crianças têm diferentes representações dos contratos de comunicação existentes nas diferentes actividades e situações da sala de aula e que, alunos com sucesso e alunos sem sucesso, se apercebem de forma diferente das nuances que os professores introduzem na gestão das diferentes actividades o que se reflecte no seu comportamento escolar.por
dc.description.abstractABSTRACT: In this investigation we tried to understand which are the children representations of the communication contracts in the classroom; we search to know if children have different representations of the classroom communication contracts in different situations and tasks and if child with good performance in school have different results from does who fail. Our sample have 18 children from two schools in Lisbon, (second year primary), 9 from which school, with the same number of boys and girls, and good and bad pupils. We asked the children to dramatize three different situations in the classroom, using a puppet show to collect our data and we made a video of them. After transcribe the recollect data we treated them and we had confirmed our hypothesis: children have different representations of the classroom communication contracts in different situations and we found also differences between good and bad pupilspor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3733
dc.language.isoporpor
dc.subjectContratos de comunicaçãopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectCommunication contractspor
dc.subjectRepresentationspor
dc.subjectSuccess in schoolpor
dc.titleContratos de comunicação : Uma abordagem das interacções na sala de aulapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Educacionalpor
thesis.degree.levelMestre em Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
4040.pdf
Size:
561.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: