Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com este trabalho tentámos compreender quais são as representações que as
crianças têm dos contratos de comunicação existentes na sala de aula, e se existem
diferenças nessas representações em função do tipo de situação de interacção e em função
do seu sucesso escolar.
A população que serviu de base a este estudo foram 2 turmas do 2°ano do
ensino básico, numa escola situada num bairro popular de Lisboa. A amostra, de 18
alunos, foi constituída obedecendo a critérios previamente definidos – igual número de
rapazes e raparigas, igual número de alunos com e sem repetências e, de cada escola.
Usámos a dramatização com fantoches como forma de recolha de dados,
pedindo a cada criança que realizasse um conjunto de três dramatizações de situações de
interacção na sala de aula, em que entre duas delas se contrasta o carácter mais ou menos
formal do tipo de aprendizagem e na outra se propôe uma situação potencialmente
provocadora de um conflito.
As dramatizações foram filmadas, transcritas integralmente e, depois
analisadas com recurso à análise de conteúdo.
Apesar do caractér exploratório deste estudo, a análise dos dados permitiu-nos
concluir que se confirmam as duas hipóteses que colocámos, ou seja, que as crianças têm
diferentes representações dos contratos de comunicação existentes nas diferentes
actividades e situações da sala de aula e que, alunos com sucesso e alunos sem sucesso,
se apercebem de forma diferente das nuances que os professores introduzem na gestão
das diferentes actividades o que se reflecte no seu comportamento escolar.
ABSTRACT: In this investigation we tried to understand which are the children representations of the communication contracts in the classroom; we search to know if children have different representations of the classroom communication contracts in different situations and tasks and if child with good performance in school have different results from does who fail. Our sample have 18 children from two schools in Lisbon, (second year primary), 9 from which school, with the same number of boys and girls, and good and bad pupils. We asked the children to dramatize three different situations in the classroom, using a puppet show to collect our data and we made a video of them. After transcribe the recollect data we treated them and we had confirmed our hypothesis: children have different representations of the classroom communication contracts in different situations and we found also differences between good and bad pupils
ABSTRACT: In this investigation we tried to understand which are the children representations of the communication contracts in the classroom; we search to know if children have different representations of the classroom communication contracts in different situations and tasks and if child with good performance in school have different results from does who fail. Our sample have 18 children from two schools in Lisbon, (second year primary), 9 from which school, with the same number of boys and girls, and good and bad pupils. We asked the children to dramatize three different situations in the classroom, using a puppet show to collect our data and we made a video of them. After transcribe the recollect data we treated them and we had confirmed our hypothesis: children have different representations of the classroom communication contracts in different situations and we found also differences between good and bad pupils
Description
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
Keywords
Contratos de comunicação Representações Sucesso escolar Communication contracts Representations Success in school