Repository logo
 
Publication

Regulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligência

dc.contributor.authorAmaral, Virgílio Ribeiro
dc.date.accessioned2012-03-15T21:27:42Z
dc.date.available2012-03-15T21:27:42Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractNo presente trabalho analisam-se os processos que regulam a organização de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da “familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados mostram que os sujeitos para os quais as diferenças interindividuais de inteligência constituem algo de inexplicável tendem a explicá-la de modo biológico e a naturalizá-la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) naturais. Investigam-se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteligência, as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inteligência. Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de “inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negativamente as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifica- se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hegemónica, sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos. ------ ABSTRACT ------ In the present work we analyse the processes that regulate the organization of beliefs about intelligence in adolescents, namely the influence of the “familiarity” with the object of the representation. Results show that subjects for whom intelligence is an unfamiliar topic explain it in a biological way and represent it as a natural gift. We also research the relations among the “familiarity” principle, the social representations of intelligence, and the personal conceptions of intelligence. Results show that some beliefs about “alternative intelligences” to the school definitions predict negatively static conceptions and positively dynamic conceptions. We also find that a belief in the “natural inequality” of intelligence is a hegemonic lay theory, shared both by static and dynamic subjects.por
dc.identifier.issn0874-2049
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1269
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologiapor
dc.subjectInteligênciapor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectConcepções pessoaispor
dc.subjectIntelligencepor
dc.subjectSocial representationspor
dc.subjectPersonal conceptionspor
dc.titleRegulações psicossociais na organização de crenças sobre a inteligência: Relações entre representações sociais de inteligência e concepções pessoais de inteligênciapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage142por
oaire.citation.startPage129por
oaire.citation.titlePsicologiapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Psicologia 20(2) 129-142.pdf
Size:
99.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: