Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
99.03 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No presente trabalho analisam-se os processos que regulam a organização
de crenças sobre a inteligência em adolescentes, nomeadamente a influência da
“familiaridade” com o objecto de representação sobre tais crenças. Os resultados
mostram que os sujeitos para os quais as diferenças interindividuais de inteligência
constituem algo de inexplicável tendem a explicá-la de modo biológico e a
naturalizá-la, sob a forma de uma teoria implícita dos dons (desigualmente) naturais.
Investigam-se, ainda, as relações entre o princípio da “familiaridade” com a inteligência,
as representações sociais da inteligência e as concepções pessoais de inteligência.
Os resultados mostram que as crenças que postulam a existência de
“inteligências alternativas” às definidas pela instituição escolar predizem negativamente
as concepções estáticas e positivamente as concepções dinâmicas. Verifica-
se, também, que a crença nas “desigualdades naturais” da inteligência é hegemónica,
sendo partilhada quer pelos sujeitos estáticos, quer pelos dinâmicos. ------ ABSTRACT ------ In the present work we analyse the processes that regulate the organization
of beliefs about intelligence in adolescents, namely the influence of the
“familiarity” with the object of the representation. Results show that subjects for
whom intelligence is an unfamiliar topic explain it in a biological way and represent
it as a natural gift.
We also research the relations among the “familiarity” principle, the social representations
of intelligence, and the personal conceptions of intelligence. Results show that some beliefs about “alternative intelligences” to the school definitions
predict negatively static conceptions and positively dynamic conceptions. We also
find that a belief in the “natural inequality” of intelligence is a hegemonic lay
theory, shared both by static and dynamic subjects.
Description
Keywords
Inteligência Representações sociais Concepções pessoais Intelligence Social representations Personal conceptions
Citation
Publisher
Associação Portuguesa de Psicologia