Publication
Competências linguísticas metalinguísticas e as escritas inventadas nas crianças em idade pré-escolar
datacite.subject.fos | Psicologia Educacional | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Rocha, Ana Filipa Fortunato | |
dc.date.accessioned | 2015-09-23T14:51:08Z | |
dc.date.embargo | 2015-09-24 | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | O objectivo desta investigação foi analisar as diferenças entre as crianças pré-silábicas e silábicas sem fonetização, no domínio da consciência fonémica, conhecimento do nome das letras, vocabulário e consciência morfológica, nas escritas inventadas. A amostra constitui um total de 37 participantes (25 do sexo masculino e 12 do sexo feminino), sendo que 19 crianças eram pré-silábicas e 18 eram silábicas. Procedeu-se à análise estatística dos dados com a utilização do Spss, realizando o teste tstudant para amostras independentes. Os resultados demonstravam que a existem diferenças entre as crianças pré-silábicas e silábicas sem fonetização no domínio da análise fonémica, no conhecimento do nome das letras e no vocabulário. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The purpose of this research was to evaluate the differences between pre-syllabic and syllabic children without phonetization, in the domain phonemic awareness, knowledge of letters name, vocabulary and Morphologic Awareness, in Invented spellings The sample constitutes a total of 37 participants (25 males and 12 females), 19 children are pre-syllabic and 18 syllabic, without phonetization. The statistics analysis of the information was carried on with SPSS, using the t-student test for independent samples. Results prove that exists differences between pre-syllabic and syllabic children, without phonetization in the domain of phonemic analysis, as also, in the knowledge of letters name and vocabulary. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/3953 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escritas inventadas | pt_PT |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento do nome das letras | pt_PT |
dc.subject | Vocabulário | pt_PT |
dc.subject | Consciência morfológica | pt_PT |
dc.subject | Invented spelling | pt_PT |
dc.subject | Pre-syllabic | pt_PT |
dc.subject | Syllabic without phonetization | pt_PT |
dc.subject | Phonemic awareness | pt_PT |
dc.subject | Vocabulary | pt_PT |
dc.subject | Knowledge of letters name | pt_PT |
dc.subject | Morphologic awareness | pt_PT |
dc.title | Competências linguísticas metalinguísticas e as escritas inventadas nas crianças em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica | pt_PT |