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Brincar a sério: Concepções das mães sobre a importância da actividade lúdica no desenvolvimento da criança
dc.contributor.author | Howorth, Ana Roman Navarro Stott | |
dc.date.accessioned | 2011-07-01T20:28:29Z | |
dc.date.available | 2011-07-01T20:28:29Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como principal objectivo compreender a percepção da importância da actividade lúdica no desenvolvimento da criança por parte de mães de crianças de 3 e 4 anos de idade. Pretende-se caracterizar as suas percepções relativas aos significados, funções, valorações e práticas inerentes à actividade lúdica dos seus filhos, na sociedade portuguesa e num grupo social e económico específico. A amostra foi constituída por vinte e oito mães de classe média-alta cujos filhos frequentam uma escola privada da região de Lisboa. O instrumento utilizado para recolha de dados, foi a entrevista semi-estruturada. Todas as entrevistas foram audio-gravadas com a autorização das inquiridas e foram posteriormente transcritas. Os resultados encontrados mostram que as mães revelam ter conhecimento da actividade lúdica dos seus filhos: identificam o fim-de-semana como a ocasião semanal em que as crianças mais frequentemente brincam, o “faz de conta” como a actividade que efectivamente preferem, o hábito de brincarem sozinhos e também com outras crianças, fora do ambiente escolar. Estas mães consideram a actividade lúdica desenvolvida pelos seus filhos como sendo suficiente e reconhecem as alterações que ela tem sofrido ao longo do tempo. A maioria das mães entrevistadas reconhece a utilização, presente ou passada, de objectos transitórios por parte dos seus filhos. Na opinião destas mães, a actividade lúdica tem um papel muito importante no desenvolvimento das crianças e os seus cônjuges fazem um juízo muito similar sobre esta matéria. O presente estudo despertou algumas questões que poderão ser ponderadas em novas investigações. A primeira a apontar é apurar se mães com habilitações académicas mais baixas partilham da mesma opinião em relação à importância da actividade lúdica dos seus filhos e se identificam as mesmas características nas suas brincadeiras. Averiguar, também, qual o papel do jogo nas crianças na sociedade actual e compará-lo com o papel que ele desempenhava em gerações anteriores. Por último, embora os pais considerem a actividade lúdica como momentos importantes, interrogar se as brincadeiras praticadas actualmente pelos seus filhos esgotam as necessidades de desenvolvimento que a investigação lhes reconhece. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/593 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Entrevista | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Atitudes parentais | por |
dc.subject | Mães | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | Interview | por |
dc.subject | Play | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Cognition development | por |
dc.subject | Parental attitudes | por |
dc.subject | Mothers | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.title | Brincar a sério: Concepções das mães sobre a importância da actividade lúdica no desenvolvimento da criança | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |