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Authors
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Abstract(s)
A presente investigação tem como principal objectivo compreender a percepção
da importância da actividade lúdica no desenvolvimento da criança por parte de mães de
crianças de 3 e 4 anos de idade. Pretende-se caracterizar as suas percepções relativas aos
significados, funções, valorações e práticas inerentes à actividade lúdica dos seus filhos,
na sociedade portuguesa e num grupo social e económico específico.
A amostra foi constituída por vinte e oito mães de classe média-alta cujos filhos
frequentam uma escola privada da região de Lisboa.
O instrumento utilizado para recolha de dados, foi a entrevista semi-estruturada.
Todas as entrevistas foram audio-gravadas com a autorização das inquiridas e foram
posteriormente transcritas.
Os resultados encontrados mostram que as mães revelam ter conhecimento da
actividade lúdica dos seus filhos: identificam o fim-de-semana como a ocasião semanal
em que as crianças mais frequentemente brincam, o “faz de conta” como a actividade
que efectivamente preferem, o hábito de brincarem sozinhos e também com outras
crianças, fora do ambiente escolar. Estas mães consideram a actividade lúdica
desenvolvida pelos seus filhos como sendo suficiente e reconhecem as alterações que
ela tem sofrido ao longo do tempo. A maioria das mães entrevistadas reconhece a
utilização, presente ou passada, de objectos transitórios por parte dos seus filhos. Na
opinião destas mães, a actividade lúdica tem um papel muito importante no
desenvolvimento das crianças e os seus cônjuges fazem um juízo muito similar sobre
esta matéria.
O presente estudo despertou algumas questões que poderão ser ponderadas em
novas investigações. A primeira a apontar é apurar se mães com habilitações
académicas mais baixas partilham da mesma opinião em relação à importância da
actividade lúdica dos seus filhos e se identificam as mesmas características nas suas
brincadeiras. Averiguar, também, qual o papel do jogo nas crianças na sociedade actual e compará-lo com o papel que ele desempenhava em gerações anteriores. Por último,
embora os pais considerem a actividade lúdica como momentos importantes, interrogar
se as brincadeiras praticadas actualmente pelos seus filhos esgotam as necessidades de
desenvolvimento que a investigação lhes reconhece.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Entrevista Brincar Aprendizagem Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento Atitudes parentais Mães Educational psychology Interview Play Learning Cognition development Parental attitudes Mothers Instruments
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada