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Brincar a sério: Concepções das mães sobre a importância da actividade lúdica no desenvolvimento da criança

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Abstract(s)

A presente investigação tem como principal objectivo compreender a percepção da importância da actividade lúdica no desenvolvimento da criança por parte de mães de crianças de 3 e 4 anos de idade. Pretende-se caracterizar as suas percepções relativas aos significados, funções, valorações e práticas inerentes à actividade lúdica dos seus filhos, na sociedade portuguesa e num grupo social e económico específico. A amostra foi constituída por vinte e oito mães de classe média-alta cujos filhos frequentam uma escola privada da região de Lisboa. O instrumento utilizado para recolha de dados, foi a entrevista semi-estruturada. Todas as entrevistas foram audio-gravadas com a autorização das inquiridas e foram posteriormente transcritas. Os resultados encontrados mostram que as mães revelam ter conhecimento da actividade lúdica dos seus filhos: identificam o fim-de-semana como a ocasião semanal em que as crianças mais frequentemente brincam, o “faz de conta” como a actividade que efectivamente preferem, o hábito de brincarem sozinhos e também com outras crianças, fora do ambiente escolar. Estas mães consideram a actividade lúdica desenvolvida pelos seus filhos como sendo suficiente e reconhecem as alterações que ela tem sofrido ao longo do tempo. A maioria das mães entrevistadas reconhece a utilização, presente ou passada, de objectos transitórios por parte dos seus filhos. Na opinião destas mães, a actividade lúdica tem um papel muito importante no desenvolvimento das crianças e os seus cônjuges fazem um juízo muito similar sobre esta matéria. O presente estudo despertou algumas questões que poderão ser ponderadas em novas investigações. A primeira a apontar é apurar se mães com habilitações académicas mais baixas partilham da mesma opinião em relação à importância da actividade lúdica dos seus filhos e se identificam as mesmas características nas suas brincadeiras. Averiguar, também, qual o papel do jogo nas crianças na sociedade actual e compará-lo com o papel que ele desempenhava em gerações anteriores. Por último, embora os pais considerem a actividade lúdica como momentos importantes, interrogar se as brincadeiras praticadas actualmente pelos seus filhos esgotam as necessidades de desenvolvimento que a investigação lhes reconhece.

Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional

Keywords

Psicologia educacional Entrevista Brincar Aprendizagem Desenvolvimento cognitivo Desenvolvimento Atitudes parentais Mães Educational psychology Interview Play Learning Cognition development Parental attitudes Mothers Instruments

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Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

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